.

.
.

terça-feira, 29 de julho de 2014

lX Passeio Motard dos Amigos de Fareja foi mais um sucesso

Texto: Ricardo Pereira / Foto: DR 


Tudo feito com respeito e civismo

O lX passeio Motard, organizado pelo Grupo Motard Amigos de Fareja, inicialmente marcado para dia 19 de Julho, mas adiado devido ás más condições climatéricas, realizou-se no passado sábado, tendo sido brindado pelo S. Pedro com um lindo dia de sol, muito saudado pelos participantes.

O dia de passeio normalmente começa muito cedo, com alguns participantes a deslocarem-se ao destino do convívio, para levar o farnel, e reservarem o espaço, para depois voltarem a casa e irem de mota. 

Ao chegar a hora, vai-se ouvindo nas estradas de Fareja os mais variados sons de motas, vindas de todos os sentidos, comparecendo no ponto de encontro, marcando presença todos os estilos de motociclos, mas todos os anos as atenções estão sempre mais viradas para as clássicas restauradas, verdadeiras relíquias, e que muito orgulham os proprietários.

Depois de afinados os detalhes e organizados os participantes, já com a mota do “Timoneiro” á frente e a mota “Vassoura ” atrás, sempre com as motas mais lentas nos lugares da frente, dá-se início ao passeio, num percurso planeado com antecedência, para que seja o mais acessível possível, com destino a S. Bento das Peras, em Vizela. 

Na escolha do local, o Grupo Motard Amigos de Fareja, teve em consideração, a proximidade para o regresso ser o mais breve possível, e ser feito com o máximo de segurança.

A chegada ao recinto, é sempre muito vistosa, com as famílias já no local e os demais presentes a virem receber os Motards. 

Já os assadores estavam prontos a receber a carne e a sardinha, com o ambiente familiar que todos os anos caracteriza este convívio, com alguns elementos a percorrerem as mesas e a oferecerem dos seus petiscos. Também não podia faltar o tradicional presunto, uma tradição que se repete ano após ano. 
Já com a fome saciada, procura-se as sombras para o chincalhão, sempre com a música ambiente, e alguns a mostrarem-se bons dançarinos, a provocarem boa disposição e muitas risadas entre os que simplesmente observam. 

No final da tarde, volta-se a acender os assadores, para arrumar com o resto da carne e fazer um ultimo lanche, chegando num ápice a hora de arrumar, depois de tudo desmontado, dá-se início ao regresso, com as motas á frente e as respectivas famílias atrás nos carros.

Na chegada ao Coreto de Fareja, estava uma grande panela com um delicioso caldo verde á espera, toca a montar novamente as mesas e a aparelhagem de som, e a festa prosseguiu noite dentro.

Mais um ano passado, em que correu tudo como planeado. É muito gratificante para a organização ver o crescer do número de participantes, sendo que quem participa a primeira vez, volta no ano seguinte, superando ano após ano as expectativas de quem organiza.

Parabéns á organização pela preocupação em criar todas as condições e obrigado a todos os participantes, pela alegria e boa disposição mas acima de tudo pelo civismo e respeito pelos demais, com que encararam este lX Passeio Motard Amigos de Fareja.
.

Sem comentários: