.

.
.

domingo, 3 de agosto de 2014

Jogo de apresentação: AD Fafe, 1 - Clube African (Tunísia), 0

.

Texto e fotos: João Carlos Lopes 


Se queres golos vai ao Tota(s) 

Marçal e Rui Lopes estiveram em grande na baliza

- Filipe, André e Primo foram homenageados 

A AD Fafe venceu o Club African da 1.ª Liga de Futebol da Tunísia no seu jogo de apresentação aos sócios por uma bola a zero com o o golo solitário a ser apontado aos 49 minutos através do avançado Totas, reforço proveniente do Desportivo de Ronfe. Esta partida serviu para homenagear três ex-atletas da AD Fafe: Filipe que deixou o futebol profissional e prossegue agora a carreira no Arões SC e Primo e André Silva que deram por concluídas as suas carreiras no futebol no final da pretérita temporada.
Filipe, Primo e André todos de branco
com o Presidente Jorge Fernandes

A formação tunisina apresentou atletas com uma compleição física e jogadores de elevada estatura o que não chegou para intimidar os fafenses que se foram batendo como podiam.

Na primeira parte pertenceu aos tunisinos, que tinham empatado a uma bola com a equipa B do Vitória de Guimarães nesta digressão europeia, a maior posse de bola e estiveram mesmo perto de marcar no primeiro minuto de jogo mas a emenda saiu ao lado.

O sinal mais continuou com a equipa da África do Norte que aos 15 minutos voltou a estar perto do golo mas Marçal, atento negou o golo com uma grande defesa. 

O primeiro remate e sinal de perigo da equipa fafense ocorreu ao minuto 19 quando Sócrates fez um remate sem preparação à entrada da área, obrigando o guardião Mustapha a uma grande defesa. 

O Fafe só voltou a rematar aos 32’, por Zé Brochado, num remate de fora da área que saiu muito ao lado da baliza.

O Fafe conseguiu equilibrar a partida já depois da meia hora de jogo mas até final da primeira parte não houve grandes motivos de registo para nenhuma das equipas. 

Na segunda parte o jogo disputou-se com as bolas da Nike que o Fafe habitualmente utiliza nas suas partidas e que não agradaram nada aos tunisinos. Na primeira tinham sido utilizadas as Tango da Adidas trazidas pela equipa adversária. 

Na segunda parte o treinador fafense meteu mais juventude em campo e na verdade foram esses jovens que imprimiram um ritmo elevado ao jogo dando alguma posse de bola aos fafenses. 

Aos 47 minutos o ex-júnior Fred serviu o também ex-júnior Ruzinho, tendo este desferido um potente remate à entrada da área obrigando Mustapha a grande defesa para canto. 

Dois minutos depois surgiu o único golo da partida. Hugo, que ainda se treina à experiência no Fafe, colocou a bola em Totas e este dentro da área dominou e bateu o guardião africano. Totas tem-se revelado o melhor marcador da equipa. Marcou contra o Pedras Salgadas, em Vizela frente ao Santa Eulália e agora neste jogo. 

A equipa do Club African reagiu ao golo fafense e aos 60 minutos colocou Rui Lopes à prova mas este correspondeu com uma grande defesa. 

A equipa visitante continuou a pressionar mas o espírito da juventude foi anulando os seus intentos. Aos 77’, Rui Lopes voltou a brilhar ao fazer mais uma grande defesa e na recarga o jogador tunisino falhou de baliza aberta. 

Filipe, um artista que deixa saudade
Aos 82’, uma sucessão de remates na área fafense foram todos anulados pela boa posição dos jogadores. 

Aos 84’, Rui Lopes voltou a ser enorme ao negar o golo a mais um jogador tunisino que apareceu isolado na sua frente, defendendo com os pés e ainda viu a bola bater na barra. 

Nos quatro minutos de prolongamento foi a equipa africana a voltar a ter uma oportunidade, não conseguindo uma emenda ao segundo poste. 

O Fafe bateu-se bem mas foi feliz. Os seus guarda-redes Zé Marçal e Rui Lopes tiveram intervenções decisivas com os africanos a terem mais remates enquadrados com a baliza enquanto o Fafe conseguiu ser muito mais eficaz nas poucas vezes que o fez.

Jogo apitado pelo árbitro fafense, António Castro, auxiliado por Leonel Ferreira e Vítor Fernandes.

AD FAFE: Marça; Primo (Vasco), Xavi, Digas, Herculano, André, João Nogueira, Silvestre, Filipre (Zé Brochado), Socrates e Ferrinho. Jogaram ainda na segunda parte: Rui Lopes, Nuno Guimarães, Ricardo Fernandes, Hugo, Fred, Totas, Cláudio, Silvan e Ruizinho. Treinador, Agostinho Bento.  

CLUB AFRICAN: Mustapha; Agrebi, Addadi, Ifa, Beckaroni, OUderfi, Edhli, Bealid, Meinjaoni, Boghlami e Daoudi. Jogaram ainda: Charfi; Khalil, Dhauadi, Jaziri, Ayadi, Mansour, Tka e Mazhoud. Treinador, Daniel Sanchez.

Marcador: Totas, 49'.
.

Sem comentários: