.

.
.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

BTT - DHI Penha: Nuno Machado e Diogo Pinto venceram

Texto e fotos: ACM 

Fafenses desceram à campeões 

Nuno Machado (RG – Centro Óptico de Fafe), em elites, foi o grande vencedor do 4º BTT DHI Penha, a sexta prova do Campeonato Regional do Minho de DHI – Reclamos Vitória. Numa prova que voltou a contar com mais de uma centena de pilotos os restantes vencedores foram Filipa Peres (femininos), Gil Marques (juniores), Ricardo Soares (veteranos A), Antero Oliveira (veteranos B), Diogo Pinto (cadetes), Nelson Ferreira (promoção) e a Associação Desportiva Jorge Antunes (equipas).

Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela ImaExtreme, a prova teve início junto ao Mini Golfe da Penha, numa pista de Down Hill onde se destaca a paisagem verdejante, fortemente pontuada pela imponência do granito e recantos singulares.

A alteração das condições climatéricas da manhã para a tarde foi determinante no desempenho dos pilotos, tendo os treinos sido realizados com a pista seca e a competição com chuva, obrigando os atletas a redobrarem a atenção e os cuidados.

Apesar da chuva, foi muito o público que assistiu ao vivo ao espetáculo do Down Hill realizado numa belíssima pista preparada na montanha da Penha, local com excelentes condições para a prática de diversas vertentes do ciclismo e que se assume como o pulmão de Guimarães, com 60 hectares de área verde preservada, grutas, ermidas, miradouros, monumentos e um parque de campismo.

Nuno Machado (RG – Centro Óptico de Fafe) obteve novo triunfo na categoria de elites, resultado que lhe permite cimentar a liderança do Campeonato do Minho, relegando para a segunda posição João Peres (BTT Valongo/Longusbike) e para a terceira Paulo Santos (M.C. Felgueiras/Lusquiñhos Team).

Em femininos Filipa Peres (BTT Valongo/Longusbike) não deixou os seus créditos por “descidas alheias” e voltou a vencer, revalidando com a vitória na Penha o título de Campeão Regional do Minho. Na segunda posição ficou Ilda Pereira (BTT Torcatense DH Team) e na terceira a espanhola Camen Veiga (Rumblebikes C.C.).

No escalão de juniores, Gil Marques (Famalicense Atlético Clube) foi o vencedor e ao triunfo no seu escalão juntou o de melhor tempo absoluto da pista da Penha, 2:02.235, enquanto Emanuel Sousa (M.C. Felgueiras/Lusquinhos Team) voltou a ser segundo classificado e Rui Teixeira (RG – Centro Óptico de Fafe) o terceiro.

Ricardo Soares (A.D. Jorge Antunes) apresentou-se na Penha já com o titulo de Campeão do Minho renovado no escalão de veteranos A, mas, ainda assim, somou nova vitória, deixando Jorge Afonseca (Motor Clube de Felgueiras / Lusquinhos Team) no segundo lugar e Rui Silva (RG – Centro Óptico de Fafe) no terceiro.

Em Veteranos B e C, Antero Oliveira (A.D. Jorge Antunes) alcançou a a primeira vitória no regional minhoto, tendo José Carneiro (Famalicense Atlético Clube) ficando pelo segundo lugar e Joaquim Dias (Motor Clube de Felgueiras / Lusquiñhos Team) pelo terceiro.

No escalão de cadetes, Diogo Pinto (RG – Centro Óptico de Fafe) está imparável no Campeonato Regional do Minho de DHI – Reclamos Vitória. Apesar de ter assegurada a vitória final na competição, venceu a prova da Penha deixando Raul Rodrigues (A.D. Jorge Antunes) e Luís Costa (RG – Centro Óptico de Fafe) nas posições seguintes do pódio. Na promoção venceu Nelson Ferreira, à frente de Vítor Martins e de Hugo Alves.

Coletivamente a vitória no 4.º BTT DHI da Penha foi da formação Associação Desportiva Jorge Antunes, tendo os Restauradores da Granja Centro Óptico de Fafe ficado em segundo e em terceiro o Famalicense Atlético Clube.

Sem comentários: