.

.
.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Ciclismo: 76.ª Volta a Portugal começa em Fafe já esta 4.ª feira

Pólogo vai passar na Rua Serpa Pinto
no sentido ascendente 
Texto e foto: João Carlos Lopes 

Prólogo de 6,8 km foge ao habitual

A 76.ª Volta a Portugal em bicicleta inicia-se em Fafe na próxima quarta-feira com um prólogo que irá definir quem partirá com a camisola amarela na primeira etapa que partirá no dia seguinte de Lousada em direcção à Maia. 

Ao contrário do que sucedeu nos anos anterior Fafe não verá chegar uma etapa em linha com os corredores a competirem directamente entre si mas assistirá a um contra-relógio de 6,8 km, num circuito que começa no pavilhão multiusos e termina na Praça 25 de Abril, com passagens pela Rua do retiro, Golães, Rua Cidade de Guimarães, Rua dos Aliados e Rua Serpa Pinto antes de chegar à meta.

Estão inscritas 17 equipas para esta Volta a Portugal, sete portuguesas e dez estrangeiras, estas em representação de Espanha (2), Dubai, Colombia, Equador, Alemanha (2), Japão, Dinamarca e Rússia.

A volta a Portugal vai dividir-se, após o prólogo, por dez etapas num total de 1613,4 km, começando em Fafe a 30 de Julho e terminando em Lisboa a 10 de Agosto, pelo meio ficam as míticas etapas da Senhora da Graça, Serra da Estrela e este ano com a novidade da Serra do Larouco, em Montalegre. O dia de descanso será a seis de Agosto.

Para Raul Cunha, presidente da autarquia, a escolha de Fafe para a Grande Partida da Volta 2014 “é um claro reconhecimento nacional da importância do município, enquanto parceiro da Volta a Portugal em bicicleta. Trata-se de um evento da maior importância quer em termos desportivos, quer ao nível da promoção dos agentes locais de desenvolvimento, o que se reflecte na economia local, algo a que somos particularmente sensíveis neste momento que todos vivemos. Fafe é já um destino clássico dos amantes da modalidade, possuindo condições de excelência para a prática deste desporto que tem atraído cada vez mais praticantes nas suas diversas vertentes.” 

Etapas da Volta a Portugal:

30 Julho: Prólogo: Fafe-Fafe, 6,8 km (CRI).

31 Julho: 1.ª etapa: Lousada-Maia, 183,5 km.

1 Agosto: 2.ª etapa: Gondomar-Braga, 171,8 km.

2 Agosto: 3.ª etapa: Viana do Castelo-Montalegre, 180 km.

3 Agosto: 4.ª etapa: Boticas-Mondim Basto (Senhora da Graça), 192,5 km.

4 Agosto: 5.ª etapa: Alvarenga-Santo Tirso (Senhora da Assunção), 161,3 km.

5 Agosto: 6.ª etapa: Oliveira do Bairro-Viseu, 155 km.

6 Agosto: Dia de Descanso.

7 Agosto: 7.ª etapa: Belmonte-Seia (Torre), 172,5 km.

8 Agosto: 8.ª etapa: Sabugal-Castelo Branco, 194 km.

9 Agosto: 9.ª etapa: Oleiros-Sertã, 28,9 km (CRI).

10 Agosto: 10.ª etapa: Burinhosa-Lisboa, 167,1 km 
.

Sem comentários: