.

.
.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Andebol: EUSA Games 2014: UMinho de Vladimiro Pires está na final!

Texto e fotos: Nuno Gonçalves 

Fafense está numa final europeia de desporto universitário

O Andebol da UMinho atinge pela sétima vez na sua história a final de um Europeu Universitário após bater por 33-20 na meia-final os turcos da Universidade de Gazi. Na final os minhotos vão defrontar os sérvios de Novi Sad que na outra meia bateram nos livres de sete metros os croatas de Zagreb após um empate a 25 golos.

Numa das partidas mais aguardadas do dia, UMinho e Universidade de Gazi, ambas já com bastante rodagem nestas andanças e com diversos embates no passado, disputaram o acesso à final do Europeu.

Nunca antes os turcos de Gazi haviam batido os minhotos, pelo que a história e a estatística jogavam a favor da UMinho.

Com posse de bola a seu favor, a equipa de Gabriel Oliveira entrou muito bem na partida, marcou dois golos e viu ainda o "gigante" do guarda-redes turco defender três certeiros remates (um deles num livre de sete metros).

Esta entrada muito forte dos minhotos foi decisiva para que ao intervalo estivesse "quase" tudo decidido. Com o marcador em 16-11, a UMinho ganhou um ascendente mental sobre os fortíssimos (cinco dos seus jogadores tinham 2 metros de altura) turcos que não queriam acreditar no que lhes estava a acontecer.

A entrada na segunda parte foi "mortal" para Gazi, que viu o capitão da UMinho, Bruno "Giga" negar-lhe dois golos, para logo de seguida em rápidos contra-ataques sofrer três golos do "veloz saltitão" Fábio Vidrago.

Até ao apito final do árbitro, houve ainda tempo para algumas preciosidades por parte dos atletas que saíram do banco minhoto, correspondendo assim mais uma vez em grande estilo à confiança depositada neles pela equipa técnica.

O resultado final de 33-20 não deixa margem para contestação relativamente a quem foi a melhor equipa em campo.

"Fizemos o nosso melhor jogo neste Europeu!", as palavras são de Gabriel Oliveira, que estava visivelmente feliz após garantir mais uma final. Para o técnico da UMinho, o segredo esteve na defesa em 5-1 e "na forte entrada no inicio da partida, quase sem qualquer tipo de erro, que depois nos permitiu fazer uma gestão inteligente da vantagem adquirida".

Amanhã a final é às 18h00 locais e é frente aos sérvios de Novi Sad.

.

Sem comentários: