.

.
.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

ADF Natação nos Campeonatos Nacionais de Piscina Curta e Zonal Norte



Texto e foto: AD Fafe 

Tiago Teixeira sobressaiu 

5 novos recordes pessoais

- Honroso 10.º lugar nas medalhas entre 70 Clubes

ADF Natação encerra primeiro ciclo de competições da época 2013/14 com brilhante participação nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores com 4 pódios e a consagração de Tiago Teixeira nos estilos de Costas e Livres e obtenção de mais 2 mínimos para o estágio da Selecção Nacional.

A equipa de juniores e seniores da ADF – natação constituída pelos nadadores Tiago Teixeira, Vítor Cunha, Paulo Magalhães, Paulo Miranda, Inês Bastos, Ana Meireles, acompanhados pelos treinadores Filipe Carvalho e Filipe Marinho, participaram de 20 a 22 de Dezembro nos Campeonatos Nacionais de piscina curta que decorreram nas piscinas municipais de Felgueiras. 

Estes Campeonatos Nacionais registaram a participação de 441 nadadores (274 masculinos e 167 Femininos) em representação de 70 clubes e traduziu-se num sucesso desportivo para a natação fafense. Sendo considerado o ponto alto deste período da época, antes da paragem de natal em termos de competições, esta também era a terceira competição em quatro fins-de-semana. Como tal e analisando as 14 provas individuais e 1 estafeta nadadas pela totalidade dos nadadores da ADF merecem especial referência os 5 novos recordes pessoais, um deles por estafetas e os 2 mínimos obtidos por Tiago Teixeira nos 200 Livres e 100 Costas. 

Em termos de prestação individual destacamos todos os nadadores fafenses presentes nestes campeonatos porque entendemos que a sua presença nesta competição é por si só feito de grande mérito, não só para eles, mas também para a estrutura do clube, os treinadores (os actuais, mas também aqueles que participaram na sua formação) e os pais. 

Mesmo assim, analisando desportivamente os resultados obtidos no conjunto das participações individuais merece grande destaque a prestação altamente competitiva do nadador Tiago Teixeira, que após ter participado ao mais alto nível em Leiria nos Campeonatos Nacionais de Clubes, voltou a afirmar todo o seu talento na natação ao obter o ouro nos 100 Livres (51,32) e 50 Costas (26,39 – novo recorde pessoal), prata nos 50 Livres (23,54), bronze nos 100 Costas (57,32 – mínimo para estágio da Selecção Nacional), 5.º lugar nos 200 Livres (1:52,78 – à 6 décimas do primeiro lugar e também mínimo para estágio da Selecção Nacional); Paulo Magalhães com 1 novo recorde pessoal nos 100 Livres (54,17); Paulo Miranda com novo máximo aos 100 Livres (57,84), Vítor Cunha a melhorar também os 100 Livres (55,77), assim como o Paulo Magalhães (54,17); Beatriz Meireles que após ter melhorado substancialmente os seus tempos nas últimas competições conseguiu desta feita obter novo máximo aos 50 Costas (31:80). Por fim uma palavra de apreço para a nadadora Inês Bastos que não tem conseguido atingir o nível a que nos habituou, mas acreditamos que nos tempos mais próximos voltará a mostrar o seu melhor nado. Colectivamente assinalamos o 5.º Lugar da estafetas de 4x100 Livres obtido pelos nadadores Tiago Teixeira, Paulo Magalhães, Vítor Cunha e Paulo Miranda com o tempo de 3:39,15 (novo recorde face ao anterior tempo de 3:42,14). 

Estes campeonatos ficaram marcados pelo elevado nível competitivo e ao longo da competição foram estabelecidos 23 novos recordes nacionais (seis absolutos, cinco seniores e doze juniores) e observando o medalheiro da competição a ADF Natação obtém um honroso 10.º lugar (em 70 Clubes) no número de medalhas conquistadas. 

Nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro tinha sido a vez dos juvenis participarem no Torneio Zonal no Complexo de Piscinas do Clube Fluvial Portuense. Esta prova de cariz nacional referente a zona norte contou com a presença de 246 nadadores (126 masculinos e 120 Femininos) em representação de 40 clubes. A natação fafense esteve representada pelos juvenis Luís Fonseca, Natália Cunha e Noémia Verdi que nadaram um conjunto de 8 provas. Em suma, o nadador Luís Fonseca melhorou a globalidade das suas marcas (4 provas nadadas, 4 novos recordes pessoais), caso dos 200 Livres (2:04,58), 1500L (17:45,89), 200 Estilos 2:24,07 e 400 Estilos (5:05,23) ficando o sabor amargo de não ter alcançado os mínimos para os campeonatos nacionais por menos de 1 segundo em 3 delas. No caso da Natália Cunha a vontade e o querer deram os seus frutos, nadando apenas uma prova, os 200 Costas a atleta melhorou substancialmente o seu tempo de inscrição, realizando mínimos de participação para os campeonatos nacionais. A atleta Noémia verdi ainda em recuperação de uma lombalgia que a assolou nos tempos mais recentes teve nestes campeonatos uma participação modesta face ao seu real valor, que acreditamos que voltará a atingir já nas próximas competições. 

Por fim uma palavra de apreço e reconhecimento à todos aqueles que durante o fim-de-semana fizeram questão de lembrar e participar, directa ou indirectamente no apoio à natação da ADF. 
.


Sem comentários: