.

.
.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

OFC Antime: É necessário reorganizar os Infantis!

Texto: João Carlos Lopes 

É possível fazer uma boa equipa
em vez de duas desequilibradas

Numa atitude altruísta os dirigentes da formação do OFC Antime resolveram dividir o mal pelas aldeias nas suas equipas de Infantis que têm a competir nas Séries J e K da AF Braga. Se a ideia é nobre o resultado não é animador, isto porque os miúdos mais competitivos não se podem compadecer com aqueles que têm menos vontade de competir. Isso pode acontecer por vários factores, menos tempo de formação ou falta dela em anos anteriores, ou mesmo o espírito nato de cada atleta.

O que aconteceu este ano no OFC Antime é que, ao invés de se criar uma equipa competitiva com os melhores jogadores e outra com atletas menos rodados foi feita uma mescla dos dois nas duas equipas. Tudo isto tinha razão de ser se os outros clubes fizessem o mesmo. Porém, não o fazem e isso na maioria das vezes provoca resultados desnivelados o que desmotiva os melhores jogadores pois acabam por ter um esforço inglório que não lhes é correspondido. 

Os dois últimos jogos são exemplo disso mesmo. Na série K, o Antime perdeu em Serzedelo por 3-2 e na Série J foram perder a Urgeses por 10-2. O que salta à vista, porque conhecemos o valor dos jogadores da equipa de Benjamins da época passada que transitaram para os Infantis, é que se os melhores estivessem por exemplo na equipa que jogou na Série K, dificilmente perderiam o jogo e o mais certo era vencê-lo. 

Não deixa de ser verdade que a maioria dos jogadores são de primeiro ano e jogam muitas vezes contra equipas compostas maioritariamente por atletas de segundo ano do escalão. Porém, a melhor equipa que se pode retirar destas duas ia discutir, no mínimo, todos os resultados, o que agora não sucede. 

Sem querer interferir no trabalho de ninguém, porque em termos organizativos é do melhor que pode haver, penso ser necessário fazer um ajuste na vertente competitiva do escalão para motivar os atletas e salvaguardar a entrada de outros com qualidade no futuro, pois certamente ninguém quererá ingressar numa equipa que não lute para ganhar. De resto respeitamos a opinião e o trabalho de cada um e de outra maneira não podia ser. Esta é apenas a nossa opinião.   

Sem comentários: