.

.
.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Fafenses brilham no XI Encontro Nacional do Árbitro Jovem 2012

Comitiva fafense com o árbitro de primeira categoria Artur Soares Dias
.
Texto: João Carlos Lopes / Fotos: NAFF (Conjunto) e JCL (Cátia Leitão)
 .
Cátia Leitão obteve pontuação máxima
.
- Jovens promissores na calha
.
O Núcleo de Árbitros de Futebol de Fafe (NAFF) saiu com a imagem reforçada do XI Encontro Nacional do Árbitro Jovem 2012, que se realizou nos dias 5, 6 e 7 de Outubro, em Mira, que teve a participação de 96 árbitros em representação de 13 Associações de Futebol, num certame organizado pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).
.
O NAFF fez-se representar por 5 elementos com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos.
.
Do Programa elaborado pela APAF constaram palestras com Árbitros Internacionais como Olegário Benquerença, que abordou o tema “Ser árbitro no campo e na vida”; Artur Soares Dias, que versou sobre “Como compatibilizar os treinos, os jogos, a escola e os resultados escolares”; Duarte Gomes, a falou sobre a “Liderança/motivação nas várias fases a caminho da excelência” e João Capela, cuja palestra incidiu sobre os “Núcleos/centros de Treino a sua importância no sucesso da arbitragem”.

Cátia Leitão destacou-se dos demais

A ordem de trabalhos contemplava ainda um concurso técnico que incluía análise de vídeos e respostas a questões técnicas, bem como uma aula Técnica/prática ministrada no terreno de jogo sobre a movimentação, enquadramento, sinalética e Linguagem gestual. Incluía igualmente testes de escolha múltipla, abordagem à nutrição Desportiva e de um tema teoria e prática da psicologia do desporto.
.
Os jovens representantes do NAFF aproveitaram da melhor maneira esta oportunidade para mostrar todo o seu conhecimento tendo obtido classificações excelentes.
.
No tema Psicologia do Desporto, João Rodrigues obteve 1.º lugar. Já no teste de escolha múltipla os fafenses quase rebentavam com a escala. Cátia Leitão esteve incólume ao obter a pontuação máxima de 100 pontos, tendo sido a única a consegui-lo. Luís Neves ficou no lugar imediatamente a seguir tendo 93 feito pontos.
.
Foi uma experiência em cheio para estes árbitros fafenses que e fizeram novas amizades e partilharam conhecimentos que lhes podem ser muito úteis no seu futuro promissor nos meandros da arbitragem.
.
Por ser mulher e por se ter destacado no meio de muitos homens Cátia Leitão mereceu o aplauso e a consideração de todos os presentes até porque se revela uma árbitra ambiciosa pois quer chegar longe nesse panorama.
.
Esta jovem de 17 anos quer se a primeira mulher a apitar jogos na Primeira Liga Profissional, ainda que saiba que seja quase impossível não vai desistir de tal objectivo pois acredita que as leis vão mudar e permitir que as mulheres actuem nos escalões profissionais.
.
Cátia é estudante e que quer tirar o curso de economia mas sente um enorme prazer na arbitragem na qual entrou por acaso pois acompanhou o namorado a um curso do NAFF e acabou por gostar e ficar. De resto confessa que foi muito acarinhada e apoiada pelo que agradece a oportunidade que este núcleo fafense que tem na actualidade um árbitro na I Liga, Jorge Ferreira, lhe proporcionou, o que confessa, se reflectiu no resultado agora alcançado.
.
Tendo como referência na arbitragem Artur Soares Dias, Cátia não esquece o monitor do seu curso, Valdemar Lopes, a quem está grata por todos os ensinamentos que este antigo fiscal de linha internacional lhe tem proporcionado a ela e aos colegas, quer a nível teórico quer prático, transmitindo-lhes muita da sua experiência e advertindo-os para tudo o que se pode encontrar quando se está a apitar um jogo.
.
Além de estudar e da arbitragem Cátia ainda dedica parte do seu tempo ao voluntariado pois faz parte da corporação, como bombeira, dos Bombeiros Voluntários de Fafe.
.
Actualmente é árbitra assistente de outro elemento do NAFF, Joaquim Pereira, com quem chega a fazer dois jogos por fim de semana, mas em breve começará a apitar jogos dos escalões mais jovens. O chefe de equipa revela que a jovem é muito esforçada e vai sempre além daquilo que é pedido e exigido para a sua idade e categoria de estagiária, treina mais e faz de assistente no máximo de jogos possíveis.
.
Dentro de campo garante que está tão concentrada no que está a fazer que ignora por completo o que a assistência lhe possa dizer. Contudo, confessa que ainda tem alguns “medos” para superar mas que isso será ultrapassado à medida que for ganhando experiência.
.

Sem comentários: