.

.
.

domingo, 25 de maio de 2014

Andebol 1.ª Div. Nac.: AC Fafe, 30 – AA Avanca, 28

Vítor Ribeiro em grande plano irá lembrar sempre este jogo
Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes  

Boa ponta final promete um breve regresso

- Peneda esteve imparável com 11 golos 

- Vítor Ribeiro não vai esquecer este jogo

O AC Fafe despediu-se da primeira divisão com uma vitória sobre a lanterna vermelha Avanca, por 30-28. O jogo foi às 15 horas de Sábado e se no início estavam poucas pessoas, aos poucos os indefectíveis do andebol foram surgindo e encheram a parte da bancada entre a cabine de imprensa e a entrada da mesma do lado da porta de entrada. Ainda bem que apareceram porque o jogo foi agradável com os fafenses a darem mostras que apesar de só agora a época ter terminado podem regressar em breve a este escalão. A direcção aposta num projecto de subida a dois anos mas a manter-se 90 por cento do plantel a convicção dos jogadores é que isso aconteça logo no primeiro ano, ou seja, na próxima época.

António Martins fez aqui a sua última partida oficial como técnico interino mas a equipa já está bem entregue quer nas suas mãos quer nas se alguém que sabe muito de andebol e gosta de ensinar como se joga. Um homem que pode potenciar os jovens jogadores do AC Fafe. Por falar nisso, Vítor Ribeiro completava 20 anos no Sábado e não vai esquecer a data pois jogou a titular praticamente toda a partida. Outros atletas jovens marcaram presença neste jogo como os gémeos Pereira e Luís Gonçalves.
A "máquina" Sampaio
fez falta à equipa durante a época  

Pedro Peneda esteve em grande destaque neste jogo não só pelo que produziu mas também pelo que jogou, exibindo-se a um nível elevando e marcando nove golos, alguns de meia distância, autênticas bombas indefensáveis. Também nos livres de sete metros esteve imparável, em quatro não falhou nenhum.

O jogo teve uma primeira parte muito equilibrada como Avanca a marcar primeiro e depois o ACF a passar para a frente voltando a perder o comando aos nove minutos, o qual recuperou de imediato mas depois, aos 14 minutos permitiu que o Avança fizesse quatro golos sem resposta ficando a perder por 8-10. Voltou a passar para frente aos 24 minutos e numa toada de parada e resposta saiu a vencer para o intervalo com um parcial de 16-15, sem nunca nenhuma equipa ter passado dos dois golos de vantagem. 

Ao contrário do que se esperava a segunda parte foi menos produtiva e manteve-se equilibrada, com os parciais de 18-19 aos 35 minutos; 22-20, aos 40’; 27-25, aos 50’. Só por uma vez o resultado esteve com um desnível de três golos favorável ao ACF por 27-24. Aos 57’ registava-se uma igualdade a 28 golos mas nos restantes três minutos a equipa da casa conseguiu dois golos de vantagem com Peneda e Pimenta a marcar e já com Hugo Fernandes na baliza a negar os intentos ao Avanca.

De salientar ainda os sete golos de Nuno Pimenta e as exibições de César Gonçalves e Eduardo Sampaio, com estes dois últimos a darem sinais evidentes da falta que fizeram à equipa com as suas lesões de longa duração durante quase toda a época. De resto a equipa exibiu-se a um bom ritmo com rápidas trocas de bola e quase sempre a escolher o momento certo do remate.
   
Quem gosta de andebol vai continuar a acompanhar a equipa na 2.ª Divisão porque esta se vai manter quase toda e tem potencial para discutir a subida já na próxima temporada. 


Jogo no Pavilhão Municipal dos desportos em Fafe. 

Árbitros, Nuno Francisco e Fernando Rodrigues

AC FAFE: Miguel Marinho, Hugo Fernandes e João Santos; Cláudio Mota (3), Paulo Castro, César Gonçalves (4), Nuno Pimenta (7), Eduardo Sampaio (5), João Castilho, Luís Gonçalves, Mário Pereira, Luís Pereira, Vítor Ribeiro e Pedro Peneda. Treinador, António Martins.

AA AVANCA: Luís Silva; André Rego, Nuno carvalho (6), Nelson Almeida, Duarte Carregueiro, Tiago Cunha (2), José Silva, Miguel Batista (2), João valente (1), Vasco Santos (4), Hélder Oliveira, Carlos Santos (4), Diogo Taborda (2), Pedro Maia (4) e Ricardo Mourão. Treinador, Vítor Alves.
.

Sem comentários: