.

.
.

sábado, 26 de abril de 2014

RC Arenas Vega venceu o 3.º Torneio de Veteranos Cidade Fafe

Texto e fotos: João Carlos Lopes

Espanhóis venceram sem marcar golos

- Decidido nas grandes penalidades

A equipa espanhola do RC Arenas Vega foi a vencedora da terceira edição do Torneio Cidade de Fafe em Futebol de Veteranos que se realizou no dia 25 de Abril no Parque de Jogos do OFC Antime. O curioso é que os espanhóis venceram o torneio sem marcarem qualquer golo, tendo resolvido a meia-final contra o União de Tomar e a final contra a UD Fafe A60 na marcação de grandes penalidades após terem terminado ambos os jogos com o marcador em branco. 

A preceder o torneio, o vereador Pompeu Martins fez as honras da edilidade e mesmo antes de se iniciar o jogo foi cumprido um minuto de silêncio em memória do irmão do veterano da UD Fafe, Neco Braga, que devido ao falecimento do seu ente querido, não pôde dar o contributo à equipa neste torneio.

Após o torneio e já na Quintas das Vinhas, todos os participantes se mostraram gratos pela forma cordial com que o torneio decorreu. O presidente da UD Fafe, Rogério Ferreira fez questão de mais uma vez misturar as equipas nas mesas para fortalecer o convívio e haver intercâmbio cultural. Todos os convidados elogiaram a maneira como foram recebidos e tratados com os insulares do Santana a fazerem um agradecimento especial a Carlos Condeço por todo o apoio que lhes prestou enquanto cá se encontraram. 

De referir apenas que neste torneio participou um veterano de 68 anos, antigo jogador do União de Tomar, Chico Bolota, que muita gente chegou a coleccionar nos cromos de futebol e que, com esta bonita idade ainda fez duas meias partes completas. Outra é o apoio incondicional do Operário de Antime, através da pessoa do seu presidente e outros membros da Direcção, sempre por perto para o caso de ser necessária alguma coisa. Quanto ao resto já é sobejamente conhecida a forma metódica e séria com que a UD Fafe organiza todos os seus eventos que estão sempre condenados ao sucesso.

Pode não ter sido o melhor torneio em termos de qualidade futebolística mas talvez tenha sido o melhor em termos de ambiente de festa e camaradagem. Os madeirenses sempre muito animados, dos de Tomar ainda mais e os espanhóis também gostam bem de festa e contribuem para ela. Tudo isto a juntar ao ambiente contagiante que a UD Fafe A60 proporciona sempre fez a mistura explosiva que abrilhantou a festa na qual os veteranos da terra dos templários tiveram um momento para cantar o seu hino adaptado com o nome de cada elemento. 
Fica aqui um breve resumo de cada jogo deste torneio, sendo cada um disputado em duas partes de 25 minutos cada. Foram árbitros deste evento os senhores João Marques, Luís Oliveira, Arlindo Lopes e Lopes Araújo, tendo este último apitado a final.


JOGO 1: UD Fafe, 2 – UD Santana, 0

A UD Fafe A 60 venceu o primeiro jogo do torneio de Veteranos Cidade de Fafe ao bater os insulares do UD Santana por 2-0.

A equipa fafense acabou por vencer a partida pois teve mais argumentos que a equipa madeirense que devido a trazer poucos jogadores esteve sujeita a um maior desgaste físico. 

A UD Fafe inaugurou o marcador aos 13’ minutos por Luís Mário e aos 23’, Cunha elevou a contagem para 2-0.

Na segunda parte, Nelo Pereirinha fez algumas alterações para refrescar a equipa e poupar alguns jogadores e volvidos cinco minutos do reinício Luís Mário enviou a bola à barra, de cabeça. 

Aos 45 minutos numa jogada de insistência dos fafenses, e depois de vários remates devolvidos, Abílio Torrinheira rematou e a bola foi defendida pelo guarda-redes insular e bateu na barra. 

A formação esteve perto do golo aos 45 minutos quando, com Anselmo batido, falhou de baliza aberta. 


JOGO 2: UFCI Tomar, 0 – RC Arenas Veja, 0 (1-2 g.p.)

No segundo jogo do torneio o União de Tomar jogou com os espanhóis do RC Arenas Vegas de Espinareda numa partida equilibrada a todos os níveis que terminou com uma igualdade sem golos e acabou por ser decidida na marcação de grandes penalidades.

Na roleta russa a União de Tomar acabou por ser perdulária ao falhar duas grandes penalidades, por sinal defendidas pelo guardião Espanhol. A equipa do Vega venceu por 2-1 nas grandes penalidade e marcou presença na final com a UD Fafe A 60. 


JOGO 3: UD Santana, 0 - União de Tomar, 4 (3.º e 4.º LUGAR)

Na atribuição do 3.º e 4.º lugar a União de Tomar levou a melhor sobre o UD Santana ao vencer por 4-0. Os insulares, apenas com um suplente, tudo fizeram para chegar ao golo de honra mas os templários mostram-se mais frescos e com um futebol menos esforçado e mais fluído construíram uma vitória fácil. 

Ao intervalo já tinham averbado uma vantagem de três golos com Paulito a bisar nos dois primeiros e Marques a fazer o 3-0. Na segunda parte, o Santana andou mais vezes perto da baliza dos templários mas faltou sempre força para fazer o remate final, apesar de algumas vezes este já ser feito dentro da área. 


JOGO 4: UD Fafe A60, 0 – RC Arenas Veja, 0 (FINAL)

O jogo da final foi muito disputado, entre a UD Fafe e os espanhóis do Vega Espinareda tendo chegado ao intervalo com uma igualdade sem golos e sem grandes oportunidades para os obter, dada a grande concentração defensiva das duas equipas. Na segunda parte o equilíbrio voltou a ser a nota dominante e o nulo persistiu até ao final, apesar de terem surgido jogadas de perigo nas respectivas áreas. 

A decisão foi para a marca de grande penalidade e o vencedor só foi encontrado ao cabo de 20 grandes penalidades, com dez oportunidades para cada lado. A equipa de Vega teve a possibilidade de resolver a contenda ao terceiro penalti quando o seu guarda-redes parou o remate de um fafense, mas desperdiçou ao atirar por cima da baliza de Paulo. Foram necessárias mais sete grandes penalidades para se resolver o jogo e só á décima é que os fafenses voltaram a falhar e os espanhóis concretizaram arrebatando assim o Troféu, sucedendo a Vitória de Guimarães e Rio Ave.

CONFIRA TODAS AS FOTOS DO TORNEIO AQUI 
.

Sem comentários: