.

.
.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Futsal Juniores - Taça AF Braga: Nun'Álvares, 9 - EPB, 1

Texto e fotos: Ricardo Castro
N'uno golo
Os Juniores do Nun’Álvares apuraram-se esta tarde para os Quartos de Final da Taça AF Braga, ao receberem e vencerem categoricamente o E.P.B por 9-1, após o empate (2-2) da 1ªMão. Uma vitória mais que justa, sendo que o mesmo se pode dizer dos números da mesma. Viram-se golos para todos os gostos num bom espectáculo e na altura em que os visitantes estiveram melhor, ao reduzir para 2-1 no decorrer da primeira parte, Nuno tratou de fazer algo não muito comum no futsal: marcar um golo de baliza a baliza.
Logo no primeiro minuto, Zé Guilherme lança bem a bola para Luís Paulo que atirou ao lado. Aos 4’, Luís Paulo intercepta a bola do lado direito do meio campo adversário e remata de pé direito para o 1-0.
O Nun’Álvares começou forte e no minuto seguinte, Diogo Rafael rematou frontal para defesa de Tiago. Mas no minuto seguinte surgiu mesmo o 2-0, numa recuperação do guarda-redes Nuno, que evitou o contra-ataque adversário e lançou a resposta do Nun’Álvares que em vantagem no contra-ataque, numa boa combinação, fez o golo por Luís Paulo, assistido por Diogo Rafael.
Aos 8’, o E.P.B deu um ar da sua graça, mas o remate saiu ligeiramente por cima. Mas aos 10’, um erro defensivo dos fafenses deixou isolado Ricardinho que bateu Nuno, fazendo o 2-1.
Na resposta, o Nun’Álvares podia ter marcado, numa jogada entre Carlos e Luís Paulo, com o último a dominar de peito e a atirar, com pouco ângulo, ao lado. O jogo acalmou um pouco, com mais equilíbrio e com o E.P.B a notar um acréscimo de confiança na partida, mas sem grandes oportunidades. Aos 17’, foi a equipa da casa novamente, desta feita por Lucas que, a passe de Carlos, rematou pelo lado direito ao poste, após um desvio em vários jogadores.
E foi aos 19’ que surgiu, porventura, o lance que marcou o jogo. Uma tentativa de ataque do E.P.B ineficaz, fez deixar a bola no guarda-redes Nuno, que fez o 3-1, enviando a bola de um lado ao outro do campo, surpreendendo tudo e todos, num lance pouco comum, mas bonito, no futsal. E foi talvez este lance que mudou o rumo das coisas a favor do Nun’Álvares, que partiu para a goleada.
Aos 21’ Carlos do E.P.B rematou após boa jogada mas Nuno evitou o golo. Aos 23’, Xavi dá para Chico que flecte para o meio, dribla um adversário, entrega a Lucas que deixa a bola à mercê de Xavi que fez o 4-1, concluindo a jogada que iniciou. No minuto seguinte, Xavi na cara do guarda-redes vê a bola ressaltar para o seu colega Diogo Rafael que atira mas Rafael tirou em cima da linha.
Mas o 5-1 haveria de chegar, novamente por Xavi, que entra pelo meio e dá na esquerda a Diogo Rafael que com uma boa assistência, desmontando o esquema do E.P.B, deixa no primeiro, que após atirar o poste, só teve de encostar.
Nos instantes finais da primeira parte, o E.P.B tentou fazer pela vida, com Black a rematar potente do lado direito, para defesa de Nuno, que cedeu canto. Na sequência deste, Nuno agarra a bola e lança o contra-ataque de Zé Guilherme que à entrada da área colocou a bola fora do alcance de Tiago, fazendo o 6-1 com que se chegou ao intervalo.
Logo no início da segunda parte, início frenético com parada e resposta, com ambas as equipas a verem a bola a ir ao ferro da sua baliza por uma vez.
Aos 32’, mais um golo nun’alvarista. Diogo Rafael dá para Xavi que na direita faz um passa fatal para Zé Guilherme que bisou na partida, fazendo o 7-1.
Ao oitavo minuto da etapa complementar, Black tentou pôr preto no branco mas o remate esbarrou numa boa intervenção com o pé de Nuno. E como quem não marca, arrisca-se a sofrer, aos 40’ chegou o 8-1, numa má acção defensiva de Black que ao tentar o passe defensivo para Ricardinho viu a bola interceptada por Diogo Rafael que em rotação desferiu um grande remate com o pé esquerdo, em mais um grande golo.
O Nun’Álvares continuava pressionante e Diogo Rafael, Hugo Lemos e João Pedro tiveram oportunidade de aumentar a vantagem. O E.P.B respondeu por Rui, duas vezes, mas Nuno estava lá para o que desse e viesse.
Aos 52’, chegou mesmo o nono golo dos fafenses. Tomás marca o canto para trás para Luís Paulo, que simula o remate com o pé direito e ajeita a bola para o esquerdo, rematando para o fundo da baliza, num grande golo que completou o seu hat-trick na partida.
Aos 57’, Luís Paulo com um bom pormenor pela esquerda remata mas Fábio defende. Hugo Lemos rematou forte pouco depois, com a bola a passar muito perto. Já no último minuto, os visitantes tentaram reduzir mas o remate de Palha saiu à figura de Nuno.
Final da partida com uma saudosa ovação à equipa do Nun’Álvares, pelo resultado e pela exibição, mostrando diante de um bom adversário, que está a lutar na Série A para a passagem à fase de apuramento do campeão, que está vivo e que pode fazer coisas muito boas no decorrer da época. Com o empate da 1ª mão, o Nun’Álvares garantiu lugar nos ¼ de final com um agregado de 11-3.
Jogo realizado no Pavilhão do Grupo Nun’Álvares, em Fafe.
NUN’ÁLVARES: Nuno, Zé Guilherme, Carlos, Luís Paulo e Diogo Rafael. Jogaram ainda: Lucas, Chico, Xavi, Hugo Lemos, João Pedro e Tomás. Treinador: José Magalhães/Luís Barros.
E.P.B.: Tiago, Black, Rafael, Ricardinho e Hermes. Jogaram ainda: Rui, Tiago, Carlos, Palha, Miguel, Fábio (g.r), e Pepe. Treinador: Bruno Poborsky.
Marcador: Luís Paulo, 4’, 6’ e 52’, Nuno, 19’, Xavi, 23 e 28’, Zé Guilherme, 29 e 32’, Diogo Rafael, 40’; Ricardinho, 10’.
.

Sem comentários: