.

.
.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

5 perguntas a: Pedro Veloso, responsável pelo site da A. Futsal Fafe

Reportagem e foto: João Carlos Lopes 

“Achei que em Fafe esta modalidade tinha e tem imenso potencial” 



Chama-se Pedro Veloso e tem apenas 23 anos mas uma grande paixão pelo Futsal, modalidade que tem ajudado a consolidar em Fafe através do seu trabalho de apoio e divulgação junto da Associação de Futsal de Fafe, nomeadamente no apoio logístico no terreno e através do site www.futsalfafe.com . Este jovem estudante que está a fazer o Mestrado em Bioengenharia, na Universidade do Minho, capricha no seus trabalhos em prol da AFF que muito lhe deve pelo crescimento do interesse pelo Futsal em Fafe. Desde textos promocionais, a reportagens escritas, fotográficas e até filmadas, Pedro Veloso procura meter um cunho pessoal em cada coisa que faz para a modalidade, procurando cativar cada vez mais adeptos de uma modalidade que muito tem crescido a nível nacional e que tem em Fafe um campeonato “sui geniris” e muito competitivo. Foi a este “miúdo” cheio de boas ideias e empreendedor, que pode passar despercebido na bancada, mas faz um trabalho reconhecidamente louvável a todos os níveis, que fizemos as cinco perguntas desta rubrica. 


1 -Desde quando se interessou pelo Futsal? 

Sempre achei o futsal uma modalidade que promove mais a técnica, um maior contacto com a bola e talvez por isso sempre tenha sido uma modalidade que tenha despertado em mim bastante interesse e curiosidade desde pequeno. 

O meu interesse sobre o futsal praticado em Fafe, nomeadamente nas provas organizadas pela Associação de Futsal de Fafe, surgiu em 2009. Na altura o meu pai, que já fazia parte da associação, disse para ir com ele assistir a uns jogos. Eu fui, vi e gostei! Achei que em Fafe esta modalidade tinha e tem imenso potencial, mesmo falando ao nível amador, como é o caso. Desde então que é raro não me deslocar aos pavilhões, aos fins-de-semana, para assistir aos jogos. Faço-o com gosto. Isto tornou-se viciante! 

2 -Tem noção que desempenha um papel importante na divulgação da modalidade em Fafe? 

Na divulgação do futsal em Fafe, provavelmente, poderei desempenhar, esforço-me para que as coisas sejam feitas e bem feitas para que as pessoas se interessem pela modalidade. No entanto nem sempre tive a noção da importância e responsabilidade que a divulgação requer. Nos primeiros tempos, quando tive a ideia de construir o site “futsalfafe.com”, nunca me passou pela cabeça que isto se tornasse uma plataforma com a importância que tem hoje. Apercebi-me desse crescimento e necessidade em evoluir e desde então tento sempre fazer mais e melhor tanto ao nível da informação como o da promoção da modalidade e respectiva instituição que represento. O objectivo primário foi, é e será sempre ode promovera modalidade, os inúmeros talentos futsalísticos que temos na nossa terra e informar os apaixonados pela modalidade de que aqui em Fafe temos um campeonato bem organizado e cada vez melhor, em tudo. O site, penso que transmite isso e agradeço a todos aqueles que contribuíram/contribuem para o seu crescimento dia após dia. Por vezes não é fácil gerir as coisas até porque os estudos ocupam-me cada vez mais tempo, mas com vontade e organização tudo se faz. 

3 -Como classifica o Campeonato da Associação de Futsal de Fafe, a liga de Futsal Viagens Fafetur? 

O campeonato da AFF, este ano denominado Liga de Futsal Viagens Fafetur, é um campeonato que tem vindo a crescer cada vez mais, época após época. Nele estão diversos atletas com imenso valor, uns mais jovens com imenso potencial, outros mais experientes e que evidenciam grande qualidade e classe. É uma liga em que o grau de dificuldade aumenta muito a cada ano que passa, com imensos jogos e uma competitividade verdadeiramente incrível. Apesar de ser exclusivamente amador todos os atletas inscritos encaram isto de uma forma muito séria, o que proporciona aos aficionados que se deslocam todos os fins-de-semana aos pavilhões concelhios, presenciarem grandes jogos. 

Todos os anos temos equipas novas e cada vez mais interessados em participar nas provas organizadas pela AFF. É um facto que nos deixa muito satisfeitos e nos motiva para continuar a trabalhar mais e melhor, mantendo sempre aquela humildade que caracteriza o nosso método de trabalho. 

4 -Acha que os jogos têm tido público suficiente, ou vai aumentar conforme se aproximam os jogos decisivos? 

Na esmagadora maioria dos jogos, há uma boa quantidade de público a assistir aos jogos. Tendo em conta que as jornadas se disputam nas noites de Sexta-Feira e Sábado, é normal que por vezes haja jogos que há menos público a assistir, mas ainda assim é raro isso acontecer. 

Mas claro que é completamente normal que à medida que o campeonato avance, a exigência seja maior e a qualidade dos jogos seja crescente. Como consequência, é normal que essas partidas atraiam maior número de espectadores. É como acontece nos clássicos dos diversos campeonatos de futebol por todo os Mundo, é perfeitamente natural que assim seja. 

5 -Considera que de todas as equipas do Campeonato se retiraria uma boa equipa de seniores para Futsal federado? 

Sem dúvida alguma! Como referi acima, o campeonato tem imensos talentos futsalísticos acima da média. Uns mais jovens, outros mais experientes…! Seria uma mistura que poderia ter grande sucesso nos campeonatos federados. Já ouvi até opiniões de pessoas que não são de Fafe que no nosso concelho existem muitos e grandes valores e que com facilidade se poderia trabalhar uma equipa capaz de grandes feitos tanto a nível distrital como a nível de uma hipotética divisão nacional secundária.
.

Sem comentários: