.

.
.

sábado, 21 de abril de 2012

Futebol Popular: FC Marinhão, 1 - SM Ribeiros, 0


Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes

Título está agora a “marinhar”

O Futebol Clube de Marinhão venceu o Santa Maria de Ribeiros, por uma bola a zero, num jogo grande do futebol Popular, entre dois vizinhos e rivais que atraiu muita gente ao campo de jogos de Moreira de Rei. De salientar o esforço da Associação de futebol popular fafense que foi recrutar dois árbitros à sua congénere de Guimarães, tendo em conta a importância do desafio pois estava cima da mesa um jogo entre os dois candidatos ao título, quando na penúltima jornada do campeonato, separados por dois pontos, vantagem que é agora de um ponto mas para o Marinhão.
O Ribeiros com a possibilidade de festejar o título nesta partida, apresentou-se muito desfalcado e com apenas dois suplentes para gerir o esforço da equipa orientada por Fernando Porto.


Do outro lado, viu-se um Marinhão, orientado por Albano Novais, que se mostrou empenhado em vencer este jogo aproveitando o factor casa e a motivação de nunca ter ganho este campeonato.

As reduzidas dimensões do terreno do jogo obrigaram a muita lutar dentro das quatro linhas, luta essa que foi jogada e falada como é da praxe nos grandes jogos.
Na primeira parte o Marinhão dispôs de várias ocasiões para marcar, após um período inicial de algum equilíbrio.

Aos 11 minutos, Fifi apareceu na área, tinha tudo para fazer o golo mas faltou-lhe confiança, optando por servir um colega, perdendo-se a bola pelo caminho.
Aos 21 minutos, Fifi cruzou para a área, o lance parecia inofensivo mas uma emenda de raspão de Carlos Moka, obrigou o ribeirense Eliseu a defender com alguma dificuldade.


Aos 23 minutos, mais um momento de aflição para o Ribeiros, com André a rematar enrolado, novo toque à boca da baliza e novamente o guardião Eliseu a resolver a situação.


Aos 29 minutos, Geninho fuzilou á entrada da área mas, Valter, corajoso, meteu a cabeça à bola e desviou-a para canto.

O Ribeiros reagiu aos 32 minutos com André a descer pelo corredor direito e a rematar ao lado da baliza de Marçal.
Na segunda parte, aos 46 minutos, Vasco isolou Carlos Moka e este falhou mais uma grande oportunidade para o Marinhão.


Aos 50 minutos Valter impediu Carlos Moka de prosseguir isolado para a baliza e fez grande penalidade, ocasião que Vasco aproveitou para fazer o único golo da partida. Dois minutos depois, Carlos Moka, á entrada da área, atirou ao lado.


Seguiu-se uma aguerrida reacção do Ribeiros que conseguiu encostar o Marinhão à sua área, equipa que depois do golo passou a espreitar mais o contra ataque.

Apesar do esforço, da boa vontade e do querer dos homens do Ribeiros, que tudo tentaram para chegar ao golo, por uma outra razão, a bola não chegava ao destino pretendido. Ou porque o remate saia ao lado ou esbarrava nos adversários. O técnico do Ribeiros, sem grande recursos á sua disposição chegou a colocar Valter com ponta de lança mas o grande perigo do Ribeiros vinha dos lançamentos de linha lateral de Sílvio, um verdadeiro fenómeno neste tipo de lances, conseguindo fazer lançamentos tensos aos segundo poste que muito perigo levavam para a baliza contrária.
Com o Ribeiros à procura do golo o Marinhão tentava saídas rápidas em contra golpe mas os centrais do Ribeiros, os irmãos Rui e Sérgio, uma vez que Valter tinha ido para o ataque, bem como os laterais, conseguiram evitar grandes males.
Aos 81 minutos, o ribeirense André cruzou, a bola foi à mão de Ferrinho, que estava dentro da área, foi reclamada grande penalidade mas o árbitro vimaranense não consentiu essa reclamação.

Até final, Marcelo cabeceou com perigo para a baliza de Marçal aos 85 minutos e aos 89. Ruca de fora da área rematou forte para defesa a dois tempos do mesmo guarda-redes.
Já em período de compensação uma expulsão para cada lado: Sérgio no Ribeiros com vermelho directo por entrada extemporânea sobre Vasco e Ferrinho no Marinhão por acumulação de amarelos.

Jogo realizado no Campo de Jogos de Moreira de Rei, em Fafe.


Árbitro, Francisco do Vale (AFP Guimarães), auxiliado por Jorge Pereira e António Carneiro.

FC MARINHÃO: Marçal; Vasco, Russo, André, Carlos Moka, Salgado (Tiago, 43), Carlitos, Geninho, Fifi, Ferrinho e Marcelo (Nuno, 59 e Dinis, 91). Treinador, Albano Novais.
SM RIBEIROS: Eliseu; Ronaldo, Rui, Valter, Paulinho (Leonel, 80), Sílvio, André, Filipe, Ruca, Marcelo e Ramos. Treinador, Fernando Porto.


MARCADOR: VASCO, 50
.

Sem comentários: