.

.
.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

5 perguntas a Vera Gonçalves

Texto: João Carlos Lopes/ Foto: DR

"O Futsal é um jogo mais bonito e com mais ritmo"

Vera Gonçalves tirou a licenciatura em Desporto e Lazer e experimentou vários desportos mas vive o desporto com paixão e muita entrega. Aos 29 anos já praticou vários desportos, entre os quais o atletismo, mas a nível federado só Futebol de onze e Futsal, onde ocupa uma posição específica, guarda-redes. Em torneios já representou mais de uma dezena de equipas, tendo vencido muitos deles. Já a nível federado jogou em quatro clubes: o CD Vinhós (1999 a 2008); ACR Sequiade (2008/2009); FC Felgueiras (2009/2010); GCR Nun’ Álvares (2011 a 2013). Além disso colabora em sites de futsal e até há bem pouco tempo era ela quem fazia a divulgação da modalidade do Grupo Nun’Álvares, revelando-se uma trabalhadora incansável em prol da modalidade e uma acérrima defensora do desporto feminino, nomeadamente na reclamação de igualdade de direitos para as mulheres no desporto. É também uma das grandes divulgadoras de tudo o que se passa na sua freguesia, Vinhós. 



1 - Como surgiu a sua paixão pelo desporto?

Desde pequena sempre lidei de perto com o desporto, pois o meu pai e tios praticaram atletismo e futebol 11. As brincadeiras com os/as meus/minhas amigos/as de infância tinham bem presente o exercício físico, pois passavam a maior parte das vezes por jogos que envolviam corrida, jogos com bola, saltos com corda/elástico, andar de bicicleta, entre outros. Tudo isto fez com que a minha relação com o desporto aparecesse sem ter de praticar uma modalidade específica e organizada. Claro que cheguei a uma idade e senti necessidade de experimentar e foi o que fiz com 14 anos experimentei futebol 11, mas as leis federativas não permitiam que jogasse, só com 16 anos é que comecei e ao longo dos anos na modalidade a paixão foi aumentando, mas também existem momentos que precisamos de pausas pois muitas vezes diz-se “quem corre por gosto não cansa”, mas eu não concordo! O facto de vivermos com demasiada intensidade a prática de uma modalidade todas as épocas faz com que necessitemos de desacelerar um pouco para voltar a recarregar baterias e acelerar novamente! Para além disso tirei a licenciatura em Desporto e Lazer onde experimentei vários desportos, mas mesmo assim o gosto pelo jogo colectivo com a bola nos pés manteve-se até hoje e cá ando, contudo também gosto de outros desportos individuais e nunca se sabe o que o futuro nos reserva!

2 - Porquê o futebol e posteriormente o futsal?

Bem, joguei 9 anos no CD Vinhós e após o futebol feminino ter terminado no clube as opções para ficar a jogar no concelho de Fafe seriam o futsal (popular e federado) ou futebol 11 (GCD Armil – 1º e único ano da equipa na modalidade), porém surgiram propostas para jogar fora do concelho e decidi aceitar o desafio e manter-me no futebol 11. Após essas duas épocas a jogar noutras cidades surgiu a proposta para ingressar no futsal no GCR Nun’ Álvares e como já havia jogado futsal em torneios optei por aceitar mais uma vez o desafio, pois seria menos dispendioso para mim, voltaria a reencontrar colegas que jogaram futebol 11 no CD Vinhós e talvez me conseguisse adaptar bem à modalidade. Foi o que aconteceu e decidi ficar pelo futsal e posso dizer que entre as vertentes de futebol 7, futebol 11 e futsal, prefiro a última, pois é um jogo com mais ritmo e mais bonito para quem assiste, para não falar que na altura a competição no futebol 11 estava a precisar de ser reestruturada, pois os níveis de competitividade eram escassos.

3 - As mulheres estão a interessar-se mais pelo desporto?

Penso que as mulheres sempre se interessaram pelo desporto, porém nem sempre tiveram oportunidade de praticar uma modalidade. Atualmente existe maior oferta nas diversas modalidades, mas os apoios/incentivos não são os melhores para que leve/haja mais raparigas/mulheres a experimentar/praticar uma modalidade. Aquelas que praticam modalidades com organização competitiva lutam para que o desporto feminino chegue o mais longe possível, mas nem sempre é fácil, porque pelo caminho há muitos obstáculos a contornar, acarretando estes um esforço por parte de todos que lutam pelo desporto feminino em qualquer modalidade!

4 - As escolas estão a desempenhar bem o seu papel no desporto?

As escolas são o veículo para incutir a prática desportiva e têm um papel ativo através do desporto escolar, porém os apoios são escassos o que é uma pena pois a formação é a base de suporte para os clubes. Em Fafe, no que toca ao futsal feminino há uma aposta no desporto escolar e todas as escolas dos 2.º e 3.º ciclos do concelho participam, mas isso deve-se à insistência dos/as Prof. de Educação Física que batalham por incutir a prática desde jovens e a maior parte das vezes com poucos recursos disponíveis.


5 - Fafe tem os meios necessários para cativar as mulheres para o desporto?

Fafe tem ofertas em algumas modalidades para as mulheres, porém os apoios/incentivos quando se fala em modalidades federadas são escassos e se existe igualdade de direitos esta tem de existir para o género masculino e feminino e para as modalidades existentes também.A rapariga/mulher é empenhada e quando gosta da modalidade dá tudo e penso que quem tem oportunidade de treinar uma atleta do sexo feminino sabe bem do que falo!
.

Sem comentários: