.

.
.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

1.º BTT S. Martinho foi magnífico


Texto: João Carlos Lopes / Fotos: gigabtt 
.
Um passeio super, mega, giga 
.
O 1.º Passeio de BTT S. Martinho, organizado pela Associação Giga BTT, foi espectacular e duro quanto baste e proporcionou um enorme desafio às duas centenas de betetistas que compareceram para percorrer um trajecto de um grau de dificuldade muito considerável sendo necessário “tirar ferro” muitas vezes para prosseguir rumo ao destino. Contudo, teve uma organização ao nível do nome, gigante.
.
Com partida junto das Escolas de Silvares S. Martinho a caravana de bicicletas de montanha seguiu em direcção ao Monte de S. Salvador, com a incursão propriamente dita a ser feita junto ao campo de futebol daquela localidade.
.
Entre o serpenteado que contornou a zona essencialmente de pinheiros e eucaliptos, veio a primeira e prolongada descida a colocar à prova a destreza dos participantes. Seguiram-se muitas mais para depois, quase a partir da zona das casas senhoriais de Armil, se operar a subida até ao alto de S. Salvador, local de cujo terraço se avistam outros pontos elevados como a Penha, em Guimarães, o monte de Santa Quitéria, em Felgueiras e proporciona uma vista privilegiada de praticamente todo o concelho de Fafe. Se o céu estiver limpo, como foi o caso deste dia, permite ainda ver o Santuário do Sameiro.
.
No primeiro abastecimento, no alto de S. Salvador, os betetistas tinha tudo o que podiam imaginar à sua disposição, desde sandes variadas, sem faltar o presunto, a pintarolas e bebidas energéticas e de outros tipos onde se incluíam as famosas “minis”. De fome e de sede ninguém se podia queixar, o resto dependia apenas da forma de cada um abordar e encarar as dificuldades.  
.
E percurso seguiu em direcção a Sendim Felgueiras, com uma descida acentuada até junto do Rio Bugio, em Jugueiros, zona que proporcionou excelentes e bucólicas paisagens, como pontes pedonais e quedas de água, dignas de registo fotográfico.
.
Aos 58 anos, Osvaldo Batista (esq.), ainda
enfrenta desafios como este no desporto 
Depois de descer ao vale de Jugueiros foi necessário contornar o Monte de Santa Quitéria, em mais uma subida gigantesca mas depois a compensar com a visão geral que proporcionou, cujas cores outonais foram uma reconfortante recompensa.
.
Entre Sendim e Silvares, com passagem pelo canal da água, houve alguns pontos que exigiam que os participantes fossem destemidos para ultrapassar os obstáculos que se deparavam pela frente, sendo verdade que cada um o fazia à sua maneira, incluindo levar a bicicleta à mão, fosse em descidas ou subidas.
.
De regresso ao ponto de partida, era visível o esforço estampado no rosto de cada participante mas também o sorriso de ter feito um trajecto difícil mas aliciante e da organização não ter faltado com nada, disponibilizando água em pontos diversos do percurso e reforço em duas ocasiões do mesmo. Fazer mais e melhor seria quase impossível.   
.
No final, a organização fez um sorteio pelos participantes, de diversos produtos ligados ao BTT. Entregou ainda uma lembrança ao participante com mais idade, o fafense e campeão de atletismo Osvaldo Batista, cujos 58 anos não o impedem de se meter nestas aventuras.
.
Veja as fotos que tirou: GILBERTO FERNANDES

Veja as fotos que tirou: GIGABTT

Sem comentários: