.

.
.

domingo, 31 de março de 2013

Juvenis - Taça AF Braga: AD Fafe, 2 - Amigos Urgeses, 0

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Luís Durães foi enorme na baliza 

Golos de Filipe e Carvalho valem presença nas meias 

Os Juvenis da AD Fafe venceram os Amigos de Urgeses por 2-0 e garantiram a presença nas meias-finais da Taça AF de Braga. Com golos de Filipe e Carvalho e duas mãos cheias de grandes defesas de Luís Durães, os fafenses ultrapassaram uma formação vimaranense, que apesar de estar no escalão inferior tem muita qualidade, não sendo por acaso que está no 1.º lugar da sua série. 

O Fafe entrou bem no jogo com Zé Pedro a ganhar uma série de ressaltos e a atirar à malha lateral. Até aos 13 minutos a equipa comandada por Primo e Filipe teve algum ascendente no jogo. A partir daí o Urgeses começou a equilibrar e em grandes períodos da partida a dominar as operações. 

Aos 18 minutos a primeira grande intervenção de Luís ao sair da baliza para resolver uma situação de apuro criada por um colega. O Fafe tinha perdido o meio campo e muito dificilmente chegava á baliza contrária mas aos 25 minutos Lousada meteu a bola em Filipe que a rematou ao lado. 

O primeiro golo surgiu num contra-ataque do Fafe com Nuno Agostinho a esgueirar-se quase do meio campo pela ala direita, a cruzar ainda antes da área em diagonal para a entrada da área onde Zé Pedro fez um simulação, deixando a bola passar para Filipe e este a rematar cruzado e colocado para inaugurar o marcador. Um golo que caiu do céu numa altura em que o Urgeses parecia ter o jogo na mão. 

O Fafe só voltou a rematar aos 36 minutos com Silva a disparar e a ganhar um canto. Aos 39, Luís Durães voltou a ser enorme, voltando a sair rápido a sair da baliza para vir fora da área resolver mais uma situação de apuro. 

A primeira parte terminou com um remate de Pedro, do Urgeses, já dentro da área, mas que saiu por cima. 

Na segunda parte o Urgeses entrou muito forte. Aos 41 minutos Lipe ganhou uma bola, foi à linha cruzou para Luís e este com um toque de calcanhar só não fez golo porque o guarda-redes do Fafe defendeu quase por instinto. 

Aos 45 minutos Neiva, que veio agitar muito o jogo da sua equipa, cruzou tenso mas com destinatário certo mas Luís Durães voou para negar o golo ao Urgeses. Aos 49 foi Francisco a rematar mas o guardião do Fafe mostrou muita segurança, mais uma vez. 

Aos 51 minutos, Neiva mandou uma bomba de fora da área mas a bola bateu no poste da baliza fafense. Aos 59, Pedro marcou um livre mas Rui Miguel, na área, de cabeça, atirou ao lado. 

O Fafe só jogava em contra-ataque e aos 62 minutos Gualter entrou na área, contornou o guarda-redes, mas sem ângulo de remate ganhou um canto. 

O Segundo golo do Fafe voltou a surgir contra a corrente do jogo, aos 63 minutos, com Carvalho a tirar um coelho da cartola ao rematar seco e colocado de fora da área, arrancando um grande golo. Aos 64 minutos Nuno Agostinho na pequena área obrigou Ricardo a defesa apertada. Aos 64, Lousada e Nuninho em contra-ataque não tiraram proveito da vantagem numérica. 

O Urgeses dispôs de um livre directo aos 77 minutos, com Neiva a marcar de forma superior e Luís Durães a voar para lhe negar o golo e a voltar a voar para o fazer a Rui Miguel na recarga, terminando o jogo em grande destaque porque esta vitória em grande parte é devida às suas intervenções.

A equipa de arbitragem, constituída por Hélder Branco, Jorge Tinoco e António Barbosa, optou por um estilo inglês, deixando jogar e advertindo nos casos mais graves, tendo feito uma boa condução do jogo, mostrando apenas dois cartões amarelos por protestos mais impetuosos num bom jogo de futebol.
.

Sem comentários: