.

.
.

domingo, 23 de setembro de 2012

2.ª Div. B: AD Fafe, 0 - GD Chaves, 1



Texto e fotos: João Carlos Lopes e Tiago João Lopes
.
Flavienses foram mais felizes
.
A AD Fafe perdeu com o Desportivo de Chaves por uma bola a zero na estreia em casa para o campeonato e ainda na inauguração do novo relvado do campo n.º 1 do Parque Municipal de Desportos. Outra das curiosidades é que esta foi a primeira vez que os flavienses venceram em Fafe.
Com o Outono a vestir-se de Inverno, a chuva chegou a cair de forma torrencial no novo tapete verde da AD Fafe e embora não tenha feito charcos foi visível a dificuldade em jogar a bola rasteira por esta prender no terreno.
O Fafe entrou muito bem na partida e aos três minutos de jogo um cruzamento remate de Filipe só não resultou porque saiu muito perto do segundo poste onde Badará também não conseguiu a emenda.
O Chaves mostrou um jogo musculado e fez duas faltas duras contra os dois centrais fafenses, Xavi e Zé Manel, nos primeiros cinco minutos, mas apenas uma foi sancionada.
Aos nove minutos Bruno Monteiro, de fora da área, proporcionou defesa aparatosa ao antigo guardião da AD Fafe, Nuno Dias, que desviou para canto.
Aos 14 minutos Filipe tentou isolar Traquina mas Nuno Dias chegou mais cedo à bola.
Aos 18 minutos Mário Mendonça rematou para defesa a dois tempos de Pedro Freitas, Eder Diéz, ainda emendou para o golo mas foi marcado fora de jogo ao flaviense.
Aos 25 minutos Ricardo Chaves cruzou para Kuca mas este, de cabeça, atirou ao lado, em boa situação para alvejar a baliza.
Aos 27 minutos foi Filipe a executar um portentoso remate com Nuno Dias a suster o perigo.
O Chaves voltou a criar perigo aos 30 minutos, numa altura em que Eder Diéz desperdiçou mais uma excelente ocasião depois de passe açucarado de Sagna.
No segundo tempo a chuva caiu com mais intensidade e o futebol praticado foi mais pobre.
O Fafe dispôs de um livre directo aos 58 minutos mas Silvestre atirou muito por cima. Dois minutos depois foi Mário Mendonça a criar perigo na área do Fafe.
Aos 61 minutos, Traquina teve um bom pormenor dentro da área, ao desviar um adversário do caminho, depois tentou o remate em jeito mas Nuno Dias estava bem colocado na baliza e agarrou a bola no ar.
Depois do primeiro quarto de hora o Chaves começou a crescer na partida e Agostinho Bento fez duas substituições de uma assentada ao tirar Traquina e Filipe para as entradas de Ricardo Valente e João Nogueira.
Aos 67 minutos Pedro Freitas teve o atrevimento de fintar Ricardo Teixeira na área. Aos 68 Tiago André cruzou para a entrada de Badará mas este não chegou a tempo da emenda.
Aos 71 minutos o Chaves teve a melhor oportunidade de golo de toda a partida até então. Ricardo Teixeira isolado em frente a Pedro Freitas, atirou ao lado desperdiçando um grande passe de Kuca.
Aos 74 um grande erro do juiz da partida. Falta sobre Badara mas a bola a chegar em condições a Tiago André, com este a ficar isolado e o árbitro nesse preciso momento decide beneficiar o infractor e apitar para ser marcado o livre, que Silvestre acabaria de marcar contra a barreira.
Como um mal nunca vem só, aos 78 minutos, numa bola aparentemente fácil. Primo a fazer a cobertura da mesma para Pedro Freitas que se arrojou no terreno para a defender mas, há um momento de infelicidade, em que o guardião fafense larga a bola e esta sobra para Ricardo Teixeira que tem a baliza completamente aberta para fazer o único golo do Chaves. O banco de suplentes do Fafe ficou a reclamar fora de jogo neste lance.
Aos 79 minutos Agostinho Bento tirou Primo para meter João Nogueira. O Fafe passou a jogar com três defesas, quatro médios e três avançados, pressionou o Chaves, encostando-o às cordas mas o Chaves soube ser solidário e fechar todos os caminhos da baliza.
Nos quatro minutos de compensação, o registo de um remate de fora da área de Silvestre a passar um palmo acima da trave e de uma subida de Pedro Freitas à área para um livre cobrado por Tiago André. Nada resultou e o Chaves alcançou a sua primeira vitória em Fafe.  
Uma palavra de apreço para o jogador flaviense Bruno Magalhães que desde os cinco minutos da segunda parte jogou com um dos braços praticamente inerte, em missão de sacrifício pela sua equipa, até ao apito final.
 
Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro, João Lamares (CA Porto), auxiliado por Ângelo Carneiro e Paulo Nogueira.
AD FAFE: Pedro Freitas; Primo (João Nogueira, 79), Zé Manel, Xavi e João Carneiro; Bruno Monteiro, André, Silvestre, Traquina (Ricardo Valente, 63), Filipe (Tiago André, 63) e Badará. Treinador, Agostinho Bento.
GD CHAVES: Nuno Dias; Vítor Pereira, Sagna, Ricardo Chaves, João Fernandes, Eder Diéz (Ricardo Teixeira, 62), Kuca, Rui Raínho, Bruno Magalhães, Ramalho e Mário Mendonça (Carlos Apna, 69 e Celso, 94). Treinador, Hélder Fontes.
DISCIPLINA: Amarelos: Eder Diéz, 4; Rui Raínho, 58; André, 79; Carlos Apna, 86, e João Fernando, 92.
MARCADORES: Ricardo Teixeira, 78.
.

Sem comentários: