.

.
.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

AD Fafe: Jorge Fernandes reeleito como presidente da Comissão Administrativa

Texto e fotos: João Carlos Lopes 


“Enquanto aqui estiver a minha vontade
é que cada vez mais o plantel seja
composto por jovens da terra”


- Mantém-se a mesma equipa técnica 


Jorge Fernandes vai continuar a liderar uma Comissão Administrativa para gerir os destinos da AD Fafe, tendo sido eleito para o efeito por mais um ano, juntamente com mais onze elementos. 

A Assembleia começou apenas com o secretário e o presidente da mesa, Benjamim Teixeira e Ribeiro Cardoso, respectivamente, tendo o último convidado o sócio mais antigo a ocupar o lugar vago na mesma que na circunstância foi José Castro. Antes do acto eleitoral propriamente dito foi lida e aprovada por unanimidade a acta da Assembleia anterior.

O presidente da mesa da Assembleia Geral perguntou às pouco mais de quatro dezenas de pessoas presentes se havia alguma lista para apresentar a sufrágio. Como ninguém se pronunciou, anunciou que lhe tinha sido entregue previamente uma lista para uma Comissão de Gestão do Clube, praticamente com os mesmos elementos 

Questionamos o presidente da Comissão Administrativa a informar o que o moveu a assumir novamente a AD Fafe, como Comissão Administrativa, tendo o mesmo respondido "que foi precisamente por não haver pessoal com coragem para comparecer na Assembleia Geral porque se fala muito mas não aparece ninguém para tomar conta da Colectividade. Como fafense hei-de dar tudo pelo Fafe e vou novamente fazer um sacrifício enorme para que o mesmo nunca feche a porta. Tudo é possível é possível ainda e enquanto houver força do pessoal de Fafe para a ADF ter as portas abertas tudo faremos para que assim seja. 

Perguntado ao presidente da CA se tinha algum trunfo na manga, afirmou "que se assim não fosse não estaria a recandidatar-se novamente. Tenho tido vária reuniões com elementos da Câmara de Fafe que estão disponíveis para nos ajudar e precisamente ainda no decorrer desta semana já falamos e creio que as coisas não vão falhar e vai ser possível tudo se resolver. É uma situação mesmo urgente, que não permite mais tempo pois há situações que estão muito no limite e se assim não for pode complicar mais do que aquilo que está".

Relativamente à equipa de futebol sénior referiu que já fazia parte da anterior direcção de Albino Salgado "e nos últimos três anos da mesma praticamente que já era eu que fazia a gestão do Clube tendo reduzido o orçamento na casa dos cinquenta por cento o orçamento. Hoje torna-se um pouco impossível baixar mais aos custos do plantel. Entendo que a dificuldade do Clube é muita mas também há limite e nós estamos no limite. Dentro do orçamento da época passada, considero que o Clube consegue sobreviver e fazer uma equipa competitiva. Temos também os novos jovens da terra que vão ter a oportunidade deles que terão de a agarrar. Enquanto aqui estiver a minha vontade é que cada vez mais o plantel seja composto por jovens da terra. Conto com o treinador Agostinho Bento e creio que está de acordo em dar cada vez mais oportunidade aos miúdos da terra. São jovens talentos que também têm o seu valor e por isso têm de jogar para que no futuro também possamos conseguir algo mais. Pode haver uma transferência com algum que nos possa ajudar nesta crise o que era o ideal nesta altura. 

Sobre os salários em atraso afirmou positivamente e disse “os atletas ligam-me constantemente e vou os mantendo informado, pedindo-lhe calma porque nesta altura depende mesmo só do subsídio da Câmara. Felizmente esse subsídio ainda não foi consumido e quando chegar nós vamos por essas contas com os atletas todas em dia. As verbas que estão bloqueadas vão dar para fazer o pagamento e honrar os nossos compromissos. Torna-se mais fácil nas contratações quando um clube tem as contas em contratar melhores jogadores”. 
Na opinião de Jorge Fernandes “o Fafe vai continuar de portas abertas contra todas as expectativas. Entendo a parte dos associados da ADF. A situação é preocupante e têm que perceber que não surgiu no meu mandato. Julgo que pelo que foi apurar na última assembleia e caso as verbas fossem desbloqueadas pela primeira vez a ADF tinha um saldo de gestão positivo. Não vamos culpar ninguém do passado e estou convencido que vamos ultrapassar esta situação menos boa para o Clube. Para chegar a esta situação alguém errou no passado mas de nada adianta estar a culpar alguém. Todos erramos e reconheço que não sou perfeito mas vou evitar errar porque o Clube não pode pagar por isso”.

Relativamente ao relacionamento da AD Fafe com os sócios e a comunidade, Jorge Fernandes adiantou que para já é tudo subjectivo. “Temos este impasse financeiro que a curto prazo vai ser revolvido. A partir daí quer apelar aos sócios para se unirem e trazerem as famílias para ver o futebol. Hoje olhando um pouco para as bancadas, ainda bem compostas em relação a clubes do CNS e de divisões acima, mas temos que ver que a média de idades é alta e essas pessoas não vão durar toda a vida. Se os jovens não começarem a vir ao futebol no futuro as nossas bancadas ficam um pouco nuas”. Relativamente a isso e questionado o que se podia fazer para cativar os jovens, salientou que: ponto número um: penso que o que tenho lutado é para dar oportunidade aos jovens da formação e incorporá-los no plantel sénior o que é uma forma de chamar familiares e amigos. Falta aquele bairrismo. Com estas dificuldades todas que o Clube teve ao longo dos anos e as Direcções também, se calhar, não agiram bem perante os sócios e hoje está tudo de costas voltadas para o Clube. Acredito que tudo é possível mas isso vai depender um pouco dos resultados que a equipa sénior consiga por em pratica”. 

No que respeita ao relacionamento com os outros clubes de Fafe, referiu que todos têm o direito de ter o seu clube. “Quando vim para a ADF, também abri as portas com eles porque estavam um pouco de costas voltadas. Eles precisam de nós e nós precisamos deles. Agradeciam que eles repensassem bem e que se possível fizessem os jogos deles aos Sábados e que também valorizassem o Fafe não olhando a ADF como um rival, porque não somos rival de ninguém e temos as portas abertas a todas as instituições enquanto eu aqui estiver. Desejo-lhes a eles também sorte porque no fundo também lutam no dia a dia para terem o clube deles aberto. Enquanto estiver na direcção o Fafe não terá a porta fechada para eles”. 

Indagado a falar sobre se já haviam jogadores retorquiu que o único jogador existente é o Ricardo Fernandes que tinha exigido assinar por dois anos e por considerarmos que era um atleta com quem podíamos contar aceitamos e não vamos estar arrependidos por isso. Relativamente aos outros, apenas o Pedro Freitas e o Carneiro me comunicaram que iam jogar numa divisão acima. Outros nem tanto, mas não tenho nada contra eles porque no fundo eu entendo que eles percebem a situação actual do Clube e no futebol tem que se aproveitar as oportunidades e por isso se estivessem à espera do Fafe podiam, no futuro, não ter vínculo com o Clube e ficavam no desemprego. Só me resta desejar as maiores felicidades para todos os atletas.”

Composição da Comissão Administrativa: Jorge Fernandes (Presidente), António Silva, Vítor Peixoto, Joaquim Leite, Manuel Fonseca, João Marques, Rui Dias, José Pimenta, José Batista, António Aguiar, Filipe Carvalho e José Marinho. 
.

Sem comentários: