.

.
.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Natação e desempenho escolar não são incompatíveis



Texto: AD Fafe Natação 
.

"Todos os nadadores da ADF conseguiram
melhorar as suas marcas pessoais" 
.
A Associação Desportiva de Fafe (ADF), secção de Natação, participou no passado dia 12 e 13 de maio, na piscina de Lousada, em mais uma edição do Torneio Nadador Completo, nos escalões de Infantis e Juvenis. Esta competição integrada no calendário da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), contou com a participação de um total de 356 nadadores (216 masculinos e 140 femininos) em representação de 18 clubes.
.
Esta competição assume particular relevância no calendário competitivo destes escalões na medida em que o seu formato, que é igual para todas as associações de natação do país, possui uma estrutura de provas que engloba todos as técnicas de nado na distância de 100m e ainda a prova de 200m estilos, sendo que, todos os nadadores são obrigados a nadar as 5 provas, e a classificação final decorre do somatório dos pontos obtidos em cada uma das 5 provas.
.
A comitiva da ADF, composta pelos nadadores Infantis: Luís Fonseca; Diogo Leitão; Ana Silva, Natália Cunha, e Juvenis: Inês Bastos, Ana Meireles, Victor Cunha, Paulo Magalhães, Paulo Miranda e Tiago Teixeira, acompanhados pelos técnicos António Reis e Rui Ribeiro, obtiveram ótimas prestações.
.
Do balanço da participação da ADF neste torneio eclético realce para os seguintes aspetos fundamentais: 1º) que a evolução nos desempenhos médios dos nadadores da ADF foi das maiores estabelecidas pelos clubes mais representativos da ANNP (6%); 2º) que todos os nadadores da ADF conseguiram melhorar as suas marcas pessoais na quase totalidade das provas nadadas; 3º) que o nadador Tiago Teixeira confirmou o seu estatuto de nadador mais completo da ANNP no escalão de Juvenis, tendo alcançado o primeiro lugar do pódio, e simultaneamente o 2º melhor do país no conjunto das associações de natação do país; e 4º) que o sucesso escolar não é incompatível com desempenhos desportivos de excelência como os demonstrados pela generalidade dos nadadores da ADF.
A propósito do 4º aspeto referido anteriormente, a secção de natação da ADF, gostaria de aproveitar a oportunidade de realçar a importância, ainda que menos visível, não menos importante, aliás diríamos mesmo – decisiva, que, direções escolares, professores em geral e especialmente os diretores de turma têm no sucesso desportivo destes jovens nadadores.
.
Acreditamos que só com desempenhos escolares positivos e de acordo com as espectativas escolares dos nadadores e pais, é possível treinar como estes jovens treinam diariamente. Assim, pelas razões anteriormente enunciadas e em nome de toda ADF – Natação, o nosso muito obrigado a todos, especialmente pela sensibilidade demonstrada em relação à particularidade do dia-a-dia destes jovens estudantes. Este sucesso desportivo dos nossos nadadores e vossos alunos também é vosso! BEM HAJAM!
.

Sem comentários: