.

.
.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Natação: Participações honrosas nos Meetings de Coimbra e de S. João

Redacção 

Beatriz Meireles bateu três recordes pessoais 

A Associação Desportiva de Fafe – Natação, dando continuidade ao percurso de preparação dos seus nadadores com vista aos Campeonatos Nacionais Absolutos, participou com um grupo restrito de nadadores no VI Meeting Cidade de Coimbra (25 e 26 de Maio 2013) e no 1.º Torneio Internacional S. João – Cidade do Porto (8 e 9 de Junho 2013). Neste contexto os objectivos da participação dos nadadores fafenses eram: i) melhoria das marcas pessoais; ii) participar em eventos cujo nível desportivo é de elevada qualidade e com presença de nadadores estrangeiros; iii) dar seguimento ao plano de preparação desportivo e formação dos jovens nadadores fafenses.

No VI Meeting Cidade de Coimbra, prova com larga tradição na esfera da natação em Portugal contou com a presença de 273 atletas num total de 51 Clubes. Neste evento competiram pela ADF-Natação Beatriz Meireles, Inês Bastos e Paulo Magalhães. A nadadora Beatriz Meireles inscrita no seu estilo de eleição (Costas) cumpriu na plenitude e com brio todos os objectivos a que se tinha proposto. Apesar da realização de tempos modestos nas eliminatórias nos períodos da manhã, a conseguir com grande qualidade impor-se nas Finais B durante a tarde com 3 recordes pessoais: 50 Costas (32.93 – 3º Lugar), 100 Costas (1:11,51 – 5º Lugar) e 200 Costas (2:34,44 – 3º Lugar. Analisando estes resultados na sua globalidade em função do escalão/ano de nascimento (júnior/98) e da sua filiação desportiva (Associação de Natação do Norte de Portugal), constatamos que, para além da melhoria de todas as suas marcas pessoais, a nadadora fafense na prova dos 50 e 200 Costas em termos de resultados foi 3ª da sua idade e 1ª da sua Associação, com idêntica analogia na prova dos 100 Costas (4ª nível Nacional e 1ª da Associação). 

Paulo Magalhães também inscrito nos 50 e 100 Costas, a cumprir de certo modo os objectivos a que se propunha, no plano desportivo pessoal com performances próximas das suas melhores marcas, neste período de menor fulgor físico dada a especificidade do ciclo de treino em que se encontra. Por fim a Inês Bastos, que participou no estilo de Bruços, apresentou-se aquém daquilo a que nos habituou com prestações bastantes modestas e com alguma inércia relativamente ao facto de competir com algumas adversárias de maior dimensão da natação nacional.

No passado fim-de-semana decorreu o 1.º Torneio Internacional S. João – Cidade do Porto, evento que veio substituir o saudoso Meeting Internacional do Porto que contava já com 30 edições. Nesta prova que decorre ao ar livre, estiveram reunidas durante certos períodos do dia condições meteorológicas muito severas, que de certo modo prejudicou a obtenção de outro tipo de resultados por parte da maioria dos atletas presentes. Assim neste meeting de “cara renovada” estiveram presentes 358 nadadores distribuídos por 40 clubes provenientes de Itália, França, Grã-Bretanha, República Checa e Portugal. Neste evento competiram pela ADF Natação Beatriz Meireles, Paulo Magalhães e Natália Cunha. Se considerarmos as condições adversas no que se refere as baixas temperaturas e aos períodos de chuva constante, o estilo Costas é de facto de todos os estilos o mais prejudicado nas provas ao ar livre, pelo anteriormente referido, mas também pela ausência de referências visuais de quem nada em posição dorsal.

No seguimento das prestações de grande nível no meeting de Coimbra, Beatriz Meireles voltou a demostrar elevada consistência desportiva durante o último fim-de-semana: 50 Costas (32.90 – 6º Lugar), 100 Costas (1:13,31 – 12º Lugar) e 200 Costas (2:34,45 – 9º Lugar). Após cuidada análise e tendo em conta o escalão/ano de nascimento e base de filiação desportiva, constatamos que a nadadora fafense na prova dos 50 Costas e com o respectivo tempo obtido a destacar-se como 3ª melhor Portuguesa na prova e a melhor da sua Associação; nos 200 Costas a ficar a um lugar do apuramento directo para a Final A (preenchida com 5 nadadoras estrangeiras), ainda assim a ser a 3ª melhor portuguesa nas eliminatórias. Paulo Magalhães, também esteve presente em 3 provas (50, 100 e 200 Costas), com prestações próximas das suas melhores marcas, continuando a trabalhar para o objectivo máximo da presente época, o Campeonato Nacional em Absolutos. Por fim uma palavra para a nadadora Natália Cunha, que fez o seu “baptismo” em provas desta magnitude e assim teve oportunidade de ver e aprender com as melhores referências da natação a nível nacional. O evento que se segue é o XV Torneio Cidade de Fafe no dia 22 de Junho com realização na Piscina Municipal de Fafe, do qual endereçamos desde já o nosso convite a todos aqueles que queiram vi assistir e fazer parte desta festa maior da natação no Concelho de Fafe. 

.

Sem comentários: