.

.
.

sábado, 17 de março de 2012

Andebol: Nac. 1.ª Div. - Manutenção: AC Fafe, 37 – Belenenses, 34

Texto: João Carlos Lopes / Fotos: Tiago João Lopes
.
Que seja esta a nossa cruz
.
O Andebol Clube de Fafe conquistou uma importante vitória ao derrotar o Belenenses por 37-34, num verdadeiro jogo de luxo por parte dos fafenses que se empenharam de princípio a fim da partida e conseguiram ser superiores a uma formação com muita tradição no andebol nacional. É caso para dizer que se o AC Fafe jogasse sempre assim, a esta hora não estaria a lutar para não descer mas sim pelo título nacional. Para já, abandonou os lugares de despromoção. Depois de vencer desta forma a equipa da cruz de Cristo é caso para dizer que seja esta a nossa cruz.
.
Começando desde já pelos elevados números do marcador, 71 ao todo, dá para ter uma ideia de que se tratou de um jogo frenético com uma média de 1,18 golos por minuto. Depois o AC Fafe esteve quase sempre perfeito a defender com a equipa a inicial a ter na baliza Luís Ferreira mas este a ser substituído ainda muito cedo por Pedro Sousa até final, com este a rubricar mais uma excelente exibição. De salientar a bonita e saudável cumplicidade entre estes dois guarda-redes que estão em constante comunicação durante o jogo numa ajuda e num apoio mutuo e incondicional.

O Belenenses controlou a partida até aos 25 minutos, tendo estado quase sempre na frente do marcador, apesar do AC Fafe, aqui e ali conseguir algumas igualdades (3-3; 4-4; 11-11; 12-12; 13-13; 14-14). A partir do momento que os fafenses passaram para frente não mais os de Belém conseguiram sequer igualar o marcador, com o intervalo a chegar com um parcial de 19-17, favorável aos fafenses.
Na segunda parte o AC Fafe continuou a praticar um andebol de primeira qualidade e chegou a dispor de uma vantagem de sete golos (28-21), aos 8:54 minutos. Vantagem que foi gerindo, mesmo com a natural reacção do Belenenses que se começou a aproximar ao minuto 19 mas nunca o suficiente, pois os fafenses conseguiram gerir uma margem de segurança que rondava no mínimo os três golos, ainda que aqui e ali se precipitassem quando deviam pausar mais o jogo.
Nos momentos finais o Belenenses conseguiu aproximar-se de forma perigosa, chegando aos 36-34 mas o jovem Vladimiro Pires sentenciou a partida ao marcar o golo 37 da sua equipa o qual garantiu, face ao tempo restante, desde logo a vitória.
Apesar da equipa do AC Fafe ter feito, colectivamente, um jogo colossal, muito contribuíram para a vitória final os dez golos de Luís Nunes e os nove de João Teixeira. Pedro Peneda e Cláudio Mota apontaram quatro cada um, João Ferreira (3), Bruno Silva (3), César Gonçalves (2), Armando Pinto (1) e Vladimiro Pires (1). Do lado do Belenenses, Goran Vlacic, com nove golos, Tiago Fonseca (7), Filipe Pinho (6) e Pedro Delgado (5), foram os homens em destaque.
.

Sem comentários: