.

.
.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

UD Fafe A60 - Presidente Rogério Ferreira faz o balanço



Texto e fotos: João Carlos Lopes
.
Mandato da explosão

- Uma Colectividade diferente...para melhor!
.
A União Desportiva Fafe Anos 60, foi recentemente a votos, para a eleição dos novos corpos gerentes, tendo Rogério Ferreira, sido reeleito no cargo de presidente da Direcção para mais três anos, mercê de um profícuo e reconhecido trabalho à frente desta colectividade que muito tem prestigiado o Concelho de Fafe quer no país quer no estrangeiro. Só assim se compreendendo que já não tenham vagas para efectuar jogos em 2013, estando já a agendar para 2014.
Montelongo Desportivo falou com o presidente de sempre, Rogério Ferreira, que fez um balanço da actividade realizada no último triénio e levanta um pouco do véu para o futuro. O também sócio n.º 1 da UD Fafe é de resto carismático na colectividade, brinca quando tem que brincar mas leva tudo muito a sério quando tem que ser. De resto, reune à sua volta um conjunto de pessoas que lhe dão todas as garantias de sucesso, remando todos para o mesmo lado e ainda que possam ter ideias diferentes acabam por chegar sempre a um consenso. Talvez por isso esta seja uma colectividade singular em todo o Concelho de Fafe. Não é por acaso que na entra na UD Fafe quando surge um elemento novo este tem que ter a aceitação geral. Basta uma pessoa dizer que não para não ser aceite.

A UD Fafe apostou na continuidade directiva?
Terminado o seu segundo mandato á frente dos destinos da UDF A60, esta direcção, que mantém praticamente a mesma estrutura desde a sua fundação, e preparando-se para iniciar um novo mandato de 3 anos, para o qual foi eleita no passado dia 12 de Maio de 2012, poderemos afirmar que o mandato agora terminado terá sido o da explosão da UDF e como tal há que prosseguir com o trabalho efectuado até aqui e melhorá-lo, o que estou consciente ser possível.
Quantos jogos costumam agendar por ano?
Rogério Ferreira 
Presidente da UD Fafe A60
A UD Fafe consolidou-se como uma referência regional e bastante solicitada para a realização de jogos convívio, o que nos obriga a agendar tais eventos com larga antecedência, de aproximadamente um ano, e ainda assim sendo forçados, contra a nossa vontade a declinar ou adiar convites. A UDF efectua cerca de 30 jogos/convívio por ano com colectividades de norte a sul do país.
Como é isso da fama da UD Fafe já ultrapassar fronteiras?
No ano 2009 efectuamos o nosso primeiro encontro com uma equipa internacional, tendo recebido, em Junho, no Parque Municipal de Desportos a equipa Francesa do Leg Cap Ferret. No ano 2010, em Maio, voltamos a receber uma equipa Francesa o Trie Football Club, para, em Junho efectuarmos a nossa primeira internacionalização, com a deslocação a França, à região de Bordéus, para, em forma de retribuição, efectuarmos um encontro com a equipa do Leg Cap Ferret.
O âmbito da colectividade ultrapassa o plano desportivo?
Claro que sim e só dessa maneira faz sentido. O Desporto é um meio para conhecermos outras, pessoas terras e fazermos o intercâmbio nesse sentido. Mas a nível interno também temos crescido bastante. Realizamos, e como vem sendo hábito, a festa de natal, que serve para, em jeito de brincadeira, proceder à entrega dos prémios aos sócios/atletas que mais se distinguem no ano.
Há uma tendência para diversificar as actividades?
O ano 2011 foi aquele em que procuramos diversificar um pouco mais as nossas actividades, procurando, e tendo conseguido, envolver toda a família UDF, e quando referimos em família, falamos na verdadeira ascensão da palavra, envolvendo nas nossas actividades as esposas e filhos de todos os sócios/atletas.

Como conseguiram arranjar uma “casa”?
Foi assinado um protocolo com o OFC Antime, para que possamos passar a utilizar a suas instalações, fazendo da casa do Operário a nossa casa, fazendo aqui também um agradecimento publico á direcção do OFC Antime, pela maneira com nos tratam, fazendo-nos sentir em casa, depois de muitos anos a jogar noutros concelhos na condição de visitados.

O ano de 2011 foi o mais movimentado?
Além de mais uma deslocação a França, desta feita á região de Lourdes, para efectuarmos um encontro com a equipa do Trie Football Club , realizamos o nosso primeiro pic nic à beira rio, com toda a família UDF, tendo reunido cerca de 60 pessoas, e que se tornou um êxito a repetir, tendo sido lançado um  desafio, pelas “Veteranas” (mulheres dos veteranos), que estes convívios fossem efectuados com mais periodicidade, e que o jantar de Natal, habitualmente restrito aos sócios, fosse também alargado á família, desafio que foi prontamente aceite pela direcção, tendo então no final do ano realizado a habitual gala de Natal, com  a presença das famílias, e que reuniu cerca de 80 pessoas, e como vem sendo hábito, em tom de brincadeira, se procedeu á entrega do troféus e lembranças àqueles que durante o ano mais se distinguiram.

Como está a decorrer o ano de 2012?
No ano 2012 levamos a cabo a organização do 1.º Torneio Cidade de Fafe, em veteranos, com a participação da UDF A60, FC Penafiel, CD Trofense, e Vitória de Guimarães, que viria a ser o vencedor do torneio. Este evento, que, como foi reconhecido por todos, foi um enorme sucesso, com promessa de repetição, teve a colaboração do Município Fafense, que, diga-se em abono da verdade, tem sido, desde a primeira hora um parceiro fundamental em todas as actividades por nós realizadas, e sem o qual, grande parte das mesmas não se realizariam, deixando aqui, desde já, e porque é justo que o façamos, o nosso publico agradecimento. Organizamos também uma festa de Carnaval, uma vez mais com a envolvência da família UDF.

E no que resta do ano?
Esperamos ainda organizar o pic nic e gala de Natal, contando, uma vez mais, com toda a família UDF. O mandato que agora se inicia, esperamos seja o mandato da afirmação.

E o futuro próximo que nos reserva?
Para além do calendário para a época 2012/2013, estar já completo, no qual está prevista, para Março, uma deslocação á Madeira, e a organização, duma forma mais ambiciosa, do 2.º Torneio Cidade de Fafe, em Veteranos, e da perspectiva de um convite para mais uma deslocação a França, para participarmos num Torneio Internacional, iremos dar continuidade ás nossas actividades, procurando se possível diversifica-las ainda mais.

LISTA DOS ÓRGÃOS SOCIAIS, DA UNIÃO DESPORTIVA DE FAFE A60, PARA O TRIÉNIO 2012/2015

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente – ARMANDO CUNHA PEREIRA DA MOTA - Sócio n.º 29
Vice Presidente – FELICIANO MANUEL RODRIGUES CUNHA - Sócio n.º 24
Secretário – ABILIO GONÇALVES - Sócio n.º 05


DIRECÇÃO
Presidente – ROGERIO JOAQUIM COSTA FERREIRA - Sócio n.º 01
Vice Presidente – GENTIL MARTINS SELAS ANTUNES - Sócio n.º 13
Vice Presidente – EUGÉNIO MANUEL MACHADO FREITAS - Sócio n.º 10
Tesoureiro – FERNANDO MANUEL F. COELHO BARROS - Sócio n.º 03
Secretário – JOSÉ CARLOS COSTA SOARES - Sócio n.º 17
Vogal – JOSÉ AVELINO RODRIGUES MAGALHÃES - Sócio n.º 16
Vogal – MANUEL JOSÉ ALMEIDA BRAGA - Sócio n.º 28

CONSELHO FISCAL
Presidente – HIGINO ANSELMO MARTINS SELAS - Sócio n.º 07
Vice Presidente – CARLOS ROBERTO ARAUJO TEIXEIRA - Sócio n.º 09
Secretário – JAIME NOVAIS DA COSTA - Sócio n.º 14
.

Sem comentários: