.

.
.

sábado, 24 de agosto de 2013

Juniores da AD Fafe prometem muito trabalho



Texto e foto: João Carlos Lopes 

Uma equipa em reconstrução 

Os juniores A da AD Fafe estão de volta à competição que se iniciará no fim-de-semana de 30/31 de Agosto, com a equipa da AD Fafe a ter uma deslocação ao terreno do Merelinense na primeira jornada. O primeiro jogo em casa será na semana seguinte com a recepção ao Gil Vicente, segue-se nova deslocação ao terreno do Famalicão e recepção aos Amigos de Urgeses. Quatro jogos que prometem um início nada fácil para a equipa de Ivo Castro, treinador que conseguiu a manutenção neste escalão na época passada e que tem o mesmo objectivo para a temporada 2013/2014. Para já, para além de muitos jogos-treino, fez o seu jogo de apresentação frente ao Moreirense, tendo perdido por 2-1, mas isso para já é irrelevante face ao campeonato difícil que aí vem.  

O Fafe vai ter como adversários neste escalão e na Série A do nacional da 2.ª Divisão em Juniores, as equipas do Gil Vicente, Famalicão, Freamunde, Vianense, Desportivo das Aves, Trofense, Amigos de Urgeses e Vitorino de Piães. 

Falamos com o técnico Ivo Castro que além de treinador de Juniores é coordenador de toda a formação da AD Fafe, o qual referiu que “os objectivos na formação do Fafe enquanto os escalões inferiores não estiverem num nível que nós desejamos que serão os campeonatos nacionais, o objectivo dos juniores passará sempre pela manutenção. Quando os mais novos chegarem a uma maturação e a um nível de exigência maior, aí sim, podemos aspirar a algo mais”. 
Ivo Castro (esq.) e Nuno Alves
Equipa técnica dos Juniores da AD Fafe

Confrontado com a fuga dos melhores jogadores para outros clubes antes de chegarem aos juniores, o treinador dos juniores fafenses diz afinar pelo mesmo diapasão de Agostinho Bento, em declarações dadas precisamente ao nosso jornal quando dizia que a qualidade da maioria dos jogadores não é melhor porque entretanto, devido a essas saídas, ficou amputada de alguns bons valores. “Há equipas com melhor poder financeiro e com outras condições que talvez ainda não tenhamos que conseguem absorver os nossos melhores talentos, principalmente em escalões mais baixos, até Iniciados e por vezes Juvenis. Nós conseguimos construir boas equipas, um pouco devido ao nosso trabalho de construir as equipas e não as individualidades e penso que vamos atingindo bons níveis. Mas é verdade que nos retiram muitos desses talentos. Outra verdade é que a maior parte desses jogadores não conseguem vingar nesses clubes para onde vão e a prova está que muitas vezes no escalão de juniores acabamos por receber alguns desses atletas que estiveram anos fora mas que regressam com modelos de jogo com características completamente diferentes do nosso”, referiu o jovem técnico. 

Sobre o plantel desta temporada esclarece que “há entre 65 a 70 por cento de atletas novos no escalão de juniores e principalmente em campeonatos nacionais porque surge a universidade e os atletas optam pelos estudos em detrimento do futebol, opção que compreendemos perfeitamente. Acabamos por perder também atletas com lesões mas mantemos um plantel com quase 90 por cento de jogadores que já faziam parte do Clube”. 

Sobre a falta de experiência a este nível dessa percentagem de atletas atrás referidos comentou: “vai ser necessário um trabalho de base, uma mentalidade diferente neste campeonato que é mais exigente e umas condições que a AD Fafe está a trabalhar para as ter. Vamos ver o que aí vem. Pelo sorteio não vai ser um início de campeonato fácil pois apanhamos logo equipas que normalmente lutam pela subida mas vamos tentar fazer o melhor pois estamos a trabalhar para isso”. 

Sobre aquilo que esta equipa pode fazer na presente temporada foi peremptório, “para já só podemos dar garantias de muito trabalho, o que de resto prometemos. No restante vamos ver o que conseguimos fazer jogo a jogo”. 

Ivo Castro referiu ainda outro aspecto. “Será fundamental conseguir vencer o máximo de jogos em casa. Foi uma falha que ocorreu na época passada e um dos aspectos menos conseguidos pelo que vamos tentar melhorar nesse capítulo”.

De referir que a equipa de juniores da AD Fafe tem feito bastantes jogos de pré-temporada cujo principal objectivo é saber o estado físico e mental dos atletas para escolher o melhor onze possível para iniciar a temporada. Os jogos têm sido exigentes e a rodagem dos jogadores tem permitido ao técnico tirar as notas necessárias até porque, há jogadores no plantel que podem fazer mais que uma posição dentro de campo. 

PLANTEL PARA A ÉPOCA 2013/14

GUARDA-REDES: Fred, Luís e André. 

DEFESAS: Rafa, Pião, Fonseca, Samu, Miguel, Sérgio, Rui Costa, Zé Carlos

MÉDIOS: Carvalho, Gualter, Silva, Frederico, Morais, Ruizinho e Ruben.

AVANÇADOS Marcelo, Zé Miguel, Zé Pedro, Castanha, 

Jorge, Cláudio e Camará.

TREINADOR: Ivo Castro 

TREINADOR-ADJUNTO: Nuno Alves

DIRIGENTE: Joaquim Leite
.

Sem comentários: