.

.
.

domingo, 28 de abril de 2013

2.º Torneio de Veteranos Cidade de Fafe foi mais um êxito absoluto

Texto e fotos: João Carlos Lopes 


Uma competição que ganha fama 
.
- Rio Ave foi o digno vencedor 

.
- A 3.ª edição já é uma realidade 



O 2.º Torneio Cidade de Fafe em veteranos que o Rio Ave FC venceu ao batera a União de Coimbra na final, superou o êxito alcançado na primeira edição e até teve honras de comitiva presidencial, com o presidente da Câmara, José Ribeiro a dar o pontapé de saída e os vereadores Pompeu Martins e Vítor Moreira a marcarem presença na cerimónia de entrega de troféus e de encerramento de um evento que tem a chancela da União Desportiva Fafe A 60, a tal que não nunca brinca em serviço, e como palco as magníficas instalações do O FC Antime. A UD Fafe ofereceu a todos os participantes um jantar/convívio e entregou, além dos troféus, algumas lembranças, entre elas vinho de origem fafense, mas mais que isso esmerou-se em saber receber para que os visitantes possam regressar sempre que quiserem ao Concelho de Fafe.  

Com um nível competitivo muito superior ao do ano passado, para o qual contribui a qualidade dos dois novos convidados, União de Coimbra e Rio Ave, uma vez que o Vitória SC defendia o título e a UDF participa sempre, as equipas proporcionaram quatro bons jogos de futebol com o nível a crescer à medida que a final se aproximava, isto porque, mesmo a brincar, ninguém gosta de perder e ainda há por aí muito bom jogador aos quais a idade não retira qualidade. Nesse patamar Ricardo Nascimento, do Rio Ave, deliciou os presentes com bons pormenores de futebol mas houve outros artistas que brilharam e um deles foi o guarda-redes fafense Paulo Rocha que mesmo lesionado fez algumas defesas espectaculares e em missão de sacrifício. De resto a UD Fafe tinha dois guarda-redes lesionados neste torneio, uma vez que Anselmo teve que abandonar cedo no primeiro jogo e não mais entrou. 

No 1.º jogo a UD Fafe A60 empatou com a União de Coimbra a uma bola, com Braga a marcar logo nos primeiros minutos de penalti e Alexandre a empatar ainda na primeira parte para o União. Na roleta Russa os coninbricenses levaram a melhor por 3-2. 

No segundo jogo o Vitória de Guimarães empatou sem golos com o Rio Ave, tendo os vilacondenses levado a melhor nos penaltis aos vencerem por 3-1, retirando aos vitorianos a hipótese de renovar o título. 

Na atribuição do 3.º e 4.º lugar os fafenses fizeram um resultado inédito ao bater o Vitória por 2-1, com os dois golos da UDF a serem marcados pelo matador da equipa, Luís Mário, e o da equipa vitoriana por Dinis, este de grande penalidade. O 3.º lugar foi conquistado graças ao grande apoio da claque oficial das "Veteranas", com o seu apoio incondicional.

O melhor jogo estava reservado para a final entre Rio Ave e União de Coimbra, que proporcionaram um grande jogo de futebol, acima de tudo pela entrega e pelo querer, com os dois guarda-redes, Pedro no União de Coimbra e Piloto no Rio Ave, a brilharem em momentos distintos do jogo. Com o maestro Ricardo Nascimento a pautar o jogo o Rio Ave chegou à vantagem aos 9 minutos, através deste grande jogador que apareceu ao primeiro poste a concluir um canto apontado por Gaiteiro. O União de Coimbra empatou aos 18 minutos por Alexandre com este a surpreender Piloto com um bom remate. O empate não durou muito pois Gui, aos 18 minutos, fez a bola passar por cima do guardião de Coimbra. 

Rio Ave FC, Vencedor do Torneio
Na segunda parte tanto uma como outra equipa podiam ter marcado por mais que uma vez mas estavam dois “monstros” na baliza e a bola não entrou de maneira nenhuma, tendo, assim, o Rio Ave conquistado o troféu. 

Na chamada 3.ª parte dos jogos, houve claramente um empate técnico, pois toda a gente comeu e bebeu bem, tendo os visitantes gabado sobremaneira a boa vitela assada à moda de Fafe que, em abono da verdade, estava divinal. Entre os convidados de honra estavam os vereadores já mencionados bem como o empresário Joaquim Lima e os representantes dos clubes participantes sendo certo que entre eles estava um fafense que mora e joga em Coimbra desde 1973, Fernando Freitas, que foi o mais efusivo de todos. 

Na hora dos discursos, Adão Roque, em representação do Vitória SC, “agradeceu o convite e disse para contarem com eles na 3.ª edição”. Já Fernando Freitas falou em nome do Núcleo de Veteranos da União de Coimbra e disse “ser com honra e com muito orgulho que estava presente. Agradeço à Câmara pelo apoio que tem dado ao desporto na minha cidade que está sempre mais atraente e onde comi vitela inigualável”. Disse, ainda, que foi no Operário de Antime, freguesia de onde é natural, que deu os primeiros pontapés na bola, mas correu atletismo pelo Vitória. Depois, entregou presentes, umas bonitas fainças de Coimbra, para os clubes participantes e para a edilidade a quem pediu desde logo o apoio para a organização da 3.ª edição. 
"As Veteranas" e o
seu apoio incondicional

Em representação do Rio Ave, falou António Barros, que lamentou "já não poder jogar mas mostrou-se satisfeito por poder colaborar de alguma maneira e salientou que ser veterano é sentir orgulho pelo clube que se representa". 

A fechar o protocolo falou ainda o vereador do Desporto Pompeu Martins que salientou “ser uma grande alegria para a edilidade poder estar entre os veteranos cujo torneio o presidente deu o pontapé de saída e onde é muito importante sentir todo este clima que envolve a competição. Vamos sair daqui com uma moral tremenda pois já levamos contrato para o próximo ano", deixou escapar. Dissertou depois um pouco sobre o que tem sido a política desportiva da Câmara que apoiou a construção dos campos sintéticos em tempo de crise mas que os mesmos têm sido muito utilizados para vários eventos desportivos e ainda que Fafe recebe muitos eventos nacionais e internacionais mas sempre na condição de quem cá vem não vir só para se servir de Fafe mas também para contribuir para o desenvolvimento do desporto local com acções de demonstração e palestras”.
 

No final recolhemos também a opinião do presidente da UD Fafe, Rogério Ferreira, que nos disse: “Foi com grande expectativa que partimos para a realização deste 2.º, contando com o apoio incondicional da Câmara Municipal de Fafe. Depois do sucesso que obtivemos coma realização do 1.º torneio, partimos para mais esta aventura, com a consciência de que a fasquia estava elevada. Como somos ambiciosos e queremos cada vez mais prestigiar a nossa terra, convidamos, para participar nesta nossa festa, os amigos do Vitória de Guimarães, vencedor da 1.ª edição, Rio Ave, e União de Coimbra. Os quatro jogos decorreram com grande cordialidade e em sã competição e outra coisa não seria de esperar, pois o que mais conta nestes encontros de veteranos é o convívio e não a competição. Quero agradecer a todos os participantes, pela maneira como se envolveram neste evento, contribuindo para o seu sucesso, aos nossos patrocinadores, ao OFC Antime, e à Câmara Municipal de Fafe, pois sem eles a realização dum evento desta natureza, não seria possível. Caiu assim o pano sobre a 2.ª edição, com a promessa de que para o ano cá estaremos para a 3.ª edição, procurando, se possível, fazer mais e melhor”, conclui o presidente da UDF", concluiu.

Veja todas as fotos do Torneio:   AQUI
.

Sem comentários: