.

.
.

domingo, 16 de março de 2014

CN Seniores: AD Fafe, 1 - SC Vianense, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes

Sem merecer mais que o ponto


Terminou com um empate a uma bola o jogo entre o Fafe e o Vianense. marcaram primeiro os do Alto Minho e o Fafe apontou o golo do empate já em tempo de compensação. 

O Fafe recebeu o terceiro classificado, Vianense num jogo em que os visitantes ficaram reduzidos a dez elementos ainda aos 19’ mas isso não os impediu de tentar chegar à baliza fafense. 

As melhores oportunidades da primeira parte foram de Yero aos 40’ para o Vianense, a falhar de baliza aberta e de Gil e Filipe aos 44’, estes na mesma jogada, primeiro Gil a proporcionar boa defesa a João Ferreira e depois Filipe a atirar para a baliza mas a ver Pedro Coentrão a tirar a bola sobre a linha de golo. 

Na segunda parte, o Fafe pressionou nos primeiros 15’, tendo o Vianense conseguido libertar-se dessa pressão e mesmo chegar à baliza fafense, ainda que sem perigo de um lado e do outro. 

Aos 77’ depois do Fafe ter feito a última substituição, Yero aproveitou uma desatenção da equipa fafense, arrancou quase do meio campo em diagonal, entrou na área a contornar a defesa e rematou rasteiro cruzado ao segundo poste. 

Em contra-ataque, o Vianense podia ter chegado ao segundo golo, com o Fafe em desespero de causa a despejar bolas na área. 

A cinco minutos do final a equipa de Viana do castelo ainda ficou reduzida a nove por expulsão injusta de Adul. 


O golo empate surgiu já na compensação com um belo cruzamento de Vasco e uma cabeçada irrepreensível de Silvestre sem hipótese para João Ferreira.

A jogar contra dez mais de setenta minutos e depois contra nove, o Fafe podia ter feito muito mais neste jogo, apesar de tudo também não merecia perder mas pela pouca astúcia não mereceu mais que um ponto.


.
RELATO CRONOLÓGICO

É um jogo que marca o regresso de Adul a Fafe depois de ter saído por mútuo acordo no final da primeira fase. Defrontam-se o primeiro e o terceiro classificados. 

4' - Aquando da marcação de um livre do Vianense, que Pedro Freitas acabou por sacudir a soco, o árbitro André Almeida mostrou cartão amarelo ao vianense  Vítor Sousa, pretensamente por este ter tirado a bola do sítio onde seria marcada a falta. 

6' - Jogada de insistência de Gil rematou já dentro da área com João Ferreira a defender a custou, sobrou para Dino, rematou ao lado do segundo poste onde Filipe ainda tentou a emenda, mas em fora de jogo. 

12' - Vianense a jogar o jogo pelo jogo, procurando igualmente o golo junto da baliza do Fafe. 

17' - Depois do Vianense ter estado praticamente instalado no meio campo do Fafe metendo algumas bolas na área, Gil, na sequência de uma bola metida por Silvestre na esquerda, rematou de cabeça mas João Ferreira defendeu.


19' - Vítor Sousa viu o segundo cartão amarelo por falta sobre João Nogueira, à entrada da área e acabou expulso. Silvestre cobrou o livre e João ferreira defendeu a custo, com a bola a sair quase rasteira. Excesso de zelo por parte do árbitro nos dois cartões mostrados ao vianense. 

22' - Ricardo Silva tirou Miguel para meter Rui Faria, fazendo um ajustamento na equipa. Foi ocupar o lugar de defesa esquerdo, precisamente o do companheiro expulso.

27' - Jogo interrompido para assistência a Tiago Magalhães (SCV). 

30' - Fafe sem conseguir tirar proveito da vantagem numérica e Vianense a fazer posse de bola para atacara só pela certa.

33' - Mesmo com menos um jogador Vianense não se remete ao sector defensivo e com uma exibição personalizada vai trocando a bola e acercando-se da área fafense. Já o Fafe quer fazer tudo depressa e bem mas sem conseguir criar perigo. 

38' - Bola bem metida por João Nogueira para Filipe, fez uma boa rotação na área, rematou mas viu Amaral fazer um corte providencial. É o Fafe a tentar crescer para o jogo. 

40' - Yero após passe de Coentrão e de boa jogada de Adul, falhou clamorosamente na cara de Pedro Freitas. Depois os vianenses reclamaram grande penalidade mas aqui parece não ter havido motivo para tal, ainda que as opiniões se dividam. 

44' - Fafe perto de marcar. Boa jogada individual de Gil a rematar à queima, João Ferreira defendeu por instinto, sobrou para Filipe rematou mas Coentrão, sobre a linha de golo evitou que o marcador fosse inaugurado.

 [2.ª PARTE]

46' - Não houve alterações ao intervalo e recorda-se que o Vianense joga com dez desde os 19'.

47 - Livre directo de Gil a alguns metros da linha da área, saiu à figura.  

49' - Aquecem Vasco, Tiago e Pedro Castro no Fafe.

50' - Remate de Silvestre de fora da área, depois de um alivio do Vianense, saiu forte mas ao lado. 

58' - Livre tipo canto curto para o Vianense, Rui Faria colocou a bola ao ângulo superior esquerdo do segundo poste onde Pedro Freitas sacudiu e depois Xavi cedeu canto. 

60' - Fafe pressionou nos minutos iniciais mas nesta altura o Vianense já consegue jogar no meio campo do Fafe. 


64' - Saiu Zé Brochado e entrou Pedro Castro na AD Fafe. 

65' - Árbitro poupou o segundo amarelo a Marcelo e admoestou Pedro Castro, quando a falta era ao contrário.

70' - Fafe a continuar querer chegar ao golo mas sem criar perigo eminente e o Vianense a descer com alguma frequência à baliza fafense.   

74' - Saiu Gil e entrou Zé Pedro na AD Fafe.Um jogador que entra para as tentativas de futebol aério, uma vez que é bom de cabeça. Jogou no dia anterior frente ao CD Aves para o Campeonato Nacional de Juniores da 2.ª Divisão.

77 ' - Saiu João Nogueira e entrou Vasco na AD Fafe.

77' [0-1 GOLO] - Yero saiu praticamente do meio campo com a bola controlada, em lance de contra-ataque, flectiu para a esquerda para controlar a defesa do Fafe e entrar na área e rematar cruzado ao poste mais distante. Fafenses adormeceram por ocasião da substituição.

82' - Saiu o marcador do golo do Vianense Yero para entrar Rui André. 

85' Adul foi expulso com segundo amarelo quando recebeu um encosto na área caiu e o árbitro entendeu que simulou penalti, mostrando-lhe o segundo amarelo, quando na verdade ele nem protestou sequer. Vianense reduzido a nove unidades. 

88' - Remate rasteiro de Pedro Castro, João Ferreira encaixou. Fafe tenta o tudo por tudo. 

COMPENSAÇÃO - 4'

90+2 [1-1 GOLO] - Cruzamento de Vasco e Silvestre na área a desviar de cabeça para o empate. 


Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.

Árbitro, André Almeida (CA Ponta Delgada), auxiliado por Rui Cabral e Pedro Cabral.

AD FAFE: Pedro Freitas; Raviola, Ricardo Fernandes, Xavi, Zé Brochado, André, João Nogueira, Silvestre, Dino, Filipe e Gil. Treinador, Agostinho Bento.

SC VIANENSE: João Ferreira; Ruizinho, Amaral, Pedro Coentrão, Magalhães, Marcelo, Vítor Sousa e Rúben. TreInador, Ricardo Silva, 
Adul, Miguel e Yero.

Sem comentários: