.

.
.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Taça AF Braga: S. Paio, 0 - Arões SC, 4


Texto e Fotos: Rui Silva
 
Emoções fortes e estreias na despedida de Romeu e de 2012
 
O Arões iniciou este jogo com uma vantagem de um golo sobre o São Paio de Vizela, pois na primeira mão desta eliminatória da Taça AF Braga, havia vencido em casa por 1-0, com um golo solitário de Ricardo Costa. A tarde solarenga de inverno, com temperatura bastante agradável para época, em simultâneo com o resultado da 1ª mão, levou até às bancadas do Campo da Covinha em São Paio de Vizela, muitos adeptos, com destaque para o apoio vindo de Fafe.
 
A equipa do Arões entrou forte no jogo, autoritária e rigorosa nos minutos iniciais, e foi com esta atitude que chegou ao golo aos 9 minutos, num lançamento de linha lateral para a área, Raimundo desvia para o 2º poste onde surge Romeu, que com total tranquilidade, domina, ajeita e coloca a bola fora do alcance de Ricardo. Alegria nas bancadas e emoções fortes na face do homem que está de saída do clube, neste final de ano, por motivos profissionais.
 
O Arões dispôs de mais duas oportunidades, nos minutos seguintes após o golo. Primeiro Trinca, depois Romeu, em ambas as ocasiões o esférico foi desviado para canto. O Arões impunha o seu poderio no jogo, frente a uma equipa voluntária que de tudo fazia para contrariar o fulgor Aronense. E na sequência de um livre, aos 16 minutos, chegou mesmo a criar perigo, não fosse Carneiro intervir ao 2º poste evitando o golo, quando sacudiu a bola para canto.
 
Mas foi o Arões de novo a marcar e a ampliar o marcador, aos 26 minutos, Raimundo ganhou a frente a um adversário, em plena área e é posteriormente derrubado. Penalti assinalado, penalti convertido com sucesso por Ricardo Costa, 0-2 para o Arões.
 
A equipa de Juanico (ex-atleta profissional do Belenenses entre outros) nunca baixou os braços mesmo sabendo que no conjunto dos dois jogos perdia por 3-0. Prova disso foi um lance à meia hora de jogo, bela iniciativa de Miguel a passar pelo meio campo Aronense e a rematar de fora da área mas sem assustar Carneiro. Num outro lance, mas aqui com maior perigo, Mário ganha nas alturas a carneiro, mas a bola saiu ao lado.
 
Já em cima do intervalo o Arões acentua a diferença no marcador, canto sobre a esquerda, Zézinho penteia e Brinca encosta para o 3º do Arões, estreando-se a marcar em jogos oficiais pelo Arões. Vantagem pesada para o São Paio de Vizela, perante um Arões lesto na hora do golo. Situação contrária aconteceu na 1ª mão em que foram várias as oportunidades desperdiçadas pelos homens de Miguel Paredes.   
 
No regresso ao jogo, Raimundo saiu entrando André, passado cinco minutos do reatar da partida nova mexida, julgo que por lesão, entra João para o lugar de Trinca. A intensidade de jogo do Arões era outra, mas foram sempre os Fafenses a imporem o ritmo do jogo.
 
Ao minuto 63, Bebeto fura o meio campo da casa, e à entrada da área, faz uma “cueca” ao adversário e remate com pouco efeito, saindo a bola pela linha de fundo. No lance seguinte, numa combinação Zézinho, Brinca criou-se perigo para a baliza de Ricardo.
 
Nesta fase do jogo, Juanico tinha colocado o central, Bruno Sardinha, na frente. Aliás foi da cabeça deste que aos 67minutos, o São Paio poderia ter reduzido.
 
Minuto 70, sai Zézinho e entra Gijo. O ex-atleta do Joane e do Mondinense, é a partir desta semana mais uma opção para Miguel Paredes.
 
O Arões criou novas oportunidades, no último quarto de hora, Romeu e João deram os primeiros sinais e depois foi Brinca e Bebeto no lance do 4º golo. Minuto 78, Brinca investa na esquerda, cruza para Bebeto que só perante Ricardo, com toda a calma, simula por duas vezes e com Ricardo no chão remata para o 0-4.
 
Arões despede-se de 2012 com uma vitória e carimba a passagem à eliminatória seguinte da taça A.F. Braga, com 5-0 no conjunto das duas mãos.
 
 
Jogo realizado no Campo da Covinha em São Paio de Vizela.
Árbitro: Hugo Fernandes, auxiliado por Fernando Alves e Fábio Melo.
 
SÃO PAIO VIZELA: Ricardo, Mário, Bruno Sardinha (cap.), Simão, Fábio, Miguel (Nuno, 57'), André (Juba, 73'), Vitinha, Bruno Tiago, Marco e Vítor Eugénio.
Treinador: Juanico.
 
ARÕES SC: Carneiro, Vítor Beijinhos, Ricardo Costa, Keke, Zezinho (Gijo, 70'), Fernandez, Bruno Cunha, Romeu, Brinca, Trinca (João, 50') e Raimundo (André, 45').
Treinador: Miguel Paredes.
 
Disciplina: Cartões amarelos: Mário, 36’; Zézinho, 37’; Brinca, 50’; Vitinha, 70’; Ricardo, 78’ e Bruno Tiago, 85’.
Marcador: Romeu, 9’; Ricardo Costa, 27’(penalti); Brinca, 46’ e Bebeto, 78’.
 

Sem comentários: