.

.
.

domingo, 19 de janeiro de 2014

CN Seniores: AD Fafe, 1 - Vilaverdense FC, 0

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Decisão adiada para a última jornada

- Não faz sentido comprar guerras nesta altura

Um golo de Gil apontado aos 80 minutos mantém o Fafe com esperança de alcançar um dos dois lugares da frente da primeira fase do campeonato quando falta disputar apenas uma jornada. Há gente dentro do Fafe que anda revoltada mas sem motivo para tal. As pessoas criticam, bem ou mal, mas não são elas que treinam ou jogam e quem faz parte dos Clubes tem que estar preparada para lidar com a crítica boa e má. Futebol avalia-se pela estatística e não pelo que as pessoas dizem. 

Desde sempre houve críticas até mesmo quando a equipa ganha. A verdade é que, doa a quem doer, se o Fafe tivesse vencido um ou dois dos oito jogos que empatou ou mesmo o jogo em casa com o Bragança a esta hora já estava apurado. Aliás, antes desse jogo ninguém se queixou de críticas e é essa verdade que magoa mais que tudo. 

A equipa ainda pode conseguir o apuramento e quando assim é os responsáveis não deviam comprar guerras nem vender armas para porem uns a dispararem contra os outros e ficarem isentos de responsabilidades. Dá até a sensação que já se está a arranjar desculpas antecipadas e bodes expiatórios caso não seja conseguido o apuramento. O Fafe tem que acreditar até ao fim e concentrar-se no último jogo nada mais que isso. É dentro do campo que se ganham e perdem jogos e não fora dele por muito que uns e outros digam.   

Sem ter feito um grande jogo pois a equipa jogou quase sempre com ansiedade, a formação fafense acabou por cumprir o objectivo de vencer mas viu os seus adversários directos a fazerem igual e pelo mesmo resultado. O Bragança venceu em casa o Ninense e o Limianos venceu o vizinho Vianense. 

O Fafe entrou nervoso no desafio e assim se manteve até ao momento de descompressão que apareceu somente com o golo apontado por Gil. Valeu mais uma vez a melhor defesa do campeonato não ter sofrido golos mas foi evidente a preocupação do Fafe em não sofrer nos minutos iniciais ao defender com dez nas bolas paradas, deixando apenas Filipe mais adiantado.

Resta agora a última jornada com o Fafe a jogar fora com o Pedras Salgadas, o Limianos vai a Vila Verde e o Bragança desloca-se a Viana do Castelo. Tudo em aberto, portanto, para resolver na última jornada.

No final da partida o marcador do único golo da partida, Gil, mostrava-se visivelmente satisfeito, apelando ao apoio para o próximo jogo, enquanto o treinador adjunto Frederico Ricardo fez alguns comentários e considerações a defender a sua dama (diga-se AD Fafe) e as pessoas que a representam, aludindo às dificuldades que o clube atravessa e mostrando-se desagradado com o que se tem escrito sobre o Fafe, falando em pessoas (no plural) e dizendo que as mesmas tinham nome mas sem as mencionar. Já o treinador do Vilaverdense, Tonau, disse que o resultado mais justo, face ao que se passou durante o jogo seria o empate.


Jogo realizado no parque Municipal de Desportos, em Fafe

Árbitro, Henrique Rodrigues, auxiliado Pedro Gonçalves e Bruno Loureiro

AD FAFE: Pedro Freitas; Raviola, Ricardo Fernandes, Xavi, Ferrinho, André, João Nogueira (Adul, 68’), Silvestre, Dino (Castro, 56), Filipe (Tiago, 81’) e Gil. Treinador, Agostinho Bento. 

VILAVERDENSE FC: Paulinho; Sérgio, João Cunha (Tiaguinho, 78), Marcos, Lucas, Tiago Graça, Boris, Tony, Emanuel, Ricardinho (Chistrophe, 88) e Bruno Filipe (Alenitechev, 83). Treinador, Tonau.

Acção Disciplinar - AMARELOS: Xavi 18’; Lucas 49’, Emanuel, 64’; Bruno Filipe, 65’; André 75’; Tony, 92 e Pedro Freitas 94’.
.

Sem comentários: