.

.
.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Andebol: Luís Nunes começa a dar cartas em Belém

Texto: João Carlos Lopes/Publicado no Jornal Notícias de Fafe 

Foto: João Lobato Câncio

"O Belenenses é uma equipa com carisma e com adeptos ferrenhos"

Luís Nunes é um nome incontornável do andebol fafense. Já representou o AC Fafe, o ABC e o Benfica, tendo sido campeão nacional nestes dois últimos Clubes. Na época passada fez a sua despedida do AC Fafe, que ajudou a chegar à Primeira Divisão e consolidar nesse escalão. Com a família a viver em Lisboa onde se deslocava com frequência, o lateral esquerdo pensou ter terminado a carreira mas surgiu a proposta do Belenenses, um dos históricos do andebol Nacional e aceitou entrar no projecto de renovação que a equipa estava a fazer. Depois de algumas dificuldades na adaptação a uma nova realidade está a começar a aproximar-se da sua melhor forma como provam os 17 golos nos dois últimos jogos com Sporting (10) e Benfica (7). Notícias de Fafe falou com este fafense que agora dá cartas em Belém e apesar dos seus 34 anos ainda tem muito para dar ao andebol nacional. 


NF - Como se deu a sua adaptação ao Belenenses?

LN - De início a adaptação foi um pouco difícil, ainda não estava em mim sem o símbolo do AC Fafe no meu peito. Sempre pensei que o adeus ao Fafe seria também o meu adeus à modalidade. Foram tempos muito difíceis e no momento em que entrei no balneário do Belenenses apenas conhecia dois ou três jogadores. Pensei para mim: o que estou aqui a fazer? Confesso que por vezes senti, e ainda sinto, como é óbvio, saudades do AC Fafe e todos sabem no balneário o meu amor pelo Fafe, mas tenho que ser sincero e dizer que o Belenenses me conquistou. É uma equipa com carisma e com adeptos ferrenhos, mas o principal é o ambiente que se vive no balneário pois é fundamental. Posso arriscar dizer que tenho dos melhores balneários da minha carreira coadjuvado por um treinador que sabe muito bem lidar com o atleta e com as suas necessidades.


NF - Facilitou ter encontrado alguns companheiros dos tempos do Benfica?

LN - O João Lopes e o Rui Silva, meus antigos colegas no Benfica, chegaram mais tarde. Primeiro foi o Rui já depois da pré-época ter começado e o João Lopes já com a época a decorrer. Facilita sempre quando estamos junto de pessoas que já conhecemos mas, no geral, todos os atletas me ajudaram na integração, alias foi até com alguns mais "desconhecidos" e muito mais novos que criei uma relação excelente logo no início, e foi com muita pena que vimos partir recentemente um grande jogador para França à procura de uma vida melhor, Pedro Delgado, um excelente amigo com quem muito convivemos. Para ele um grande abraço e obrigado por tudo.


NF - Nos últimos jogos, nomeadamente contra o Sporting e o Benfica marcou 17 golos. Já está ao seu melhor nível?

LN - Nos primeiros jogos, o rendimento foi bastante mau, estava em baixo de forma e a conhecer os colegas de equipa. Não nos podemos esquecer que a equipa foi feita bastante tarde e já com o selo de alguns que era candidata à descida. Neste momento, estamos em 7.º lugar e não fossem alguns resultados imerecidos estaríamos bem melhor mas, assim já não é mau. Em relação a mim tenho vindo a subir de rendimento pois o trabalho realizado foi nesse sentido e sempre tive o apoio do Professor Alvarez. As coisas podiam não correr bem mas ele teve sempre uma palavra de apoio e serenidade. Posso dizer que já estou melhor mas ainda não ao nível que estava no ano transacto porque tudo tem um tempo de adaptação e superação.
.

Sem comentários: