.

.
.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ciclismo: Rui Rodrigues mudou-se para o Cycling Team Mortágua- Anicolor

Texto: João Carlos Lopes / Foto: DR 

"A bicicleta dá-me uma sensação de liberdade"

Rui Rodrigues que recentemente ficou em 9.º Lugar na 21.ª Volta a Portugal do Futuro onde correu com as cores do Cartaxo / CC JM Nicolau, mudou-se de armas e bagagens para a equipa do Cycling Team Mortágua- Anicolor, também de Sub 23 Anos. Nesta equipa o jovem ciclista fafense "pretende fazer um ano em grande pois será o passo para que em 2015 consiga ingressar numa equipa profissional. Estou nesta equipa para dar vitorias pois serei uma aposta para as chegadas em grupo", revelou o ciclista que também é conhecido por Rui Pica e já representou, pra além das equipas atrás mencionadas, a ASC/Vila do Conde e a Maia. 

O fafense Rui Rodrigues foi uma das revelações da União Ciclista de Vila do Conde na temporada de 2009, ano da sua estreia, em que conseguiu lutar com os melhores no escalão de juniores. Natural de Fafe, este jovem iniciou a sua actividade no ciclismo na União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães, onde deu as primeiras pedaladas, a convite de um director e cicloturista, Benigno Marques. 

Rui Rodrigues impôs-se rapidamente no panorama ciclista nacional, em termos de escalões jovens, o que lhe valeu no ano de 2010 a chamada à Selecção Nacional para representar o país em estrada e em pista. 

Para quem não vem de uma família de ciclistas e ingressou na modalidade por acaso, depois de uma passagem pelas camadas jovens no futebol da AD Fafe, pode dizer-se que teve uma ascensão meteórica o que revela um jovem predestinado para a modalidade. 

Iniciou-se mais a sério na ASC-Vila do Conde e é um ciclista versátil pois obtém bons resultados em estrada e em pista, esta última, uma variante do ciclismo pouco explorada em Portugal.

A humildade é uma faceta muito conhecida deste corredor fafense. Nascido a 15 de Janeiro de 1992, Rui Rodrigues, com 1, 73 metros de altura e 65 kg de peso, é considerado um ciclista completo, com uma ponta final muito forte e um espírito destemido e combativo, sempre muito atento às metas volantes. No seio das equipas que representa é conhecido como o “Pica”, aludindo às origens do ciclista.

Em 2009, ao serviço do ASC/Vila do Conde ficou em 20º Lugar na geral na Volta a Portugal Júnior, em 3º Lugar – Prémio de Rendufe, em 2.º Lugar na Taça de Portugal de pista – Critério; em 2.º Lugar – Campeonato Nacional de Pista – Velocidade; em 3.º Lugar – Taça de Portugal de Pista – Velocidade e em 3.º Lugar no Campeonato Nacional de Pista – Critério.

No ano seguinte, em 2010, pela mesma equipa o ciclista fafense também como Júnior e ao serviço da ACS/Vila do Conde ficou em 3.º lugar na 5.ª Volta a Portugal de Juniores.

Em entrevista dada em 2009 o ciclista disse o seguinte: "Não gosto de me avaliar, mas uma das qualidades enquanto ciclista é o facto de ter um grande poder de sofrimento. Costumo motivar todos os meus amigos (ciclistas) dizendo-lhes que o “corpo pode muito mais que a cabeça”! Relativamente aos defeitos , posso dizer que o facto da má alimentação durante uma prova seja muito mau para mim , não gosto muito de comer em cima da bicicleta , o que por vezes isso é a falha para o sucesso, dificilmente acabo uma prova com os bolsos vazios… (Risos). Relativamente ao meu “terreno” preferido, considero que a média montanha e a ponta final me encaixam bem".

Nessa mesma entrevista explicou desta forma o seu ingresso no Ciclismo. "A minha paixão pelo ciclismo começou acerca de três anos por influência de um amigo, o senhor Benigno Marques. Comecei por um grupo de cicloturismo da minha cidade, a União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães, onde participava em passeios e onde via as famosas corridas ” Rodas Livres”. Lembro-me do dia em que tudo começou, em que peguei na minha primeira bicicleta de estrada que pesava cerca de 12 kg, e até hoje nunca mais parei de “pedalar”. O facto de estar em cima de uma bicicleta, dá-me uma sensação de liberdade que só o sabe quem gosta mesmo daquilo que faz!" 
.

Sem comentários: