.

.
.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Juniores - 2.ª Div. Nac.: AD Fafe, 3 - Vianense SC, 2


Texto e fotos: João Carlos Lopes

Bis de Zé Pedro coloca Fafe na liderança

- Estrelinha da sorte iluminou em três campos diferentes 

Os Juniores da AD Fafe tiveram a estrelinha de campeão do seu lado nesta jornada em que venceram a formação do Vianense por 3-2, com dois golos de Zé Pedro, um deles já em tempo de compensação, beneficiando do facto do até então líder Freamunde ter perdido no campo do Merelinense por 2-1, o mesmo sucedendo ao terceiro classificado, Gil Vicente, no terreno do Trofense pelo mesmo resultado. 

O Fafe entrou a pressionar no jogo e logo aos quatro minutos, Cláudio em jogada individual levou longe de mais o seu esforço, tendo beneficiado de um canto. 

Aos 10', uma jogada iniciada em Pião que meteu a bola em Zé Pedro, com este a fazer um passe de peito para Cláudio que desmarcou Morais na perfeição com este a contornar o guarda-redes e a inaugurar o marcador. 

Aos 11' Zé Pedro fez um excelente passe de cabeça para Cláudio que depois passou um um defesa e acabou por atirar em jeito, ao lado. 

A equipa vianense mostrou-se aos 17 minutos, numa boa jogada em que o guarda-redes Fred acabou por evitar o golo com o pé, com os seus companheiros depois a aliviarem o perigo perante a ameaça dos jogadores forasteiros. 

A equipa do Vianense voltou a ameaçar o golo aos 24', numa altura em que o Fafe já tinha deixado de pressionar, o que aconteceu pouco depois de ter marcado o golo. 

As 27', na sequência de um livre de Morais, Fred de cabeça, atirou por cima da barra. 

O Fafe acabou por chegar ao 2-0 aos 28'. Cruzamento de Cláudio ao segundo poste onde Zé Pedro de cabeça, à ponta de lança, fez um grande golo depois de um excelente cruzamento. 

Na segunda parte o Vianense entrou mais pressionante e começou a ameaçar a baliza à guarda de Fred. No entanto, aos 49', Samú tentou o remate de longe quando o guarda-redes do Vianense estava fora da baliza, tendo a bola saído ao lado.

Aos 54' Fred fez uma grande defesa depois de um remate venenoso de um homem do Alto Minho. Aos 57', surgiria o 2-1, num lance aparentemente inofensivo, precedido de mão na bola de um homem do Vianense, Fred não segurou devidamente o esférico e acabou por permitir que o jogador do Vianense fizesse golo. 


Aos 58', e na resposta, Cláudio na fez golo por pouco. Contudo, o Fafe acusou o golo do adversário que aos 66' marcou um golo que foi mal invalidado por pretenso fora de jogo, mas o homem do Vianense foi tão rápido a rematar na passada que a juiz de linha quando olhou já ele estava à frente dos jogadores do Fafe.      

Aos 71', a equipa visitante enviou a bola à barra da baliza fafense na sequência de um canto. Aos 83' depois de dois cantos consecutivos o Vianense chegou ao 2-2, depois de Samu ter feito uma grande penalidade.

O Fafe ainda teve forças para correr em busca o golo da vitória o que conseguiu ao segundo minutos de compensação, numa jogada que começou no guarda-redes Fred, com este a colocar manualmente a bola em Samu que por sua vez solicitou Gualter e este foi à linha cruzar com conta, peso e medida para Zé Pedro, de cabeça, fazer mais um grande golo, com o guarda-redes da casa a ficar desesperado pois ainda tocou na bola mas nada podia fazer. 

A estrelinha da sorte iluminou os fafenses, numa partida nem sempre bem jogada, em que a formação do Vianense criou inúmeras dificuldades e, pelo que fez na segunda parte, até merecia o empate. Porém, a sorte protege os audazes e os fafenses tiveram audácia suficiente na parte final para emendar os erros que tinham cometido no jogo e conseguir a vitória. 


De salientar que o terceiro golo começou nos dois homens que estiveram ligados aos golos do Vianense. o guarda-redes Fred e o central Samu que com essa jogada se redimiram os erros cometidos. Face ao que a equipa estava a fazer na segunda parte, o técnico fafense demorou muito a mexer na equipa e também ele teve a estrelinha da sorte do seu lado, pois foi de um homem que saltou do banco, Gualter que partiu a assistência para o terceiro golo.

Uma palavra mais uma vez para o ponta-de-lança, Zé Pedro, que se revela um jogador exímio de cabeça, protege muito bem a bola com os pés e será, certamente, um jogador com muito futuro pela frente, destacando-se dos demais companheiros, apesar da equipa ter outros bons jogadores. Já na baliza, Fred tem dado segurança à equipa e também ele tem contribuído para o sucesso que os fafenses estão a fazer esta temporada. Erros todos cometem e são com eles que mais se aprende.  Dois juniores de primeiro ano com margem de manobra pela frente.  

Na próxima jornada o Fafe desloca-se ao terreno do Freamunde, equipa com quem reparte a liderança. 
.  

Sem comentários: