.

.
.

domingo, 13 de abril de 2014

Ciclismo: Cadete Jorge Alves venceu em Golães

Redacção/ACM 

Ciclista de Penafiel cortou a meta isolado 

Jorge Alves (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) venceu isolado o Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins, primeira etapa Inter-regional Norte da Taça de Portugal Liberty Seguros de Cadetes. 

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o percurso do Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins incluiu passagens pelos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães.

Aproveitando a realização em Fafe da prova da Taça de Portugal, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu uma cerimónia de entrega de distinções a dirigentes desportivos de Fafe em reconhecimento pelo mérito do desempenho de funções associativas ao longo de mais de três décadas. Na sequência da deliberação da Assembleia-Geral de 21 de março último, a ACM entregou a distinção de Presidente Honorário aos fafenses Manuel Fernandes Castro e Jorge Filipe Gonçalves e de Vice-Presidente Honorário a Francisco Orlando Marinho, enaltecendo os relevantes serviços prestados ao Ciclismo e à Associação de Ciclismo do Minho.

Com partida e chegada nas imediações da Junta de Freguesia de Golães, a prova de cadetes da Taça de Portugal contou, como é apanágio na região do Minho, com a presença de bastante público, tanto no local de partida e de chegada como ao longo do percurso. O Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, os ex-ciclistas José Martins, Manuel Martins e José Luiz Galdamez, Filipe Silva (Presidente da Junta de Freguesia de Golães), o carismático aficionado de ciclismo Domingos Gonçalves (Pensão Imperial) e Jorge Ferreira, árbitro principal da primeira liga de futebol, foram algumas das individualidades que marcaram presença na competição organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo. O árbitro de futebol exibiu simbolicamente a bandeira de xadrez na meta final do Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins.

O corrida de ciclismo proporcionou um excelente espetáculo desportivo, onde não faltaram momentos de grande competitividade, com a vitória final a resultar de uma fuga bem-sucedida que permitiu a Jorge Alves (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) entrar isolado na seletiva subida em direção meta instalada nas imediações da Junta de Freguesia de Golões.

As várias tentativas de fuga e as movimentações constantes no grupo principal de corredores, assim como as dificuldades do percurso, fizeram com que o pelotão chegasse fracionado à meta.

O corredor da equipa penafidelense cortou a meta isolado, concluindo os 55,5 quilómetros da corrida em 1h37m12s, à média de 34,259 km/h. O segundo classificado foi Bruno Machado, colega de equipa do vencedor, que gastou mais 1m13s do que Jorge Alves.

Edgar Fonte (Tensai/Santa Marta) terminou a prova em terceiro lugar a 1m13s do primeiro classificado, enquanto os seus colegas de equipa Bruno Mateus e Iúri Leitão garantiram, respetivamente, o quarto e quinto lugares. 

O grupo de dez primeiros classificados ficou completo com João Leite (Vitória SC / AMC Investe / Interfios), António Azevedo (CC Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.), Tiago Araújo (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics), Ivo Pinheiro (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e Pedro Martins (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics)

Por equipas venceu a formação da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel seguida da Tensai - Santa Marta, CC Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea, Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact e Liberty Seguros / Feira / KTM.

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe e o apoio da Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Junta de Freguesia de Golães, IPDJ, Herdmar, Cision, POPP Design, Arrecadações da Quintã, Fafefuel, Guimarpeixe, Auto Terror, Ciclismo a fundo (revista oficial), Roda na Frente e acmTV (www.acmtv.pt).

A próxima prova de ciclismo de estrada a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho será o 12º Prémio ACR Roriz (Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar) agendado para o dia 27 de abril e destinado às categorias de benjamins, iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores

Sem comentários: