.

.
.

sábado, 9 de agosto de 2014

Andebol: Vladimiro Pires fala do título de Campeão Europeu Universitário

Texto: João Carlos Lopes 

"É a conquista com maior valor que já alcancei" 

O ponta direita do Andebol Clube de Fafe, Vladimiro Pires, actualmente com 22 anos, sagrou-se Campeão Europeu Universitário de andebol pela Universidade do Minho, instituição que marcou presença, pela sétima vez na sua história, na final dos EUSA Games 2014 - Campeonato da Europa Universitário, que decorreu em Roterdão, na Holanda. 

O jogo decisivo foi contra a Universidade sérvia de Novi Sad, à qual a equipa portuguesa venceu 25-20 com um parcial favorável de 13-12 ao intervalo, renovando, assim, o título europeu que já tinha alcançado o ano passado. 

A Universidade do Minho integra jogadores federados de vários clubes nacionais e já conquistou três títulos europeus, quatro segundos lugares e um terceiro. 

Vladimiro Pires que representa o AC Fafe está de parabéns por ter contribuído para mais este título europeu e para o enaltecimento do andebol em Fafe. Ele que é um jogador que foi apoquentado por uma lesão na época passada que o impediu de dar o contributo ao AC Fafe e que ainda não se encontra a cem por cento como nos confidenciou numa mini entrevista que aqui reproduzimos. 

Apesar de ainda ser um atleta ainda novo, Vladimiro Pires já conta no seu currículo, além deste título europeu, uma subida ao plantel sénior no seu último ano de juvenil, o título de Campeão Nacional da 2.ª Divisão de Seniores pelo AC Fafe e foi ainda vice-campeão Nacional da 2.ª Divisão de juniores pelo mesmo Clube. 

Eis que nos disse o atleta após esta brilhante conquista europeia.


Como de deu o seu ingresso na equipa da Universidade do Minho?

Um colega do AC Fafe sugeriu que eu fosse a uns treinos da Universidade e o treinador, que não me conhecia, acabou por gostar e convocou-me para o CNU (Campeonato Nacional Universitário). 

Qual o trajecto da competição até chegar ao campeonato Europeu?

Começa com dois torneios de apuramento para o CNU e, o CNU em si. O campeão nacional representa Portugal e a sua universidade no campeonato europeu.


Com que expectativa abordou esta fase final?

Como a UM tinha vencido a edição anterior na Polónia e, tem sempre excelentes resultados nesta competição, a minha expectativa era alcançar no mínimo a final do torneio. 


Como classifica o seu desempenho na equipa?

Considero que tive um bom desempenho porque, aproveitei as minhas oportunidades, resultando numa boa eficácia tanto na finalização como defensivamente.


Qual a importância que atribui a esta conquista?

É a conquista com maior valor que já alcancei. E sinto-me bem por poder jogar ao lado de atletas que admiro muito.



Depois de um ano menos bom devido a lesões como se encontra fisicamente?

Não estou ainda no melhor das minhas capacidades mas, sinto-me confortável a jogar. Espero ficar a 100% durante a próxima época.

Representa o AC Fafe e aproxima-se uma nova época. Qual a expectativa para a mesma?

As expectativas são a subida de divisão e o meu amadurecimento enquanto atleta.

Ainda relativamente a este título Europeu, quer dedicá-lo a alguém em especial?

V. P. -Quero dedicá-lo à minha família, amigos e namorada por todo o apoio e ao treinador Gabriel Oliveira pela oportunidade.
.

Sem comentários: