.

.
.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Andebol - 1.ª Div. Nac. AC Fafe, 26 - AA Avanca, 22

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Atitude guerreira deu resultado esperado  

- Equipa está em crescendo de forma 

O AC Fafe obteve a segunda vitória consecutiva ao receber e bater o Avanca por 26-22, tendo subido ao 10.º lugar na classificação. A equipa parece estar em crescendo de forma e se frente ao Passos Manuel teve uma exibição periclitante, agora foi soberano pelo que a vitória é inteiramente merecida. 

Com uma exibição assente num bloco defensivo muito agressivo e num ataque assertivo a equipa de Nuno santos chegou mesmo a deslumbrar quando esteve, por duas vezes, a vencer por diferença de seis golos, já na segunda parte. 

Com Miguel Marinho em grande nível na baliza fafense a transmitir força e confiança aos seus companheiros, a equipa, desta vez, soube corresponder ao esforço do guarda-redes e capitalizar as suas defesas em golos na baliza contrária. 

O ACF entrou bem na partida mas, durante aos primeiros quinze minutos permitiu que o Avanca equilibrasse, registando-se um empate a cinco golos. O equilíbrio manteve-se praticamente até final da primeira parte com as diferenças no marcador a oscilar entre um e dois golos, chegando ao descanso com 11-9 a favor dos fafenses. 

Logo no início da segunda parte, o ACF conseguiu marcar mais três golos sem reposta, ganhando em nove minutos uma vantagem de cinco golos. Neste período houve fases em que o Avanca fez marcação individual, nomeadamente a Pedro Peneda e a Cláudio Mota, por forma a evitar que o jogo tivesse a fluidez que os dois jogadores são capazes de dar. Por momentos conseguiram adiar o golo mas, os outros jogadores encontraram as soluções necessárias para alvejar a baliza.  

Os fafenses foram gerindo a vantagem com mais golo menos golo tendo chegado aos 18-12, mas aos 35 minutos o Avanca recuperou três golos 18-15. Ao ver a equipa a querer descambar, Nuno Santo pediu um minuto de desconto para por água na fervura e chamar a atenção aos seus jogadores. Foi na hora certa porque a equipa voltou a recuperar para os seis golos de diferença (21-15). 

À passagem dos 54 minutos o Avanca deu sinais de retoma e chegou a temer-se logo a seguir porque o ACF ficou a jogar com menos dois. Porém, com a garra que lhe é reconhecida, João Castilho furou o bloco defensivo do Avanca e marcou com a sua equipa em inferioridade.

Aos 55 minutos o Avanca reduziu para 23-20 e podia ter reduzido mais um golo mas Marco Sousa, em contra-ataque elevou a vantagem para quatro golos (24-20). Os homens de Estarreja ainda reduziram para 24-21, mas depois novo contra-ataque de Nuno Pimenta e outro golo de Marco deram finalmente a tranquilidade aos fafenses colocando o resultado em 26-21 a faltar ainda dois minutos e meio de jogo. Os fafenses souberam gerir e apesar do Avanca ainda ter marcado mais um golo a vitória estava segura.



Jogo realizado no Pavilhão Municipal de Desportos em Fafe.

Árbitros, Nuno Francisco e Fernando Rodrigues.

AC FAFE: Miguel Marinho, Hugo Fernandes e João Santos; Armando Pinto (5), Cláudio Mota (2), Paulo Castro, César Gonçalves, Nuno Pimenta (2), João Castilho (3), Luís Gonçalves (1), Vladimiro Pires, Mário Pereira, Luís Pereira (1), Pedro Peneda (5) e Marco Sousa (7). Treinador, Nuno Santos.

AA AVANCA: Luís Silva e Rui Pereira; Nuno Carvalho (1), Duarte Carregueiro, Tiago Cunha (6), José Silva, João Vilar (2), Miguel Batista (4), Marco Ferreira, Luís Santos (2), Diogo Taborda (3), Carlos Santos e Ricardo Mourão. Treinador, João Henriques.
.

Sem comentários: