.

.
.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

BTT: 8.º Ride Montelongo foi mais um êxito

Texto: João Carlos Lopes e Gil Fernandes / Foto: Rinus BTT 

Oito anos repletos de boas pedaladas 

Apesar da ameaça de chuva para esse dia, que não passou disso mesmo, ascendeu a uma centena o número de participantes que se deslocaram a Cepães para participar em mais um aniversário do Rinus que em oito anos de existência realizou oito Rides Monte Longo, num Domingo que, afinal, acabou por ser de sol e conduziu os betetistas por bons trilhos, muito bem escolhidos por esta reputada secção de BTT da Sociedade de Recreio Cepanense.

Já são oito as pegadas dos Rinus e para festejar essa linda data nada melhor que juntar todos os colegas das rodas de taco na 8.ª edição do Ride BTT Monte Longo, passeio que tem como principais características a diversidade de trilhos, bastante exigente fisicamente mas onde, por sinal, a camaradagem e o convívio imperam. Porém, uma das grandes características deste passeio e que muito orgulha a organização “é o facto de neste ride iniciarem na prática do BTT, muitos betetistas que ficam apaixonados pela modalidade”. 

Como vem sendo hábito, o percurso não é marcado e essa é uma forma de obrigar a que os participantes andem sempre juntos ao longo de todo o passeio, o qual teve, este ano, uma distância de 29 km. Tratou-se de um traçado algo exigente e técnico, com “rockgardens” (jardins de pedra) quer em descida quer em subida, “single tracks” (trilho estreito), picadas bastante acentuadas, mas curtas e claro paisagens sumptuosas que fazem a delícia de quem as percorre e se perde a olhar o horizonte.

Este ano o Ride Monte Longo levou os participantes a subir o monte de Cepães até ao Sol Poente pelo trilho da Rota do Milénio, descendo depois a Jugueiros e virando para o Monte de S. Salvador em direcção de Fafe, contornando o mesmo entre Armil e Antime até chegarem a Silvares S. Martinho. O retorno para Cepães foi planeado para passar pelo emblemático lugar de Barrias em Jugueiros e subir por Fareja até à pista de cicloturismo.

Uma vez chegado a Cepães, o comboio de betetistas saboreou o apetitoso bolo de aniversário da pastelaria Doce Retiro que fez as delícias dos presentes.

A organização agradece a todos os betetistas presentes e aos amigos que colaboram para que o evento tivesse mais uma vez o sucesso que o tem caracterizado ao longo destes oito anos de vida do Rinus BTT que foram repletos de boas pedaladas.
.

Sem comentários: