.

.
.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Futsal Fem. - AF Braga: Nun'Álvares, 4 - Maria da Fonte, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes

Grande exibição a pensar no jogo do título

- Jogo decisivo é Sábado em Porto D'Ave, pelas 18:30 horas

A equipa sénior de Futsal feminino do Grupo Nun’Alvares recebeu e bateu a equipa do SC Maria da Fonte por 4-1, em jogo de acerto de calendário da 16.º jornada, e garantiu desde logo o segundo lugar na classificação final uma vez que o Juventude de S. Pedro já não consegue chegar a essa posição. Contudo, as alvarinhas ainda podem e querem chegar ao título. Para isso basta que vençam o próximo jogo no recinto do Porto D’Ave. Depois dessa partida fica a faltar apenas um jogo com o Futsal Campo em casa e aí, eventualmente, o GNA poderá fazer a festa do título.

Depois deste jogo fica essa certeza de que o GNA só pode ficar em 1.º ou 2.º lugar. Neste momento as alvarinhas têm o melhor ataque, com 89 golos marcados e o Porto D'ave a melhor defesa com 15 sofridos. O jogo do título vai por isso ser um embate de titãs.

O GNA teve cinco jogos em que não sofreu golos, tendo marcado o máximo de dez golos num jogo, enquanto o máximo de golos sofridos num só jogo foram quatro, tendo ganho na mesma essas partidas.

A equipa do Maria da Fonte veio a Fafe complicar a vida ao GNA e tentar dar uma ajuda ao porto D’Ave que é do mesmo concelho, Póvoa de Lanhoso. Não se pense que foi um jogo fácil para as alvarinhas. Apesar do domínio evidenciado no jogo e do grande ritmo que imprimiram ao mesmo, a equipa adversária nunca virou a cara à luta, defendendo com unhas e dentes e atacando sempre que podia.

O GNA inaugurou o marcador aos 2’ por Cátia Coelho e, pouco depois, Belinha negou o golo do empate à equipa forasteira ao defender com os pés.

O GNA assumia as despesas do jogo enquanto o Maria da Fonte se preocupava mais em defender que atacar, espreitando sempre o contra-ataque. Talvez por isso tenha atingido a sexta falta aos 20 minutos. Nessa altura, Ana Loira falhou um livre directo de dez metros. Aos 27’ Joana falhou outro, ambos detidos pela guardiã do Maria da Fonte que, depois dessas defesas, aos 28’ sofreria um golo algo consentido marcado por Joana, num remate sem muita convicção.


O intervalo chegou com a vantagem se 2-0. Na segunda parte o GNA voltou a praticar um futsal muito ritmado, com constantes trocas de bola mas sem conseguir operar o último toque até que chegou o terceiro golo, aos 40’ por Diana Carvalho depois de um bom trabalho de Pisco que enviou a bola para a baliza, vendo a colega confirmar o golo.


Sempre que podia o Maria da Fonte tentava chegar ao golo mas Belinha esteve sempre bem nos momentos em que foi chamada a intervir. O 4-0 surgiu aos 56’ e foi marcado quase da baliza do GNA por Loira quando a equipa contrária já usava o 5X4.

Foi já com Verinha na baliza que o Maria da Fonte chegou ao golo de honra, aos 59, através de Liliana, sem que a mesma nada pudesse fazer e já o tinha evitado em jogadas anteriores.

Mais que o resultado o Nun’Álvares praticou um futsal fluído, com constantes trocas de bola, excelente rapidez de execução que só pecou no capítulo da finalização. Porém a equipa adversária também se bateu bem e contribuiu muito para a valorização do resultado.

Segue-se agora esse grande jogo contra o porto D’Ave, no próximo Sábado, pelas 18:30 horas, que pode decidir tudo. Há apenas um ponto a separar as duas equipas, com vantagem para a formação que vai jogar em casa, pelo que só a vitória interessa ao GNA .

.

Sem comentários: