.

.
.

domingo, 31 de agosto de 2014

GD Travassós apresentou-se e já vence em bom ambiente



Texto e fotos: João Carlos Lopes

Reina a confiança e boa disposição

O GD Travassós fez a apresentação do seu plantel com vista ao Campeonato da Divisão de Honra da AF Braga e misturando veterania com juventude ainda conseguiu um bom lote de jogadores, capazes de fazer uma época tranquila, sem ambições de maior, e com o intuito de estabilizar a equipa desportiva e financeiramente, depois da mesma ter estado na iminência de não existir esta época. 

Para se ter uma ideia do que é este Travassos o jogador mais velho da equipa é António com 39 anos, logo seguido de Fernandes com 38 e o mais novo é Luís Durães, com apenas 18 e que ainda recentemente esteve na apresentação da equipa de juniores da AD Fafe. Um jogador extremamente experiente com passagens por muitos clubes, entre os quais o Arões SC e mais recentemente o CD Ponte onde foi capitão e campeão distrital da 1.ª Divisão e outro jovem que abraça agora o seu primeiro clube sénior mas ainda com idade de júnior. 

Principalmente pelo a vontade dos jogadores mais velhos, António, Fernandes e Lapinha, entre outros, dá para antever que este Travassós vai ter um bom ambiente no balneário pois pelo que conhecemos destes atletas vão ter a facilidade de contagiar e cativar o resto do plantel, numa situação que reverterá sempre em favor do grupo e que, com o tempo, poderá vir a dar os seus frutos. É gente que tem o futebol na “guelra” e que faz dele um motivo de alegria.

De resto é notória a satisfação por o clube prosseguir nos campeonatos distritais e de ter feito uma equipa razoável em tão curto espaço de tempo.  

António

ANTÓNIO (JOGADOR MAIS VELHO, 39 ANOS)

Falamos com o jogador mais velho do plantel, António que nos disse: 

“Prometi a mim mesmo que enquanto tivesse forças queria continuar a jogar e assim vai acontecer. Estou super motivado depois de uma época em que fui campeão e ganhei quase tudo o que havia para ganhar a nível distrital na 1.ª Divisão ao serviço do CD Ponte. 

Esta é uma nova aventura. Um clube diferente, com outras condições e que passou por uma fase menos boa mas quer reerguer-se e estamos aqui preparados para ajudar de todas as maneiras que for possível. 

Depois de ter passado pelo Arões esta é mais uma aventura em Fafe em que espero ser feliz. É um grupo que reúne experiência e malta jovem com muitos miúdos que subiram dos juniores do Clube. Pelo que temos visto ao longo dos anos, muitas vezes não é preciso ter uma grande equipa mas sim um grande grupo e nota-se que já somos, sem dúvida, uma verdadeira família. 

Já tinha assinado pelo Selho, embora o Travassós tivesse sido dos primeiros clubes a abordar-me. Vim para aqui porque me senti importante em fazer parte de um Clube que tem história como o GD Travassós. Outros dos motivos que me fez vir para aqui prende-se com o facto de terem vindo também muitos jogadores que eu conheço de Guimarães que é a minha terra. Penso que vai ser um bom ano para o Travassós e se conseguirmos os nossos objectivos o Clube fica a ganhar e muito. 

A avaliar pela experiência que tenho há aqueles objectivos que guardamos só para nós no balneário. Pelos jogadores que temos, sabemos perfeitamente que mesmo sendo uma equipa feita “em cima do joelho” parece-me ter capacidade para fazer um campeonato tranquilo. Depois, logo se vê, muitas vezes a força como começamos dita como terminados. Este é um campeonato longo com muita rivalidade, onde há muitas equipas de Fafe. Agora tudo vai entrar em jogos, desde quem se apetrechou melhor ao factor sorte, no entanto tenho a certeza que vamos fazer um bom campeonato e repensar semana a semana quais serão os objectivos do Clube”.


Luís Durães
LUÍS DURÃES (JOGADOR MAIS NOVO 18 ANOS)

Falamos também com o jogador mais novo, Luís Durães (18 anos) 

“Sinto-me bem aqui no Travassós a quem agradeço desde já por me ter dado esta oportunidade, a qual considero ser boa para mim. Estou ciente que vou entrar num campeonato em que o que conta mais é a experiência e no qual vamos aprender com os erros. Só no final da temporada é que poderei dizer se esta troca dos Juniores do Fafe pelo Travassós foi realmente benéfica para mim. Estou plenamente confiante que vou aprender muito com os guarda-redes mais velhos que o Clube tem. Vim para este Clube porque tive que fazer as minhas escolhas e optei desta forma. Sinto-me perfeitamente integrado porque há aqui muita gente nova e alguns jogadores que já conhecia e que já tinha jogado com eles, nas camadas jovens dos Ases e do Fafe. Espero que no final da épocas nos possamos sentir todos felizes com o trabalho realizado individualmente e principalmente colectivo”. 


Meirim (esq.) e Paulo Soares (dir)
PAULO SOARES (TREINADOR DO GD TRAVASSÓS)

“O início desta época foi um pouco assustadora no início e tínhamos uma noção quase já certa que a equipa não ia avançar neste escalão. Em todo o caso por insistência de algumas pessoas, nas quais me incluo escrevemos a equipa na AF Braga e fomos aguardando melhores condições, as quais surgiram porque felizmente José Fernandes assumiu os destinos do Clube. Então, em pouco mais de dois dias conseguimos reunir este plantel e considero que estamos minimamente preparados. 

Estou ciente que vamos sentir dificuldade inicialmente mas tenho a certeza que reunimos, principalmente, um grupo de homens que nos vai ajudar a fazer um campeonato tranquilo. Esta é uma mescla de veterania e juventude. Temos connosco todos os juniores do Clube que subiram a seniores e temos também jogadores com mais experiência que os vai ajudar a ter uma integração mais fácil no futebol regional pois vêm de um campeonato completamente diferente para que a progressão dos jovens seja maior e mais rápida.

A nossa primeira ambição é fazer um campeonato tranquilo mas ainda temos o plantel aberto e com outras condições. Recentemente recebemos o Filipe Gonça que saiu do Porto D’Ave e o qual aproveitamos e outras situações idênticas podem surgir. 

O objectivo principal é estabilizar em termos financeiros e o Clube pagar aquilo que deve. Desportivamente se apontarmos para meio da tabela fazemos um campeonato tranquilo. O Travassós não é de modo algum candidato à subida porque não nos preparamos para isso. Esta é uma equipa de recurso mas que tivemos sorte, com a ajuda de duas pessoas, nas contratações que ainda conseguimos fazer. O fundamental é mesmo termos uma equipa de homens. 

Tive convites de outras equipas. Antes de vir para o Travassós tinha quase tudo acertado com um Clube do Pró-Nacional, entretanto a direcção desse clube mudou e tudo acabou por se alterar. Contudo surgiu depois um convite desta divisão agradável mas o presidente José Fernandes assumiu aqui e como lhe dei a minha palavra não volto atrás. Esta é a sexta época que estou no Travassós e já começa a pesar emocionalmente, depois tenho uma grande amizade com muitas pessoas deste clube, nomeadamente com o presidente. Fui eu que lhe liguei a dizer-lhe para continuar e quando ele o fez eu não hesitei em dizer-lhe que sim, que treinava a equipa.” 


PLANTEL DO GD TRAVASSÓS 2014/2015

GUARDA-REDES: ToZé (ex-GD Serzedelo), Pedro (ex-Selho), Luís Durães (ex-Júnior AD Fafe) e Luís Silva (ex-Júnior GD Travassós)

DEFESAS: Tiago Costa (ex-Arões SC), Calicas, Marco Silva (ex-Júnior GD Travassós), Samu (ex-Júnior AD Fafe), Luís Miguel (ex-Júnior GD Travassós) e Diogo (ex-Ponte)

MÉDIOS: Filipe Gonça (ex-Porto D’Ave), Fernandes (ex-ACD Pica), Bruno (ex-Júnior GD Travassós), Gil (ex-GD Travassós), Rui Freitas (ex-Júnior GD Travassós), António (ex-Ponte), Lapinha (ex-Taipas), Paulinho (ex-Ponte) e Carioca.

AVANÇADOS: Paulo César (ex-Ponte), Nuno Gonça (sem Clube), Rubem (ex-Júnior GD Travassós) e Miguel (ex-Júnior GD Travassós). 

EQUIPA TÉCNICA: Paulo Soares (Treinador) e Meirim Pacheco e Cédric Antunes (Adjuntos).

PRESIDENTE: José Fernandes

DESPARTAMENTO MÉDICO: Dr. Rodrigues e Mário João (Fisioterapeuta). 

TÉCNICO DE EQUIPAMENTOS: Paulinho
.

Sem comentários: