.

.
.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Natação: AD Fafe no topo da modalidade



Texto e fotos: Natação ADF


2.º e 3.º lugar coletivo no Torneio Regional de Fundo

A secção de natação da Associação Desportiva de Fafe (ADF) conquistou, no passado fim de semana, o segundo lugar coletivo no Torneio Regional de Fundo para o escalão infantil, dando provas de qualidade e evolução numa difícil competição, onde os ainda muito jovens nadadores fafenses foram avaliados na soma dos pontos de duas das mais difíceis provas oficiais em natação: os 400m Estilos e os 1500m Livres no caso dos rapazes e os 400m Estilos e os 800m Livres no caso das meninas. 

Na classificação global, a ADF arrecadou 3 medalhas e o correspondente segundo lugar, logo atrás do GDN Famalicão, grande vencedor do torneio, com 5 medalhas, e à frente de todos os outros, num total de 19 clubes participantes. FC Porto (2 medalhas), Gespaços (1 medalha) e FCN Felgueiras (1 medalha) foram os outros clubes presentes no pódio.

O Torneio Regional de Fundo realizou-se no complexo de piscinas do Clube Fluvial Portuense, no Porto, e contou com a presença de 239 nadadores, em representação dos 19 clubes já referidos, entre os quais a ADF e os seus 13 campeões. Como objetivos para este torneio, o treinador, Rui Ribeiro, definiu a obtenção da melhor classificação possível no Torneio, a melhoria de marcas pessoais nas provas extra, a obtenção de mínimos para o Campeonato Zonal e o foco na qualidade técnica em todos os estilos. 
Os nadadores responderam ao pedido do treinador com uma evidente subida do nível de qualidade técnica, com 3 pódios e 6 classificações nos 10 primeiros lugares no Torneio de Fundo, com 57 novos recordes pessoais em 65 provas e com 17 novos mínimos para o Campeonato Zonal.

Em destaque, a nível individual, surgem os nadadores que subiram ao pódio, Ana Margarida Leite (3º lugar), João Freitas (3º lugar) e Romeu Fernandes (2º lugar), que aguardam agora pela convocatória para o Estágio de Capacitação Técnica da Federação Portuguesa de Natação, onde poderão figurar, caso tenham cumprido os critérios necessários. Estes 3 nadadores foram responsáveis por 10 mínimos para o Zonal e venceram ainda algumas provas individuais, como os 200 Livres, no caso de Ana Margarida Leite, os 200m Estilos e 200m Costas para o João Freitas e os 100m Livres, os 100m Mariposa e os 400m Estilos no caso de Romeu Fernandes. 

Clique para ampliar
Logo a seguir, surge Tânia Meireles, que venceu os 100m Costas, obteve 2 novos mínimos para o Zonal e ficou em 7º lugar na classificação do Torneio de Fundo. Beatriz Oliveira esteve também em destaque, com 3 novos mínimos para o Zonal e o 2º lugar nos 100m e 200m Mariposa, sendo a nadadora fafense mais pontuada no torneio. Maria Carvalho obteve 2 mínimos para o Zonal e venceu os 100m e 200m Costas, ficando-se pelo 17º lugar nas provas de fundo. Destaque ainda para os nadadores Simão Ferreira, que consegui ficar muito próximo do mínimo para o Zonal nos 200m Bruços, e Rui Martins, pelo honroso 7º lugar no Torneio de Fundo, a uns escassos 9 pontos do 3º classificado. A tabela seguinte resume as prestações e classificações de todos os nadadores fafenses neste torneio.
.

Sem comentários: