.

.
.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Petter Solberg venceu WRC Fafe Rally Sprint

.
Por: JOÃO CARLOS LOPES

Emoção, espectáculo e muito lixo!

Na hora que escrevo esta crónica já muito se disse e se viu sobre o WRC Fafe Rally Sprint, porque hoje em dia, com as redes sociais – os chamados micro-blogues – todos querem ser jornalistas, embora a grande maioria aborde o assunto como meros aficionados, deste ou daquele desporto, puxando, como se costuma dizer, “a brasa para a sua sardinha", ainda que nem sempre de forma isenta ou coerente e ainda que ninguém seja perfeito, nem tão pouco dono da verdade, nem coisa que se pareça.

Muita dessa gente que vem aqui postar imagens e colocar frases feitas esqueceu-se que o Rali se disputa num só dia e a natureza está ali o resto dos 365 dias do ano e como tal tem que ser preservada e respeitada. Vem isto a propósito das centenas ou talvez milhares de toneladas de lixo que a passagem do rali produziu e que por muito minuciosa que seja a limpeza, se a mesma for feita, vão restar sempre vestígios da passagem humana pela vida selvagem.
Houve, de facto, uma preocupação enorme com o comportamento do público o qual se comportou como era exigido para a boa imagem de um eventual regresso da prova a Fafe. Mas, caramba, se chumbam tanta coisa por causa do impacto ambiental, porque raio não se preocupou a organização em que o publico fosse também civilizado no depósito do lixo. Houve também, quem, para arranjar um sítio privilegiado para ver o Rali e para poder passar com as suas viaturas recorresse a motosserras e a outras artimanhas para arranjar caminho. Quem fiscalizou tudo isso? Como a natureza não geme o “"laissez faire, laissez aller, laissez passer" ("deixai fazer, deixai ir, deixai passar") prevaleceu.
Certamente que o maior monte de lixo será removido mas haverá muito que ficará depositado eternamente ao longo dos pouco mais de seis quilómetros de troço de rali, porque para este dia mítico “todos os caminhos iam dar a Roma” e Roma, por muito que se esforce, não vai percorrer todos os caminhos.

Quem ganhou este WRC Fafe Rally Sprint foi Petter Solberg. Nem vale a penar dizer mais nada sobre isso porque os milhares de fãs que estiveram em Fafe já sugaram tudo até ao tutano. A Natureza sabe disso! 
.

Sem comentários: