.

.
.

domingo, 27 de abril de 2014

Futebol Popular - Taça: S. Clemente venceu o Fareja (1-0) e está na final



Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes 

Carneiro que recua dá marrada duas vezes 

- S. Clemente está na final com o FC Marinhão

A AD S. Clemente derrotou (SC) o GD Fareja (GDF) por uma bola a zero e garantiu a presença na final da Taça Cidade de Fafe em Futebol Popular onde vai defrontar o FC Marinhão. Um jogo que foi uma espécie de final antecipada e que teve uma assistência numerosa de fazer inveja a muitos clubes do distrital. O homem do jogo foi Carneiro que marcou o único golo da partida aos 74’, num bom trabalho individual.

A estratégia do S. Clemente passou por anular algumas pedras basilares do Fareja e isso acabou por surtir o feito desejado para a equipa orientada por José Damas. 

O primeiro sinal de perigo do jogo foi para o SC, aos 5’, com Pedro a cabecear e um homem do Fareja a tirar a bola sobre a linha de golo. O GDF respondeu de bola parada por André que levou algum perigo á baliza de Gil.

O jogo manteve-se disputado e aos 18’ o Fareja teve uma entrada na área Coelho pela esquerda, passou á primeira mas à segunda os homens de S. Clemente cortaram para canto.

Respondeu o SC com dois remates, um de Liedson que saiu por cima e outro de Luís que passou ao lado da baliza. Respondeu o GDF com Marcelo a rematar ao lado. 

Nesta fase o Fareja tentava jogar um futebol mais apoiado enquanto SC tentava explorar os lances em profundidade. 

Aos 30’, André marcou um canto e Barbosa ao segundo poste atirou ao lado em lance do ataque do Fareja. Aos 33’ foi Henrique a rematar de muito longe a bola levava lume mas saiu ao lado da baliza de Gil. 

Respondeu o S. Clemente com Carneiro a rematar sem preparação e a bola a sair muito perto do segundo poste pela linha de fundo.

Aos 37’ o GDF teve uma jogada muito rápida através de Moisés, com este a meter a bola em Coelho que por sua vez a endossou a André, este recebeu-a de costas para a baliza e rematou à meia volta tendo saído um palmo acima da trave. Aos 40’, Marcelo cruzou para a área e Moisés à boca da baliza, com tudo para fazer o golo, falhou de forma incrível. 

Não marcou o GDF mas esteve o S. Clemente perto de o fazer aos 43’. Livre de Carneiro, Luís voou e ainda tocou na bola e esta bateu com estrondo no poste. 

Na segunda parte o futebol foi mais falado que jogado mas, nos primeiros minutos, as equipas ainda mostraram algum discernimento e tentaram chegar ao golo. 

Aos 56’, Carneiro cruzou para Gualter cabecear e os homens do SC a festejar golo mas Barbosa tirou sobre a linha de golo. Responde o GDF com um remate de André ao lado. 

Aos 59’, livre estudado batido por Moisés para a área com André a rematar para ver Gil evitar o golo sobre a linha de baliza. Seguiram-se mais dois remates para o Fareja aos 54’ e 58’ com Serafim e Moisés a atirar ao lado. 

O único golo do desafio surgiu aos 74’. Carneiro recebeu um passe de um companheiro na área, tirou um adversário do caminho e rematou certeiro para decidir a partida a favor do S. Clemente. 

Tentou responder de imediato o Fareja, aos 78’, com André a rematar e Gil a defender com os joelhos. 

Até ao final o Fareja acabou por acusar algum nervosismo com constantes reclamações que só reverteram a favor do S. Clemente pois o cronómetro ia correndo. 

A equipa de José Damas aguentou bem os minutos finais, enquanto a que estava a ser orientada por Nilton Silva apesar de querer chegar ao golo fê-lo mais com o coração que com a cabeça.

Acabou por ser o S. Clemente a festejar de forma efusiva apassagem á final da competição, com os homens do Fareja a ficarem tristes por não lograrem a terceira final consecutiva.  

O trio de arbitragem da AFP de Guimarães pode ter errado em alguns lances para os dois lados mas não teve qualquer influência no resultado. 


Veja a reportagem completa na próxima edição do Jornal Notícias de Fafe
.

Sem comentários: