.

.
.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Natação: 6 pódios para a AD Fafe nos Regionais Absolutos e Juvenis

Redacção/ADFafe 

Tiago Teixeira destacou-se com dois títulos


- Noémia Silva também esteve em destaque

A equipa de juvenis e juniores da ADF – natação, constituída pelos nadadores Tiago Teixeira, Luís Fonseca, Vítor Cunha, Paulo Miranda, Inês Bastos, Beatriz Meireles, Noémia Verdi e Natália Cunha acompanhados pelos treinadores Filipe Carvalho e Filipe Marinho, participaram de 5 a 6 de Julho nos Campeonatos Regionais Absolutos e Juvenis de Verão que decorreram na Piscina Municipal de Campanhã, no Porto.

Estes Campeonatos Regionais registaram a participação de 320 atletas (172 masculinos e 148 femininos) em representação de 17 clubes, entre os quais se destaca a equipa holandesa do PSV, que na expectativa de aproveitar um pouco do caloroso clima português, defraudaram as suas expectativas com o aparecimento de São Pedro a manifestar-se sob forma de vento frio e chuva teimosa. Neste contexto, estes campeonatos representavam a última oportunidade para realização de Tempos de Acesso aos Campeonatos Nacionais que decorrem no final do presente mês. Assim, com condições climatéricas adversas, é de facto muito difícil conseguir tempos de referência, e mais ainda no caso das provas de meio fundo e fundo para a generalidade dos estilos. 

No entanto, com a obrigatoriedade de realização das provas, apelou-se ao espírito de sacrifício dos nadadores para que lutassem até ao último fôlego das suas forças para atingirem os seus objectivos desportivos. Assim, os nadadores da ADF participaram em 31 provas individuais do qual destacamos 6 novos recordes pessoais com especial referência para 2 títulos de Campeão Regional, um deles na categoria de Absolutos, 1 título de Vice Campeão e dois 3º Lugares de pódio. Somando os êxitos individuais da cada nadador, teremos de forma indissociável o resultado da sua dimensão e expressão no colectivo, e como tal verificou-se que a Associação Desportiva de Fafe –Natação foi em termos absolutos o 5º Clube mais medalhado dos Campeonatos e o 4º Clube mais medalhado na categoria dos 17 anos e mais velhos. 

Relativamente aos pódios obtidos no conjunto das prestações individuais merece grande destaque a entrega e prestação competitiva do nadador Tiago Teixeira com a obtenção dos títulos de Campeão Regional nos 50 (Título Absoluto) e 100 Costas. O mesmo atleta foi ainda Vice Campeão Regional nos 100 Livres, e 3 º Classificado nos 50 Livres e 200 Costas.

No sector feminino o destaque vai para Noémia Silva. Esta nadadora obteve 2 novos máximos pessoais: o primeiro aos 100 Livres permitindo-lhe atingir o 3º Lugar do pódio na categoria de Juvenis A Femininos, confirmando ainda mínimos de participação para os Campeonatos Nacionais e o segundo aos 50 Livres que pelo critério de idade, não fosse a classificação geral em termos absolutos, revelou-a como atleta mais rápida na sua categoria (Juvenil A). 

Continuando a análise individual das prestações individuais realçamos ainda os novos máximos de Vítor Cunha em 2 provas (50 Mariposa e 100 Livres), com progressões de 8% e 3% face as suas marcas desportivas anteriores. Luís Fonseca, com novo máximo nos 200 Livres, não atingiu o objectivo definido para estes campeonatos, ficando a menos de 2 segundos e portanto muito perto de alcançar o mínimo de participação nos campeonatos nacionais. No seu regresso a competição, Paulo Miranda com apenas 3 semanas de treino, aproximou-se das suas melhores marcas e realizando ainda um novo máximo aos 50 Mariposa, no entanto muito aquém do seu real valor em termos globais, resultado da prolongada paragem a que esteve sujeito. Relativamente, a Natália Cunha e Inês Bastos, as suas prestações foram mais apagadas que o habitual, sendo notária a dificuldade em competir em Piscina Olímpica com tais condições climatéricas, em que ambas não conseguiram ao longo das sessões criar os níveis de adaptabilidade necessários para ultrapassar a adversidade. 

Quanto a Beatriz Meireles, deixamos aqui uma palavra de incentivo, que mesmo acometida de doença súbita nos dias que antecederam os campeonatos, não abdicou de participar na sua prova de eleição (100 Costas) e assim associar-se aos seus pares na última prova do calendário Regional. A próxima e última etapa para este grupo são os Campeonatos Nacionais no Complexo Olímpico de Piscinas do Jamor de 24 a 27 de Julho.
.

Sem comentários: