.

.
.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Pedestrianismo: Restauradores da Granja no XIII Trilho de S. Gonçalo

Texto: Restauradores da Granja 

XIII Trilho de São Gonçalo

Covelas – Trofa - 19/ Janeiro /2014

As Secções de Pedestrianismo dos Restauradores da Granja de Fafe e do Clube de Campismo da Trofa, propõem para abertura do calendário de atividades de 2014, a realização do Trilho de São Gonçalo.

A proposta é percorrer o caminho que vai da Nova Estação Ferroviária da Trofa à Capela de S. Gonçalo, em Covelas, construída nos finais do séc. XIX, a expensas do Conde de S. Bento.

Nos tempos medievos, este era também o local onde ocorria a primeira paragem para descanso dos peregrinos, que saíam da Sé do Porto a caminho de Santiago de Compostela, por Braga, Ponte de Lima e Valença.

Pretende-se que os caminheiros, imbuídos num espírito festivo, percorram os mesmos caminhos que os romeiros, em grande número nesta festa.

Esta que é a primeira do ano, junta enumeras famílias, amigos e conhecidos, onde todos os anos cultivam esta tradição, praticam-se jogos tradicionais, há troca de palavras amigáveis, vêem-se romeiros a cavalo, de bicicleta, a pé...

Deverá levar um farnel para cumprir a tradição de petiscar no Monte de Paradela.

O percurso, de cerca de 12 km, é de dificuldade baixa/média com duração aproximada de 4/5 horas.

No local do arraial haverá as tradicionais tasquinhas para o "comes e bebes", destacando-se as papas de sarrabulho e o caldo de nabos.

Quanto ao vestuário, deverá ser usado calçado confortável, roupa prática e adequada para a época do ano, sem esquecer um bom agasalho. Não esquecer, ainda, a máquina fotográfica e a boa disposição.

No final da actividade propomos um lanche partilhado (“Leva o teu come o de todos”). Será oferecido o tradicional “Caldo de Nabos”.

Sem comentários: