.

.
.

domingo, 9 de junho de 2013

Final da Taça AF Braga: Vieira SC bateu o Arões SC por 2-0

Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes 

Gala e Café não estavam na ementa aronense  

O Arões SC não perdeu por 2-0 na Final da Taça Taça AF de Braga, mas deixou o Estádio D. Afonso Henriques de cabeça erguida por tudo aquilo que fez nesta competição, incluindo esta final. Não foi por falta de apoio que os aronenses não venceram pois a freguesia e o concelho de Fafe responderam afirmativamente à chamada e a mancha verde de apoio ao Arões era muito superior à amarela do Vieira SC.   

A formação orientada por Miguel Paredes foi surpreendida por uma entrada muito forte dos vieirenses que conseguiram marcar cedo no jogo, aos 19 minutos, através de Gala que apareceu na área a encostar. Antes disso já Paulo Jorge tinha voado por duas vezes, aos três e quatro minutos, com duas portentosas defesas para evitar golos do Vieira.

O Viera estava a fazer as marcações muito rápidas com pressão alta, o que impedia que os aronenses pensassem o jogo como pretendiam.

Aos 11 minutos, na sequência de um lançamento de linha lateral de Zezinho, que saem sempre longos e para o interior da área, Bruno Cunha, em boa posição, atirou ao lado.

Aos 23 minutos ainda o Vieira estava com o gás todo, principalmente através de Nelsinho, sempre muito difícil de marcar, e a avançar sem medo no um para um obrigando os fafenses a trabalho redobrado.

Aos 30 minutos Tiago Costa meteu a bola na área, onde Raimundo dominou com o peito e depois, à saída do guardião Hugo Ferreira acabou a atirar por cima.

Seis minutos depois foi Fernandes a ganhar uma bola à entrada da área e a rematar por cima. Mais um minuto e Bruno Cunha, em jeito, atirou ao lado da baliza vieirense.

Numa altura que o Arões estava a conseguir sacudir a pressão do Viera e já com o intervalo á vista, Nelsinho teve uma incursão pela esquerda do seu ataque e quando ia a cruzar a bola foi ao braço de Fernando Beijinhos e o árbitro assinalou de pronto grande penalidade. Chamado à conversão, Café bateu forte sem hipótese para Paulo Jorge.

O intervalo chegou com uma desvantagem demasiado penalizadora para o Arões.

Na segunda parte a equipa de Miguel Paredes partiu para cima do adversário mas só aos 55 minutos surgiu um boa ocasião de golo. Bruno Cunha cruzou para a área e Óscar, Cabeça, atirou ao lado.

Respondeu o Vieira com café a rematar solto na área depois de um cruzamento vindo da esquerda do seu ataque, falhando o alvo por pouco.

Voltou a rematar o Arões, novamente, por Óscar, agora de fora da área com a bola a sair á figura de Hugo Ferreira.

Aos 60 minutos o Arões protagonizou a melhor jogada do jogo. Ismael apareceu na esquerda a cruzar para o primeiro poste onde Raimundo cabeceou como mandam as regras, de cima para baixo, mas viu Hugo Ferreira fazer uma grande defesa.

Aos 72 minutos o Arões ganhou uma bola a meio campo mas depois, em superioridade, não tirou o devido proveito do contra-ataque.

Dois minutos depois, Raimundo, praticamente na quina da pequena área, em pontapé de bicicleta, atitou ao poste da baliza do Vieira. A sorte não queria nada com os fafenses neste jogo.

O Arões exercia pressão a toda a largura do terreno na tentativa de ganhar a bola para chegar ao golo e de quando em vez sofria um calafrio, com o que ocorreu aos 78 minutos, em que Carneiro na área atirou ao lado.

Até final a equipa aronense procurou insistentemente o golo mas ele não apareceu e foi mesmo o Vieira SC a fazer a festa da conquista da Taça, troféu em que, com esta, já inscreveu o nome por cinco vezes.

O Vieira resolveu o jogo ainda na primeira parte e na segunda mostrou maturidade suficiente para negar os intentos ao Arões que merecia no mínimo o golo de honra, por tudo aquilo que fez ainda no final da primeira parte e em todo o segundo tempo.     
   
Jogo realizado no estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Árbitro: Fernando Cunha, auxiliado por Jsoé Ribeiro e Valdemar Maia.

VIEIRA SC: Hugo Ferreira; Neno, Hélio, Paulinho, Luca (Zé Miguel, 77), Bruno, Gala (Carneiro, 70), Costa, Café, Pedro José e Nelsinho (Bié, 85). Treinador, Roger Bastos.

ARÕES SC: Paulo Jorge; Tiago Costa (Brinca, 81), Óscar, Fernando Beijinhos, Ricardo Costa, Zezinho, Bruno Cunha, Fernandes (Gijo, 59), Ismael, Ângelo (André, 66) e Raimundo.

MARCADOR: Gala, 19 e Café, 41 (g.p).


DISCIPLINA: Ricardo Costa, 3; Zezinho, 90 e Carneiro, 93.
.

Sem comentários: