.

.
.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Cicloturismo: SRC/RINUS foi até Santiago de Compostela

Texto: André Oliveira / Foto: DR

Grande Travessia Fafe - Ourense - Santiago de Compostela

- Um trajecto para homens de barba rija

No dia 26 de Julho o destino de sete atletas já estava traçado, de bicicleta de estrada, percorrer de Fafe a Santiago de Compostela, com passagem no Gerês e em Ourense num só dia.

Tinham pela frente 245km com 14 montanhas classificadas, uma montanha de 1.ª categoria no maciço central do parque do Gerês, quatro montanhas de 2.ª categoria, uma delas de Fafe a Lagoa e às outras três já em Espanha, uma montanha de 3.ª categoria, duas de 4.ª categoria e seis montanhas de 5.ª categoria.

A saída de Fafe por volta das 6 horas da madrugada facilitou um pouco esta aventura, com temperatura amena durante a manhã, é concluída a primeira montanha na Lagoa, 15 km feitos e com direito a prémio, ver o Sol a imergir entre as montanhas e pintar de laranja o céu sombrio. 

O dia começava a clarear e a caminho de Vieira do Minho o primeiro e único furo, não houve mais percalços, mas tínhamos pela frente aquela que era a mais dura subida, desde o rio caldo até ao maciço central do Gerês, são perto de 14 km sempre a subir com inclinações a chegar aos 14% de declive na segunda parte da subida. 

Depois da foto da praxe na Portela do Homem junto a fronteira com “nuestros hermanos”, havia pela frente uma contagem de 2.ª categoria e duas de 5.ª categoria até ao almoço em Ourense que perfazia 140 km.

Depois de repor energias na cidade das Burgas, havia que concluir o prepósito e concluir os restantes 105km até Santiago de Compostela, no gráfico da altimetria ainda havia bastante montanha pela frente, mas já não se comparava a que havia sido feito da parte de manhã, o

grande obstáculo que se veio a revelar foi, o imenso calor que se fez sentir ao longo da tarde, com as temperaturas a chegar aos 38.ºC junto ao alcatrão, a carrinha de apoio foi resolvendo o problema com o abastecimento de água, mas também ela em momentos teve dificuldade em conseguir encontrar água fresca, tamanha era a desertificação das zonas rurais no interior da Galiza.

A peregrinação a Compostela foi concluída com êxito, foram 9 horas a pedalar ao longo de locais díspares onde o Gerês é sem dúvida o cartaz mais bonito, uma experiencia enriquecedora e fica aberto mais um percurso para aqueles que se queiram aventurar nas duas rodas a pedal.
.

Sem comentários: