.

.
.

sábado, 19 de maio de 2012

AC Fafe ganhou 28-27 ao Xico e garantiu a manutenção



Texto e fotos: João Carlos Lopes  / Tiago João Lopes

Contradição

- Fafe esteve em peso no Francisco de Holanda

O Andebol Clube de Fafe deslocou-se ao Pavilhão Francisco de Holanda no derradeiro jogo do campeonato e fez aquilo que precisava fazer, venceu por 27-28 e garantiu a permanência da 1.ª Divisão, relegando para a descida de escalão o Ismai que faz companhia ao S. Bernardo, equipa onde foi vencer por 27-22.   Os fafenses acabaram com a tradição das equipas que subiam descerem na época seguinte. Não se pense que foi um jogo fácil para os fafenses que falharam alguns livres de sete metros e chegaram a estar a perder por seis nesta partida.

O Xico Andebol não facilitou a vida aos fafenses e os seus jogadores empenharam-se em cada jogada e comandaram o marcador até aos 23 minutos da segunda parte, altura em que os fafenses igualaram a partida a 25 golos. Tendo depois passado para a frente aos 25 minutos com um parcial de 27-26, os vimaramenses ainda empataram mas os fafenses conseguiram ficar à frente do marcador.
Óscar Freitas, técnico fafense, resolveu trocar Pedro Sousa por  Luís Ferreira aos 12 minutos da primeira parte e o certo é que o experiente guarda-redes fafenses fez uma exibição assombrosa com defesas quase impossíveis, em momentos chave do jogo, inclusive nos minutos finais, em negou o golo, por diversas vezes aos lutadores jogadores do Xico.

O AC Fafe teve um grande apoio do público fafense neste jogo em muito maior numero que aquele afecto à equipa da casa. Ao som de bombos e de caixas, a falange de apoio fafense acreditou sempre e marcou o ritmo do jogo, nunca desanimando nem mesmo no intervalo em que a vantagem era favorável ao Xico por 16-12. O publico estava com a equipa e esta retribuiu o apoio. Houve mesmo quem chorasse de emoção no final da partida.

A equipa fafense nem sempre esteve bem ao longo do jogo com Cláudio Mota e Luís Nunes a falharem livres de sete metros e outros companheiros a falharem contra-ataques que podiam dar golos mas reagiu sempre bem e na hora certa para no final festejarem em conjunto com o público. Há muita gente a gostar de andebol em Fafe e a grande maioria nem sabia que a entrada para este jogo era livre. De salientar as tarjas nos viadutos sobre a variante entre Fafe e Guimarães a incentivarem a equipa e jogadores.

Cláudio Mota e João Ferreira acabaram por ser os jogadores mais em foco no AC Fafe, com sete e seis golos respectivamente. Marcaram também, Armando Pinto (1), João Teixeira (5), Bruno Silva (1), Luís Nunes (4), João Castilho (1), César Gonçalves (1) e Pedro Peneda(2). Face à diferença miníma no resultado, todos os golos foram importantes nesta partida e mesmo os que não marcaram foram determinantes para o desfecho final. O Andebol fafenses está de parabéns por conseguir a manutenção no escalão maior do andebol nacional pela primeira vez no seu historial. A próxima época está longe mas já promete.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns antes de mais aos autores deste blogue pelo excelente trabalho em prol do desporto em particular do AC Fafe que ontem segurou numa vitória arrancada a ferros a manutenção na primeira divisão. A equipa já mostrou que é capaz de muito mais a para o ano estou certo que com alguns ajustes não irá sofrer como este ano.

Parabéns ao AC Fafe e à cidade de -Fafe.