.

.
.

sábado, 22 de dezembro de 2012

2.ª Div B: FC Vizela, 1 - AD Fafe, 0



Texto e fotos: João Carlos Lopes
 
Duas expulsões em dois minutos  


A AD Fafe foi ao Estádio Municipal de Vizela perder por uma bola a zero com a equipa local numa partida em que sofreu um golo aos dois minutos e em que, já na parte final, viu, em dois minutos, dois jogadores expulsos, um deles no banco de suplentes. Inicialmente pensou-se que tinham sido expulsos dois jogadores do banco mas o árbitro tinha-se enganado ao expulsar Marçal e depois emenedou o erro e expulsou brochado. De referir que a expulsão de João Carneiro, a única dentro de campo, foi exagerada e que o mesmo também a podia ter evitado. O Fafe não teve chama suficiente para fazer fogo neste jogo.  
O Fafe entrou praticamente a perder no jogo. O Vizela ganhou um canto no lado direito do ataque, que foi batido por Luís Ferraz, para fora da pequena área, onde apareceu Rocha a cabecear de rompante para o primeiro e único golo da partida.
O Fafe tinha entrado mal no jogo e durante o primeiro tempo andou às aranhas quer em termos defensivos quer na frente de ataque onde a bem estruturada equipa do Vizela não permitia grandes incursões.
Aos nove minutos João Carneiro cobrou um livre, que levou a bola a bater na relva e a obrigar Tiago Oliveira a uma defesa apertada para canto. Na sequência do canto cobrado por Tiago André, Zé Manel, de cabeça, atirou ao lado.
Aos 16 minutos o Fafe beneficiou de um livre descaído para a direita com Tiago André, em jeito, a furar a barreira mas a bola a sair muito perto do segundo poste.
Aos 27 minutos Filipe conseguiu contornar Tiago Oliveira mas depois ficou sem ângulo para atirar para a baliza, ainda cruzou na ânsia da emenda de um companheiro mas foi um defesa do Vizela a resolver.
O Vizela também descia com perigo junto da área fafense mas os remates esbarravam na defesa que, por vezes, com alguma dificuldade resolvia as situações.
Os fafenses nem sempre tomavam as melhores opções de passe, parecendo baralhados e um pouco confusos com o jogo, ainda que por vezes tivessem ocasiões para, caso as jogadas fossem bem pensadas, poder arquitectar o golo.
Aos 30 minutos Agostinho Bento tentou dar mais poder de fogo ao ataque ao tirar o defesa esquerdo Ferrinho para a entrada de Badará. João Carneiro, que iniciou o jogo a médio, recuou no terreno, passando Tiago André para médio esquerdo, transitando da extrema direita.
Com Badará na frente o Fafe passou a praticar um futebol mais directo perante um Vizela que jogava fechado, de trás para a frente, com a bola no pé.
Aos 41 minutos mais uma bola parada cobrada por Luís Ferraz na intermediária, Badará, na ajuda à defesa, aliviou mas sobrou para Vítor Hugo que rematou forte e saiu um pouco por cima da baliza.
No minuto seguinte Filipe recebeu uma prenda de Natal de Tiago Oliveira mas acabou por não acertar com a baliza.
Sobre o apito para o intervalo o Fafe beneficiou de um livre quase sobre a linha da área, descaído para a esquerda, com Ricardo Valente a cobrar e a ver a bola devolvida pela trave da baliza vizelense.
Na segunda parte o Fafe tentou tomar conta do jogo e fê-lo nos primeiros 15 minutos.
Aos 47 minutos, jogada pela direita do ataque fafense, com Mike, primeiro e João Nogueira depois a não acertarem com a baliza.
Respondeu o Vizela. Ricardo cruzou, a bola passou á frente de toda a defesa fafense e Pedro Costa por pouco não emendou ao segundo poste.
O Fafe tentava balancear-se no ataque mas o Vizela respondia com contra-ataques. Aos 53 minutos valeu a acção de Bruno Monteiro a cortar o perigo para os fafenses num lance desses.
No minuto seguinte Pedro Costa rematou dentro da área fafense mas Zé Manel, ofereceu o corpo às balas negando-lhe o golo.
A partir dos sessenta minutos o Vizela voltou a acertar as agulhas e o Fafe passou a abusar do futebol directo.
Aos 75 minutos João Carneiro não se entendeu com Pedro Freitas num atraso de bola, optou por seguir com ela, mesmo á frente da baliza fafense, sempre perseguido por um homem do Vizela, levou longe de mais o seu esforço quando não aliviou quando podia, nem optou por atirar para fora, acabou por adiantar a bola e depois a disputá-la com um homem do Vizela de forma mais dura. Era falta, era cartão mas não vermelho como lhe atribuiu o árbitro bracarense Pedro Ferreira.
O lance levantou protestos no banco fafense. Na sequência destes, os quais não visualizamos do nosso posto de reportagem devido às barreiras arquitectónicas do Estádio, o árbitro expulsou também o médio Zé Brochado.
Aos 78 minutos Agostinho Bento arriscou tudo o que podia. Tirou Miguel Mendes para a entrada de Pedro Castro. O jovem viria a cobrar um livre aos 85 minutos mas saiu à figura de Tiago Oliveira.
Pedro Freitas passou a cobrar todos os livres do Fafe antes da linha de meio campo, metendo as bolas na área mas a defesa do Vizela, atenta, aliviava tudo.
Aos 93 minutos Filipe rematou dentro da área após cruzamento de Ricardo valente mas viu o lance interceptado. Pouco depois terminou a partida
 
Jogo realizado no Estádio Municipal de Vizela.
Árbitro, Pedro Ferreira (CA Braga), auxiliado por Fernando Pereira e Paulo Miranda.
FC VIZELA: Tiago Oliveira; Diogo Oliveira, Rocha, Tiago Martins, Luís Ferraz (João Cunha, 68), Wilson, Vítor Hugo (André Pinto, 84), Carreira, João Pedro e Pedro Costa (Camará, 60). Treinador, Armando Evangelista.
AD FAFE: Pedro Freitas; Mike, Zé Manel, Miguel Mendes (Pedro Castro, 78) e Ferrinho (Badará, 30); Bruno Monteiro, João Nogueira e João Carneiro, Ricardo Valente, Filipe e Tiago André, (João Traquina, 64). Treinador, Agostinho Bento.
DISCIPLINA: Amarelos: Pedro Costa, 7; Wilson, 17; Ferinho, 21; João Nogueira, 82; João Cunha, 84 e Zé Manel, 90+1. Vermelhos: João Carneiro, 75; Marça Lago, 76 e Zé Brochado, 76.
MARCADOR: Rocha, 2’.

Sem comentários: