.

.
.

sábado, 18 de maio de 2013

Andebol - 1.ª Div. Nac.: AC Fafe, 33 - AA Avanca, 30




Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes  


Permanência garantida com casa cheia 

- Adeus emocionado de Luís Nunes e Pedro Sousa 

- “Treinador só não fica se não quiser” 

O Andebol Clube de Fafe garantiu a permanência na 1.ª Divisão Nacional pela segunda época consecutiva ao vencer na penúltima jornada a formação do Avanca por 33-30. O jogo ficou marcado pelas despedidas emocionadas de Luís Nunes e de Pedro Sousa que resolveram por um ponto final na sua ligação com o ACF. Se Nunes ainda pondera jogar desde que seja perto da família Já Sousa entende que chegou o momento de abandonar. No pavilhão estavam tarjas afixadas a agradecer aos dois jogadores por aquilo que deram ao clube. 

Para esta partida decisiva o Pavilhão registou uma grande moldura humana na sua maioria as mesmas pessoas que gostam de andebol e que compareceram em praticamente todos os jogos ao longo do ano. 

Foi uma partida muito emocional para os fafenses quer para os que estavam a jogar quer para os que estavam fora do pavilhão e entre eles estava outro homem que muito deu ao andebol Clube de Fafe, Luís Ferreira, sendo visível o abraço sentido que deu no final da partida a Luís Nunes, seu companheiro de muitas e muitas jornadas ao longo de mais de duas décadas de andebol. 

A primeira parte do jogo terminou com a vantagem do ACF por 21-16, sendo certo que esteve sempre na frente do marcador (3-2, 5m; 7-6, 10m; 10-8; 15m; 14-11, 20m; 17-13-25m e 21-16, 30m). 

Na primeira parte Luís Nunes esteve de mão quente e apontou sete golos o mesmo sucedeu a Pedro Peneda que apontou seis. Eduardo Sampaio (4), Armando Pinto (1), Cláudio Mota (1), Mário Pereira (1) e João Afonso (1). 

No início da segunda parte fruto de uma defesa agressiva e assertiva do Avanca, os fafenses estiveram sem marcar durante nove minutos, o que permitiu ao Avanca aproximar-se no marcador reduzindo para 21-20. Contudo Pedro Peneda quebrou o enguiço e marcou ao o ACF (22-20). Depois, Eduardo Sampaio e Novamente Peneda levaram o marcador até 24-20. O ACF chegou a ter quatro golos de vantagem, 26-22 mas aos 20 minutos da segunda parte o Avanca voltou a aproximar-se (27-26). Mas um dia em grande de Peneda com mais dois golos e mais um golo de Armando Pinto (30-26, aos 24 minutos), voltaram a dar alguma tranquilidade à equipa perante um Avanca que nunca baixou a guarda e veio a Fafe tentar estragar a festa da manutenção, uma vez que jogava sem pressão e já tinha um lugar na 1.ª Divisão garantido para a próxima época. 

Nos últimos quatro minutos foram marcados mais seis golos, três para cada equipa, sendo os do ACF marcados por Armando Pinto (2) e Cláudio Mota. 

No segundo tempo o marcador marchou da seguinte forma: 21-19, 35m; 22-20, 40m; 26-22, 45m; 27-25, 50m; 30-26, 55m; 33-30, 60m). 

Na contabilidade geral o ACF teve uma eficácia de quase 50% na linha dos nove metros (16 golos em 33 remates), não foi tão eficaz na linha de seis metros (nove golos em 14 remates) mas conseguiu sê-lo no contra-ataque, não tendo falhado nenhum (marcou 6 em 6. Já nos livres de sete metros marcou metade dos quatro que dispôs. 

A baliza foi dividida entre Miguel Marinho e Pedro Sousa. O primeiro defendeu dois remates em 18 efectuados e o segundo defendeu 7 em 21, com eficácias de 11 e 33% respectivamente. 

No final houve festa no Pavilhão, com os jogadores a comemorarem a manutenção juntamente com a equipa técnica liderada por Nuno Santos que fez aqui um bom trabalho com muitos jogadores novos da formação a quem deu muitos minutos de jogo ao longo da época e tem muito mérito na forma como consegue esta manutenção, sendo verdade que os principais obreiros são sempre os jogadores. 

Ainda falta uma partida para terminar a temporada, contra o Madeira SAD onde os fafenses se vão deslocar. Ainda que o treinador Nuno Santos tenha dito no final que ainda não foi convidado para continuar, o presidente do Clube, Artur Magalhães, disse que ele só não fica se não quiser. 



Jogo realizado no Pavilhão Municipal de Desportos, em Fafe. 

Árbitros: Pedro Fontes e Fernando Rodrigues 

AC FAFE: Miguel Marinho e Pedro Sousa; Armando Pinto (5), Cláudio Mota (2), Luís Nunes (8), Eduardo Sampaio (6), Luís Gonçalves, Mário Pereira (1), Pedro Peneda (10), João Afonso (1) e Nuno Lobo. Treinador, Nuno Santos. 

AA AVANCA: Luís Silva e Fábio Magalhães; José Silva (1), Nuno Carvalho (5), Duarte Carregueiro (2), Alberto Silva, João Vilar (9), José Oliveira (1), Marco Ferreira (3), Yoel Cuni Morales (5), Diogo Taboada (4) e Nuno. Ferreira. Treinador, Luís Santos. 

.

Sem comentários: