.

.
.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Natação: Diana Durães vai nadar pelo FC Porto

Texto: João Carlos Lopes / Foto: DR
.
Grande salto de golfinho
.
A nadadora fafense Diana Durães, que tem representado desde o início da sua actividade o Clube de Natação de Felgueiras (Foca), acaba de rubricar contrato pelo FC do Porto onde irá competir doravante.
.
Os resultados que a jovem fafense obteve, principalmente na última temporada não passaram despercebidos ao penta campeão nacional feminino na modalidade, que a resgata para as suas águas.
.
O início da época 2012/2013, terá lugar no próximo dia 10 de Setembro e Diana vai mudar de águas para evoluir na carreira e atingir patamares mais altos.
.
Diana Durães ainda recentemente conseguiu mais um recorde Nacional júnior, em representação da Selecção Nacional na estafeta 4x100 mt livres, no Multinations Júnior 2012, competição em que Portugal conseguiu um honroso e meritório 2.º lugar em femininos.
.
Também na mesma prova mas na estafeta feminina composta por Isabel Abreu, Inês Fernandes, Ana Marta Miranda e Diana Durães, quarteto que nadou os 4x100 livres em 3:59:28 minutos, ajudou a melhorar o máximo nacional de 4:03.93, que já datava do ano de 2008.
.
A nadadora fafense que está incorporada no Centro Nacional de Preparação Desportiva de Natação, em Montemor-o-Velho, também estabeleceu este ano um novo máximo nacional do escalão júnior na prova de 400 metros estilos, ao fazer a marca de 4:50.85. O anterior máximo era 4:51.07 e estava na posse de Susana Miguel desde 2005. Diana Durães tinha como melhor marca de sempre 4:55.09, desde Dezembro de 2010.
.
Diana voltou a estar em grande destaque nos campeonatos nacionais, alcançando três títulos de vice-campeã nacional absoluta, 200/400 metros estilos e 800 metros livres, obtendo ainda a 4.ª melhor pontuação FINA dos campeonatos.
.
Esta fafense bateu ainda o recorde nacional Júnior nos 200 metros estilos, em natação, conseguindo o feito de superar uma marca nacional que persistia há 18 anos, atingido no Meeting do Porto a dois de Junho. A nadadora fafense fez o tempo torpedo de 2,20,04 minutos, o que lhe valeu bater um recorde nacional que tinha sido atingido em 1994 por Petra Chaves e que era de 2:21:44.
.
Mais recentemente participou em duas provas de Águas Bravas no Algarve tendo vencido ambas no escalão feminino absoluto.
.
Num ano em que ganhou inúmeras provas e bateu vários recordes, tendo representado ainda a Selecção Nacional de Juniores em Antuérpia, na Bélgica, Diana Durães viu premiado e reconhecido o seu esforço e persistência ao juntar-se à nata da natação feminina nacional, fazendo a mutação de foquinha para golfinho.
.

Sem comentários: