.

.
.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Dérbi do Futsal feminino que o Nun'Alvares venceu 6 - 2 terminou com escaramuças

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Incidente ofuscou o espectáculo   

Não terminou da melhor maneira o dérbi concelhio do Futsal Distrital, que o Nun'Alvares voltou a vencer ao bater por 6-2, o mesmo resultado da primeira volta, a equipa da Associação de Futsal de Fafe, agora na condição de visitante, no Pavilhão Municipal de Desportos que, a exemplo do primeiro jogo teve uma boa assistência de público, pois já após o apito final as jogadoras das duas equipas envolveram-se em confrontos no acesso aos balneários, sendo preciso alguns minutos para serenar o ambiente e os árbitros terem exigido que ambas as equipas recolhessem aos seus aposentos.

Falta saber agora, se os mesmos vão escrever sobre o incidente no seu relatório o que, a acontecer, deverá penalizar as duas equipas pois não foi nada bonito nem dignificante para a modalidade em particular e para o desporto em geral o que se passou. De salientar que as duas formações se cumprimentaram antes e depois do jogo e os incidentes aconteceram já depois do jogo ter terminado, pelo que, estando o resultado feito não havia necessidade de lado nenhum em entrar por este caminho da provocação e do confronto. 

Um jogo muito idêntico ao que ocorreu na primeira volta, agora com a equipa da Associação um pouco mais madura mas não o suficiente para combater o melhor futsal praticado pelas alvarinhas, mais frias e mais objectivas dentro do recinto do jogo. Tudo correu com a normalidade dos dérbis, luta, garra, determinação, vontade de vencer e também alguma virilidade, até ao apito final. Foi um bom espectáculo de futsal em que se marcaram oito golos e podiam ter acontecido alguns mais.

O Nun'Alvares passou para a frente do marcador através de Kátia mas pouco depois a equipa da Associação igualou por Liana, tendo Pisco desfeito a igualdade para as alvarinhas que foram para o intervalo em vantagem, após uma primeira parte de algum equilíbrio. 

Incidente no final manchou o dérbi 
No segundo tempo a mesma sina da primeira volta com Loira a enviar bolas à madeira das balizas e o Nun'Alvares a ser eficaz nas suas acções ofensivas, chegando ao 3-1 por Kelly e ao 4-1 por Maria. 

Reagiu a equipa da associação, através de Loira, com esta a reduzir para 4-2 e a relançar o jogo mas muito pouco tempo depois, Ana elevou para 5-2 a favor do Nun'Alvares e quase de seguida Pisco estabeleceu o resultado final. 

No final ambos os treinadores, José Martins pela Associação de Futsal de Fafe e João Nuno Sousa pelo Nun'Alvares, consideram ter sido um bom jogo e lamentaram o sucedido já depois do jogo estar resolvido dentro de campo. O técnico das alvarinhas disse até estar envergonhado com aquilo que aconteceu.

De salientar aqui o importante papel de Ana no Nun'Alvares que, com ela em campo foram sempre mais fortes e mais audazes, sendo, na nossa opinião, a jogadora da partida pela importância que teve na mesma, nomeadamente nos momentos em que o Nun'Álvares precisava de aliar garra ao seu bom futsal praticado. 

Na equipa da Associação, Loira foi, mais uma vez, a jogadora mais inconformada e continuou a ver os seus remates baterem na madeira da baliza mas a equipa der José Miguel Martins bateu-se com valentia, principalmente na primeira parte. É claramente uma equipa em formação mas a prometer muito para o futuro. Quem joga assim no primeiro ano de filiação só pode augurar coisas boas na modalidade e essas v~em com o tempo e com a experiência adquirida.

O técnico do Nun'Alvares João Nuno Sousa, mostrou ousadia meter uma guarda-redes avançada no inicio da segunda parte quando estava a vencer apenas por 2-1, mas perante a ameaça de um remate de Loira que saiu um pouco ao lado, mandou entrar novamente Belinha para ocupar a baliza. Na Outra baliza esteve Lara que teve muito trabalho. É verdade que sofreu seis golos mas evitou muitos outros na suas redes.  

Foi mais uma boa propaganda para a modalidade, pelo menos enquanto as jogadoras estiveram dentro das quatro linhas. Depois, o que sucedeu foi o expulsar da tensão vivida antes e durante o jogo que nem todas conseguiram aguentar mais uns metros e descarregar no balneário. Aqui a culpa não morre  solteira porque ambas as equipas são culpadas do cenário que montaram no acesso ao balneários. 

Não vale a pena estar agora a perguntar quem começou. Foram mais as pessoas que quiserem apartar, tanto de uma como de outra equipa, do que as que se interessaram pelo mau momento que se gerou. Por isso no fim, já com as meninas recolhidas nos balneários os técnicos disseram de sua justiça elogiaram o futsal e lamentaram os incidentes.  

Jogo realizado no Pavilhão Municipal dos Desportos, em Fafe.

Árbitros: João Carvalho e César Ferreira 

ASSOCIAÇÃO FUTSAL DE FAFE: Lara, Eiras, Su, Leninha, Galvão, Marlene, Loira (1), Cardosa, Pequena, Catinha e Né e Liana (1). Treinador, José Miguel Martins. 

GRUPO NUN'ÁLVARES: Belinha; Ana (1), Joaninha, Mariana, Ju, Cindy, Maria (1), Kelly (1), Pisco (2), Patrícia, Kátia (1) e Marisa. Treinador, João Nuno Sousa. 
.
Veja as fotos de conjunto das duas equipas na página do facebook do MONTELONGO DESPORTIVO 

Sem comentários: