.

.
.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Ciclismo: Rinus esteve no Circuito do Rui Costa

Texto: André Oliveira 

José Oliveira e Gilberto Fernandes correram
ao lado do campeão do mundo na Póvoa


Depois de um ano em cheio por parte do Rui Costa, ciclista português que venceu a Volta a Suíça, duas etapas do Tour de França e ainda o Mundial de Ciclismo em Florença, a Federação Portuguesa de Ciclismo pegou no evento que o mesmo organiza todos os anos na sua freguesia, Aguçadoura, Póvoa de Varzim e transformou-o em mega evento para comemorar o título mundial de estrada do corredor poveiro.


Dividido em duas partes: de manhã houve o Passeio Amigos do Rui Costa em ritmo de lazer que contou com quase mil participantes e de tarde provas com velocidades mais elevadas com cerca de 400 participantes, no Circuito Amigos do Rui Costa. 

As escolas de ciclismo, com 120 crianças, abriram a competição, seguiram-se os cadetes e, por último, a aguardada corrida que contou com Rui Costa, André Cardoso, Bruno Pires, César Fonte, Joni Brandão, Luís Afonso, Mário Costa, Tiago Machado, Luís Leão Pinto, entre outros ilustres, ex-ciclistas e muitos amadores da modalidade. 

Apesar da concorrência de peso, o veterano B Luís Machado (Viveiros Vítor Lourenço), antigo profissional, foi o mais veloz no “sprint” final. José Oliveira e Gilberto Fernandes dos Rinus, secção de BTT/Ciclismo da Sociedade de Recreio Cepanense, também marcaram presença, com este último a chegar integrado no pequeno pelotão e José Oliveira a chegar logo após, num segundo grupo.

No final era enorme a satisfação dos fafenses do Rinus em poderem pedalar junto do Campeão do Mundo, algo que dificilmente irão fazer novamente, sobretudo com o Rui Costa com camisola arco-íris vestida, que é precisamente o símbolo de campeão do mundo de estrada.
.

Sem comentários: