.

.
.

sábado, 7 de abril de 2012

2.ª Div. Nac.: AD Fafe, 2 - GD Chaves, 1



Texto e fotos: João Carlos Lopes
.

Dois tiros de Sequeira dispensam as chaves

.
O Fafe apresentou o mesmo onze que tinha vencido o Famalicão e venceu o fortíssimo Desportivo de Chaves por 2-1, com duas grandes penalidades que os flavienses consideraram polémicas, num jogo em que os fafenses dominaram três quartos da partida.
.
O Fafe entrou a mandar na partida e logo aos três minutos, Mike cruzou para Ferrinho falhar a emenda à boca da baliza.
.
Aos 9 minutos Ferrinho cruzou com conta, peso e medida para Filipe cabecear à vontade na área mas a bola a sair por cima da trave.
.
O Fafe dominava em toda a linha e aos 11 minutos Sequeira do meio da rua obrigou o ex-fafense Nuno Dias a efectuar uma grande defesa.
.
Aos 13 minutos o Chaves deu um ar da sua graça com Souleymane a aparecer ao primeiro poste e a obrigar Ricardo a defesa apertada.
.
O Fafe mandava no jogo e o Chaves, apesar de praticar bom futebol não conseguia levar perigo á baliza fafense.
.
No segundo tempo a equipa de Agostinho Bento, antigo jogador dos Flavienses no primeiro escalão, começou logo a fazer estragos no primeiro minuto. Filipe entrou na área e foi impedido de jogar por Vítor Pereira, lance passível de grande penalidade que além de não ser assinalada valeu a admoestação com cartão amarelo para o fafense.
.
Dois minutos depois, aos 48, o árbitro emendou um erro com outro ao assinalar grande penalidade do mesmo jogador sobre Ferrinho, esta com muito menos força que a primeira para valer o castigo máximo. Sequeira, a fazer uma grande temporada no Fafe é que não se deixou levar pelas emoções e marcou a grande penalidade com grande classe: Nuno Dias para um lado, bola para outro, tensa e a meia altura, puxada à aresta interior das malhas da baliza, melhor nem Messi nem Ronaldo.
.
Três minutos depois de festejar o golo, um erro defensivo da equipa fafense, com uma infelicidade de Miguel Mendes, permitiu que Souleymane conseguisse chegar ao empate.

O jogo estava quente e o segundo golo acabou por surgir aos 57 minutos. Canto na esquerda apontado por Filipe, Mike fez um desvio providencial ao primeiro poste e Miguel Mendes, sedento de compensar o deslize, estava ao segundo poste para cabecear quando se viu envolvido por três jogadores flavienses, Milhazes, Vítor Pereira e Nuno Dias, nova grande penalidade, muitos protestos por parte de toda a comitiva flaviense e Sequeira a fazer exactamente o que fez da primeira vez, tirando uma fotocópia a cores para o segundo golo fafense. De salientar que Vítor Pereira viu o segundo cartão amarelo neste lance e o Chaves passou a jogar com dez.
.
Aos 63, minutos Filipe tocou para Mike e correu para o interior da área o lateral direito do Fafe picou a bola sobre a defensiva do Chaves para o avançado rematar de primeira e a bola saiu muito rente ao segundo poste. Grande lance de futebol entre dois fafenses da formação.
.
Com menos um elemento e a perder, sabendo que o Varzim faria a festa se o resultado assim se mantivesse, o Chaves passou a arriscar mais e a criar mais perigo junto da área do Fafe. Aos 65 minutos, Milhazes, na cobrança de um
livre, obrigou Ricardo a socar a bola para canto.
Lance que deu o 2.º penalti.
Aos 83 minutos, novo livre para os flavienses, descaído para a direita do seu ataque, perto da linha da área, com Milhazes a atirar à barra e depois na recarga Tijane, a obrigar Ricardo a defender com os pés. Tijane tinha estado no banco até aos 56 minutos, ainda se revelou o homem mais perigoso do Chaves, juntamente com as bolas paradas de Milhazes.
.
Aos 84 minutos novo livre directo para Milhazes, frontal á baliza de Ricardo, desta vez saiu ao lado.
.
Aos 87 minutos, Tijane de fora da área obrigou Ricardo a grande intervenção, a bola ainda ficou à mercê de um flaviense mas Mike, na raça, negou-lhe o golo ao cortar para canto. Raça foi o que não faltou aos fafenses neste jogo.
.
Aos 87 minutos, Tijane isolou Chico, que estava completamente fora de jogo, não assinalado pelo árbitro, mas este deixou fugir a bola por baixo do pé e, eventualmente, o golo do empate para o Chaves.
.
Nos quatro minutos de descontos concedidos, apesar do Chaves pressionar muito e o Fafe só despejar bolas da sua área o que já vinha a fazer à algum tempo, Tijane teve mais uma jogada de génio, fintou dois fafenses na área e quando entregou a um companheiro a defesa fafense foi mais expedita a sacudir o perigo.
.
Grande jogo de campeonato entre duas excelentes equipas, com o Fafe a provar a grande época que tem vindo a fazer, com muito mérito para o seu treinador que, no meio de tudo isto, tem dado as oportunidades possíveis ao jogadores da terra.     
.
.
Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
.
Árbitro, Ricardo Moreira (CA Porto), auxiliado por Nuno Rodrigues e Célio Eusébio.
.
AD FAFE: Ricardo; Mike, Zé Manel, Miguel Mendes e João Carneiro; Bijou, André e Ferrinho (Zé Brochado, 72), Elísio (Bruno Pereira, 80), Filipe (João Miguel, 74) e Sequeira. Treinador, Agostinho Bento.
.
GD CHAVES: Nuno Dias; Danilo, Josué, Edu (Tijane, 56), João Fernandes, Souleymane (Gustavo, 61), Chico, Castanheira, Raviola (Eduardo, 67), Vítor Pereira e Milhazes. Treinador, Jorge Regadas.
.
DISCIPLINA: Amarelos: Carneiro, 10; Raviola, 35; André, 36; Sequeira, 44; Filipe, 46; Vítor Pereira, 48 e 58; Varela, 59, Chico, 78; Zé Brochado, 82; João Fernandes, 82’; Eduardo, 88 e Mike, 92. Vermelhos: Vítor Pereira, 58.
.
MARCADORES: Sequeira, 49 (g.p.) e 59 (g.p.) e Souleymane, 51.
.

Sem comentários: